Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
FILHOS EM APUROS

Dia das Mães pesou no bolso: inflação dos presentes mais comuns para a data é a maior dos últimos 20 anos

No ano passado, os maiores responsáveis por encarecer o orçamento foram os produtos; em 2022, quem puxa a fila de maiores altas são os serviços

Embrulho de presente com um laço e fita rosa | Dia das Mães
Imagem: Racool_studio/Freepik

Se você ficou com a impressão de que o Dia das Mães está pesando cada vez mais no orçamento, saiba que sua intuição acertou. Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que a inflação dos presentes e serviços mais escolhidos para a data é a maior nos últimos 20 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O levantamento considera uma cesta com 31 produtos e serviços que também fazem parte do Índice de Preços ao Consumidor - Mercado (IPC-M). Assim, é possível comparar a alta acumulada pelo segmento nos últimos 12 meses com a inflação geral. E os itens de Dia das Mães perdem por pouco para o indicador: 9,07% contra 10,37%.

No ano passado, os maiores responsáveis por encarecer o orçamento da data foram os produtos. Já neste ano são os serviços que puxam a fila de maiores altas.

Quem presenteou a mãe com uma viagem ou comprou passagens para visitá-la, por exemplo, sentiu os preços salgados: as passagens aéreas subiram 72,83% no período. Se foi preciso ficar em um hotel, a conta encareceu 5,72%. E, para quem também incluiu excursões e tours no pacote, a alta foi de 4,54%.

Um dos fatores por trás de percentuais tão elevados, segundo o pesquisador e economista do FGV IBRE Matheus Peçanha, é a retomada dos negócios na fase mais branda da pandemia. “O setor turístico apresentou um incremento na demanda que estava reprimida desde a pandemia da Covid-19, e os preços estão refletindo isso", conta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas até mesmo os filhos que moram perto das mães ou optaram por agradá-la com experiências locais não escaparam da inflação. O almoço fora de casa para celebrar a data ficou, em média, 8,13% mais caro. "No caso dos restaurantes, ainda há o agravante do custo dos alimentos, que tem sido o foco da inflação recente”, explica Peçanha.

Leia Também

PROGRAMAS SOCIAIS

Bolsa Família agosto 2026: veja quando começam os pagamentos e quem poderá se beneficiar

NOVIDADES NO ENTRETENIMENTO

Arena São Paulo: nova casa de shows vai custar R$ 1,5 bilhão, terá capacidade inédita e promete atrair turnês internacionais

Confira a variação nos preços de outros serviços ligados ao Dia das Mães:

  • Salão de beleza: +4,19%
  • Academia de ginástica: + 1,63%
  • Teatro: +1,42
  • Cinema: +1,33%
  • Show musical: +0,12%

Produtos no Dia das Mães

Apesar de terem registrado, na média, percentuais inflacionários menores do que os dos serviços, os produtos mais procurados no Dia das Mães também não deixaram de surpreender o consumidor com altas de até dois dígitos.

Os saltos mais expressivos foram vistos no setor têxtil e de eletrodomésticos: itens de de cama, mesa e banho dispararam 11,04%, geladeira e freezer ficaram 8,73% mais caros e a máquina de lavar roupas subiu 7,5%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pesquisador da FGV avalia que, neste caso, a culpada é a inércia. "A matéria-prima alcançou um patamar de estabilidade, mas nem isso e nem os benefícios tarifários proporcionados pelo governo parecem surtir efeito para segurar a ainda persistente volatilidade nos preços ao consumidor final”, destacou.

Veja como a inflação afetou outros produtos escolhidos para presentear na data:

  • Micro-ondas: +6,75%
  • Roupas femininas: +6,62%
  • Aparelho de TV: +6,32%
  • Calçados femininos: +5,46%
  • Cintos e bolsas: +5,39%

Quem buscou por opções mais baratas teve de recorrer a artigos de maquiagem e perfumes, por exemplo. As duas categorias fazem parte do seleto grupo que registrou altas abaixo de 1%, com inflação de 0,92% e 0,15%, respectivamente, nos últimos 12 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bolsa Família 2025 31 de julho de 2026 - 5:38
Ilustração de pessoa assitindo chuva de meteoros 30 de julho de 2026 - 17:02
William Foster, vice-presidente da Moody's Ratings e responsável pela classificação soberana do Brasil. 30 de julho de 2026 - 12:05
Montagem mostrando cédulas e moedas de real espalhadas numa mesa; no topo, uma placa de madeira com a sigla FGTS, em verde 29 de julho de 2026 - 14:41
Pix 29 de julho de 2026 - 9:18

CONTRADIÇÃO LATINO-AMERICANA

Brasileiros usam cada vez menos dinheiro vivo — e a culpa é do Pix

29 de julho de 2026 - 9:18
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 29 de julho de 2026 - 9:02
Matt Damon em cena do filme 28 de julho de 2026 - 14:06
Nota 100 Reais Rasgada Inflação IPCA deflação agenda econômica ipca 28 de julho de 2026 - 13:53
Pix automático 28 de julho de 2026 - 13:25
loterias da caixa mega-sena 3015 28 de julho de 2026 - 10:39
agronegocio agro fiagros agricultura 28 de julho de 2026 - 10:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar