O ditado diz que não devemos pegar uma faca que está caindo. Mesmo tentando mirar no cabo, a chance dos seus dedos se fecharem na lâmina é alta — e o que deveria ser apenas um talher no chão se torna uma visita ao médico. E essa mesma máxima se aplica à recente queda das criptomoedas.
O bitcoin chegou a cair mais de 30% nos últimos sete dias e tocou em importantes suportes que deixaram os investidores de cabelo em pé. Tentar acertar o melhor momento de compra pode ser arriscado nesse momento.
Mas mesmo com as quedas, existem classes de investimento dentro do mercado cripto que estão realmente descontadas em relação à qualidade dos projetos, como conta Felipe Fernandez, analista de criptomoedas da VG Research.
São as finanças descentralizadas (decentralized finances, ou simplesmente DeFi), protocolos de empréstimos dentro da rede das criptomoedas, que “já apanharam mais do que deveriam” na opinião de Fernandez.
“DeFi sofreu muito nos últimos meses. Ótimos projetos desvalorizaram 80%, quase 90%, Agora, estamos falando de um potencial de alta de 900%”, comenta o analista da VG Reserach. Ele cita exemplos promissores como Uniswap (UNI) e Aave (AAVE), que já caíram 78,2% e 77,6%, respectivamente, desde o início de 2022.
Dê o play e confira o último Papo Cripto completo aqui:
Otimismo demais com as criptomoedas
É verdade que, para saber se o seu dinheiro está sendo alocado em um bom investimento, é preciso conhecer as bases que sustentam aquela tese.
Seja pelo potencial de ganho das criptomoedas ou pela segurança da renda fixa, são elas que se adequam ao seu perfil como investidor.
Entretanto, os fundamentos serão suficientes para explicar a queda de 55% em 2022 e 69% desde as máximas históricas?
“Eu, assim como outros analistas, estou muito otimista por causa dos fundamentos. Talvez a falta de vontade de se manter nesse mercado seja porque sua exposição a esse tipo de ativos seja maior do que o seu perfil de risco aceita”
E o que fazer agora? Para saber como encarar o momento difícil das criptomoedas, veja a entrevista completa com Felipe Fernandez, analista de criptomoedas da VG Research, no Papo Cripto desta semana. Dê o play!