O espanhol Rafael Nadal venceu neste domingo (05) sua 14ª competição no torneio de tênis de Roland Garros aos 36 anos. A vitória sobre o norueguês Casper Ruud, de 23 anos, foi considerada fácil para o “Rei do Saibro”, com um placar de 6-3, 6-3, 6-0.
Mas Nadal não levará apenas um belo troféu para casa, mas uma bolada de 2,2 milhões de euros no total (cerca de R$ 11,26 milhões).
O prêmio é 57,14% maior do que o recebido pelos campeões do ano passado Novak Djokovic e Barbora Krejikova, do feminino, e voltou aos níveis pré-pandemia.
No total, a agência responsável pelo torneio distribuiu cerca de 43,6 milhões de euros (cerca de R$ 230 milhões) para todos os tenistas que participaram da competição nas chaves de simples ou de duplas.
Rafael Nadal e as 14 premiações
O tenista espanhol ganhou seu primeiro título em 2005. Desde então, Nadal triunfou sobre seus adversários mais 13 vezes, o que lhe garantiu o título de Rei do Saibro — material utilizado nas quadras de tênis.
Ao todo, foram 22 premiações em grand slams, o que faz de Rafael Nadal o maior recordista masculino do esporte.
Ele bateu sua própria marca após vencer 21 competições em janeiro deste ano, superando o sérvio Novak Djokovic, número 1 do mundo, e o suíço Roger Federer.
Do mesmo modo, a polonesa Iga Świątek venceu a estadunidense Cori Gauff por 6-1 e 6-3 no individual feminino da competição.