Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Victor Aguiar

Victor Aguiar

Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pelo Instituto Educacional BM&FBovespa. Trabalhou nas principais redações de economia do país, como Bloomberg, Agência Estado/Broadcast e Valor Econômico. Em 2020, foi eleito pela Jornalistas & Cia como um dos 10 profissionais de imprensa mais admirados no segmento de economia, negócios e finanças.

PIB melhor que o esperado

PIB do Brasil cresce 4,6% em 2021 e fica acima do esperado; economia surpreende no quarto trimestre

O PIB do Brasil ficou acima das expectativas de economistas e analistas financeiros, que projetavam um crescimento de 4,5% da economia em 2021

Victor Aguiar
Victor Aguiar
4 de março de 2022
9:04 - atualizado às 11:14
Montagem com fundo verde e amarelo, notas de Real espalhadas e três blocos no primeiro plano, com as letras 'P', 'I' e 'B'; a imagem faz alusão ao PIB no segundo trimestre; itaú eleva projeção / agenda da semana
PIB do Brasil - Imagem: Shutterstock

A economia brasileira cresceu 4,6% em 2021, de acordo com dados divulgados há pouco pelo IBGE, chegando à cifra de R$ 8,7 trilhões. O resultado surpreendeu positivamente o mercado: a mediana das projeções de 45 economistas compiladas pelo Broadcast apontava para uma expansão ligeiramente menor do PIB do Brasil, de 4,5% em relação a 2021.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Boa parte dessa surpresa veio do resultado obtido entre outubro e dezembro 2021. Nos três últimos meses do ano, o PIB brasileiro avançou 0,5% frente ao trimestre imediatamente anterior; as projeções do mercado financeiro indicavam um crescimento de 0,2% entre os períodos.

O avanço da economia brasileira no quarto trimestre marca uma mudança de ritmo em relação aos meses anteriores. Tanto no segundo quanto no terceiro trimestres, o PIB do país caiu 0,1%, o que configurava um quadro de 'recessão técnica'.

PIB do Brasil em 2021: o que foi bem (e o que foi mal)

A dinâmica da economia ao longo do ano passado mostra uma mudança relevante de perfil, com a agropecuária tendo um desempenho fraco e os setores de indústria e serviços se expandindo de maneira mais firme.

Vale ressaltar, no entanto, que a base de comparação é bastante distorcida, já que os resultados de 2020 foram afetados pelos efeitos da pandemia no PIB do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No acumulado de 2021, o PIB da agropecuária recuou 0,2% em relação ao ano anterior, impactado pelo mau comportamento de algumas culturas de lavoura, especialmente cana-de-açúcar, milho e café, e da pecuária de bovinos e leite — condições climáticas adversas afetaram essas atividades. Por outro lado, soja, trigo e arroz deram uma contribuição positiva ao setor.

Leia Também

No lado da indústria, destaque para o segmento de construção civil, que teve expansão de 9,7% na comparação com 2020 — as áreas de transformação e extração de matérias-primas também tiveram um ano positivo. Já as atividades de produção e distribuição de energia elétrica e água tiveram um desempenho ligeiramente negativo, de 0,1%.

Por fim, o setor de serviços foi puxado pelo crescimento expressivo dos subgrupos de informação e comunicação e de transporte, armazenagem e correio, ambos com altas de mais de 10% em um ano.

Veja abaixo como se comportaram os principais subsetores da economia brasileira em 2021:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sob a ótica da despesa, destaque para a formação bruta de capital fixo (FBCF), que aumentou 17,2% em 2021 na comparação com 2020 — em linhas gerais, o indicador serve como termômetro dos investimentos que estão sendo feitos na capacidade produtiva do país.

Novamente, é importante lembrar que os resultados são calculados em relação a 2020, período bastante atípico para a economia brasileira por causa da Covid-19. Ainda assim, o dado da FBCF mostra uma tendência animadora.

O consumo das famílias ao longo do ano aumentou 3,6% em relação a 2020, enquanto o consumo do governo se expandiu em 2% na mesma base de comparação. As exportações aumentaram 5,8%, mas as importações avançaram num ritmo bem superior, de 12,4%.

Economia no quarto trimestre: surpresa positiva

Nos três últimos meses do ano, o setor de agropecuária voltou a assumir uma posição de protagonismo na economia brasileira, crescendo 5,8% em relação ao trimestre anterior — um desempenho que, no entanto, não foi capaz de tirar o segmento do campo negativo no acumulado do ano. A indústria caiu 1,2%, enquanto os serviços avançaram 0,5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja abaixo o comportamento de cada subgrupo da economia no quarto trimestre de 2021 e sua contribuição para o PIB do Brasil no período:

  • Agropecuária: +5,8%
  • Informação e comunicação: +3,4%
  • Transporte, armazenagem e correio: +2,6%
  • Outras atividades de serviços: +2,1%
  • Construção: 1,5%
  • Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social: +1%
  • PIB do Brasil no quarto trimestre: +0,5%
  • Atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados: 0%
  • Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos: -0,2%
  • Atividades imobiliárias: -0,4%
  • Comércio: -2%
  • Indústrias extrativas: -2,4%
  • Indústria de transformação: -2,5%

Veja que, por mais que o saldo para o PIB como um todo tenha sido positivo, os dados acima mostram algumas tendências que podem ser preocupantes, principalmente no front da indústria: o mau desempenho dos segmentos de extração e transformação na reta final de 2021 indica uma base enfraquecida na virada do ano.

O comércio, em queda de 2%, também não traz notícias particularmente animadoras, especialmente quando consideramos o fortalecimento sazonal desse tipo de atividade nos três últimos meses do ano. Por outro lado, os serviços mostram uma dinâmica positiva e uma continuidade da recuperação vista ao longo de 2021.

Sendo assim, boa parte da surpresa positiva com o PIB do Brasil no quarto trimestre — e no ano de 2021 — se deve à expansão forte da agropecuária no período, o que não é uma notícia ruim a priori; é preciso, agora, ter atenção redobrada aos dados de atividade da indústria e dos serviços neste começo de 2022.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No lado das despesas, a formação bruta de capital fixo no quarto trimestre teve alta de 0,4%, corroborando a percepção de aumento gradual nos investimentos no setor produtivo. O consumo das famílias cresceu 0,8%, enquanto os gastos do governo aumentaram 0,9%.

PIB do Brasil: expectativa vs. realidade

Por mais que o PIB do Brasil em 2021 tenha surpreendido positivamente, puxado pelo fortalecimento da economia no quarto trimestre, fato é que as projeções para 2022 continuam bastante desanimadoras. Segundo o boletim Focus publicado na última quarta-feira (2), o mercado financeiro trabalha com um cenário de crescimento de apenas 0,3% da economia neste ano.

É um reflexo do cenário de inflação ainda elevada e juros acima dos 10%, o que tende a desestimular o consumo e enfraquecer o nível de atividade doméstica. Em paralelo, ainda há a preocupação constante em relação ao cumprimento das metas fiscais do governo e as incertezas ligadas às eleições, o que pode elevar a turbulência econômica no segundo semestre.

E, ainda usando como base as projeções do Focus: o boletim de 7 de janeiro, o último a trazer projeções para a economia de 2021, trazia uma expectativa de crescimento do PIB no ano passado de 4,65% — portanto, em linha com o resultado revelado hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda assim, a percepção de muitos pode ser de decepção. No começo de 2021, os economistas ouvidos pelo Focus trabalhavam com um avanço do PIB do Brasil da ordem de 4,65%. Esse otimismo, no entanto, foi dando lugar à dúvida conforme o desempenho da economia mostrava-se menos intenso que o previsto e a trajetória de política monetária do Banco Central indicava uma elevação forte dos juros ao longo do ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CHOQUE DE INTERESSES

A incerteza energética vai continuar? “Trump quer o urânio em solo americano”, alerta gestor da BTG Asset

6 de maio de 2026 - 19:03

Segundo Ricardo Kazan, impasse sobre urânio enriquecido trava negociações e amplia incertezas no mercado de commodities

ALERTA GLOBAL

Petróleo à beira de um choque? Mercado pode entrar em fase ‘não linear’, diz gestor da BTG Asset

6 de maio de 2026 - 18:02

Gestor da BTG Asset alerta para risco de disparada do petróleo e racionamento global com estoques em queda e conflito no Oriente Médio

O(S) VILÃO(ÕES) DA HISTÓRIA

Entre as tramas do Desenrola 2.0, especialista alerta para possíveis golpes e fraudes relacionados ao programa; confira dicas

6 de maio de 2026 - 16:20

Desenrola 2.0 chama atenção de endividados e golpistas; especialista também destaca papel de instituições financeiras e bancos

ETF DAY

‘Não vamos fazer ajuste fiscal simplesmente aumentando imposto todo ano’, diz Mansueto Almeida, que dá o caminho das pedras

6 de maio de 2026 - 16:08

Para ex-secretário do Tesouro Nacional, ajuste fiscal é possível e não precisa ser drástico, mas precisa de qualquer forma focar em controle de gastos: “Brasil tributa muito acima da média da América Latina”

META ALCANÇADA

Corredor que fez a Maratona de Londres com geladeira nas costas alcança meta de 1 milhão de libras em apenas 10 dias

6 de maio de 2026 - 15:42

Jordan Adams não está correndo apenas cerca de 42,2 km todos os dias por mais de um mês, ele também disputa contra o tempo

BOLADA DIVIDIDA

Da selva real à selva da pedra, Lotofácil 3677 faz os primeiros milionários da semana; Mega-Sena 3004 acumula e prêmio em jogo dispara

6 de maio de 2026 - 7:24

Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira, 5 de maio. Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar quase R$ 40 milhões hoje.

ÚLTIMA CHANCE

Hoje é o último dia para tirar e regularizar o título de eleitor para votar nas eleições de 2026; veja até que horas é possível correr

6 de maio de 2026 - 5:27

O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para brasileiros com mais de 18 anos; cartórios eleitorais funcionarão em horário especial

SEM RECLAMAR

Uma Darf de R$ 40 bilhões: família dona da Samsung paga ‘com gosto’ imposto recorde sobre herança

5 de maio de 2026 - 16:06

O valor cobrado é considerado o maior imposto sobre herança já pago na história da Coreia do Sul; herdeiros da Samsung consideram que “pagar impostos é um dever natural dos cidadãos”

BLACK FRIDAY EM MAIO?

Está valendo! Desenrola Fies oferece até 99% de desconto de dívidas estudantis através do Novo Desenrola Brasil; veja como funciona

5 de maio de 2026 - 15:40

Iniciativa do Desenrola Fies é reduzir a inadimplência e ajudar na regularização financeira dos participantes

ONDE INVESTIR

Selic em queda, dólar abaixo dos R$ 5 e petróleo em alta: o que fazer com o seu dinheiro em maio para receber dividendos

5 de maio de 2026 - 15:09

Entre tensão no Oriente Médio e expectativa de cortes de juros, especialistas indicam como equilibrar risco e proteção; confira a última edição do programa Onde Investir

ATENÇÃO

O carro que você dirige talvez precise de reparos: veja quais modelos estão no recall da Volkswagen no Brasil

5 de maio de 2026 - 13:24

Falha pode apagar informações essenciais ao dirigir; confira os modelos da Volkswagen afetados e como resolver o problema gratuitamente

TÍTULO DE ELEITOR

Prazo para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor a tempo das eleições de 2026 está se esgotando; cartórios expandem horário de atendimento

5 de maio de 2026 - 10:44

Para brasileiros com mais de 18 anos, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios; cartórios eleitorais funcionarão em horário especial

ATA DO COPOM

Quando a Selic deve parar de cair? Copom diz que pode ajustar ritmo de cortes com extensão da guerra no Oriente Médio

5 de maio de 2026 - 9:52

O Comitê de Política Monetária avaliou que o balanço de riscos para a inflação segue mais elevado do que o usual, refletindo principalmente as incertezas em torno dos conflitos no Oriente Médio

CHAPÉU DE ALUMÍNIO NÃO BASTA

123456 ainda é a senha mais usada no mundo — e os golpistas adoram; veja como ter uma senha tão secreta quanto a Área 51

5 de maio de 2026 - 9:25

Com o avanço dos crimes cibernéticos, é importante entender o efeito de uma senha segura para proteção de dados

NÃO TEVE PARA NINGUÉM

Lotofácil 3676, Quina 7016 e outras modalidades acumulam e apostadores das loterias da Caixa ficam a ver navios; Mega-Sena 3004 promete R$ 8 milhões, mas não oferece maior prêmio da rodada

5 de maio de 2026 - 6:55

Prêmio em jogo na Lotofácil quase triplica depois de acúmulo, mas Mega-Sena, Quina e Timemania pagam valores bem maiores nesta terça-feira (5).

SUCESSO IMPRESSIONANTE

“O Diabo Veste Prada 2” arrecada quase R$ 1,17 bilhão em fim de semana de estreia — e só perde para um filme em 2026

4 de maio de 2026 - 18:35

A comédia fashion por pouco não desempenhou o melhor lançamento cinematográfico de 2026, se não fosse por “Super Mário Galaxy”

NÚMEROS IMPRESSIONANTES

Uma mordida de R$ 21,9 milhões: como Justin Bieber perdeu mais de 40% de cachê recorde do Coachella

4 de maio de 2026 - 18:17

O canadense Justin Bieber, contratado como atração principal do Coachella, foi o artista mais bem pago da história do festival, mas não escapou da mordida do Leão

SURTO DE HANTAVÍRUS?

O que é o hantavírus? Veja o que se sabe sobre o vírus que causou a morte de três pessoas em cruzeiro de luxo

4 de maio de 2026 - 15:10

Segundo a OMS, risco para o público geral permanece baixo; até o momento, um caso de hantavírus foi confirmado e outros três são suspeitos

ACABOU A MAMATA

Corpus Christi pode (ou não) ser a próxima folga de 2026: confira o calendário de maio e quando é o próximo feriado nacional

4 de maio de 2026 - 11:22

Maio conta com apenas um feriado (que já passou), mas tem data comemorativa do Dia das Mães neste domingo (10)

DANÇA DAS CADEIRAS

+Milionária retoma liderança entre as loterias com prêmios mais altos da semana, mas os R$ 150 milhões da Mega-Sena 30 Anos já estão no radar

4 de maio de 2026 - 7:23

Caixa Econômica Federal já está registrado apostas para o concurso especial da Mega-Sena 30 Anos, que segue regras parecidas com as da Mega da Virada, mas sorteio está programado para o fim do mês

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia