🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

2022-03-05T11:57:08-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Risco energético

Elon Musk defende aumento imediato de oferta de óleo e gás, ainda que isso afete a Tesla negativamente; entenda

CEO da Tesla e defensor de fontes limpas e renováveis de energia, empresário admite necessidade diante de conflito na Ucrânia

5 de março de 2022
11:55 - atualizado às 11:57
Elon Musk SpaceX
O empresário Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX. - Imagem: Shutterstock

Contra todas as probabilidades, o bilionário Elon Musk, CEO da montadora de carros elétricos Tesla e defensor das fontes limpas e renováveis de energia, foi ao Twitter ontem à noite defender o aumento imediato da oferta de óleo e gás no mundo.

O motivo: a invasão russa à Ucrânia, que ameaça o abastecimento global das commodities e pressiona os preços dos combustíveis fósseis.

"Odeio dizer isso, mas nós precisamos aumentar a oferta de óleo e gás imediatamente. Tempos extraordinários requerem medidas extraordinárias", tuitou o empresário.

"Obviamente isso afetaria a Tesla significativamente", continuou Musk, "mas soluções de energia sustentável simplesmente não podem reagir de maneira instantânea para compensar as exportações russas de óleo e gás."

A fala de Musk neste momento se mostra bastante sensata, uma vez que, por mais que a migração para fontes de energia mais limpas seja hoje necessária, desejável e inevitável, a transição energética ainda demandará combustíveis fósseis, ainda que menos poluentes que petróleo e carvão, como o gás natural.

A transição energética leva tempo, e as empresas e pessoas necessitam de energia hoje, inclusive para a mais básica sobrevivência, como abastecimento de alimentos e aquecimento durante o inverno.

Além disso, um choque de oferta, como o decorrente de um conflito envolvendo países exportadores de commodities energéticas, pressiona seus preços e eleva a inflação, o que prejudica a economia mundial e, sobretudo, os mais pobres.

Musk é conhecido pelas polêmicas e o bom humor na rede social do passarinho, mas desde o início da crise no leste europeu ele tem aproveitado para falar sério.

O CEO da Tesla tem se mostrado bastante vocal contra o conflito, e sido bem ponderado nas suas colocações.

"Segure firme, Ucrânia", tuitou Elon Musk ontem à noite, "E minha simpatia ao grande povo da Rússia que não deseja isso."

A pedido do vice-primeiro-ministro da Ucrânia, a SpaceX, empresa de exploração espacial de Elon Musk, enviou antenas da Starlink, seu serviço de internet por satélite, para o país na última semana.

Os ucranianos temem ficar sem acesso a internet, caso a Rússia continue a atacar sua infraestrutura de comunicação.

O uso de serviços de comunicação via satélite em zonas de guerra, no entanto, é arriscado. O próprio Musk fez um alerta sobre isso em seu perfil no Twitter, pedindo que os ucranianos usem o serviço "com cuidado".

Ouça a edição #100 do Podcast Touros e Ursos, do Seu Dinheiro. O tema da semana é o PIB brasileiro acima do esperado e o impacto disso nos seus investimentos. Basta apertar o play!

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

A UM PASSO DA REGULAÇÃO

Parecer da lei de criptomoedas retira propostas que dão mais segurança ao investidor; confira mudanças no texto

5 de julho de 2022

O texto precisa ser aprovado em sessão no plenário da Câmara; sem maiores alterações, vai para a sanção presidencial

É CEDO OU TARDE DEMAIS…

UBS vê potencial de valorização menor para Hapvida — será que é hora de dar adeus à HAPV3?

5 de julho de 2022

O banco cortou o preço-alvo das ações, de R$ 15,40 para R$ 9,00, o que representa um potencial de valorização de 49% em relação ao fechamento de segunda-feira (05)

O MEDO SE ESPALHA

Por que o petróleo tomba mais de 10% e arrasta as ações da Petrobras (PETR4) e PRIO (PRIO3) hoje

5 de julho de 2022

A projeção pessimista vem em um momento em que as cotações estão sob pressão. Desde o início do ano, quando as tensões entre Rússia e Ucrânia se intensificaram, o preço do barril saltou mais de 40%

SEM ACORDO

Greve do BC termina na data marcada; paralisação durou 95 dias

5 de julho de 2022

Os servidores do Banco Central cruzaram os braços em abril e reivindicavam reajuste salarial e reestruturação da carreira — demandas que não foram atendidas a tempo

ELEIÇÕES 2022

Pode isso, Arnaldo? Lula critica orçamento secreto enquanto oposição discute divisão das verbas em 2023

5 de julho de 2022

O orçamento secreto envolve a distribuição, sem transparência, de recursos federais a redutos eleitorais de deputados e senadores. O governo usa os pagamentos para comprar apoio político no Congresso.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies