🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Seu Dinheiro

Seu Dinheiro

No Seu Dinheiro você encontra as melhores dicas, notícias e análises de investimentos para a pessoa física. Nossos jornalistas mergulham nos fatos e dizem o que acham que você deve (e não deve) fazer para multiplicar seu patrimônio. E claro, sem nada daquele economês que ninguém mais aguenta.

ELEIÇÕES 2022

Dos donos do Itaú a Raí e Casagrande: veja quem já assinou a carta em defesa da democracia e leia a íntegra do documento

Manifesto é inspirado na Carta aos Brasileiros de 1977, um texto de repúdio ao regime militar redigido pelo jurista Goffredo Silva Telles

Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
27 de julho de 2022
10:18 - atualizado às 10:25
Roberto Egydio Setubal, Candido Botelho Bracher, Raí e Casagrande
Roberto Setubal, Candido Bracher, Raí e Casagrande estão entre os mais de 3 mil signatários de documento em defesa da democracia. - Imagem: Flickr/Monika Flueckiger/Benedikt von Loebell/Rubens Chiri/Renato Pizzutto

Dos donos do Itaú Unibanco, maior banco da América Latina, aos ex-jogadores de futebol Raí e Casagrande, um grupo bastante heterogêneo e influente assina a Carta em Defesa da Democracia, manifesto criado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O texto circula desde a semana passada e - em um tom duro, mas sem citar nomes - defende o sistema eleitoral e o respeito ao resultado das eleições de outubro no Brasil.

O atual manifesto é inspirado na Carta aos Brasileiros de 1977, um texto de repúdio ao regime militar redigido pelo jurista Goffredo Silva Telles e lido também na faculdade do Largo de São Francisco.

Empresários e juristas têm-se articulado para unir forças em torno de uma mobilização que terá como ápice um ato no dia 11 de agosto, nas arcadas do Largo de São Francisco, no centro de São Paulo.

Quem assina o manifesto pela democracia

Divulgado na noite de ontem, o documento veio a público já com mais de 3 mil signatários e convida o público a aderir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de Roberto Setubal, Candido Bracher e membros da família Moreira Salles, assinam o documento o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Celso de Mello, os empresários Pedro Passos e Guilherme Leal, da Natura, Walter Schalka, da Suzano, o ex-ministro da Fazenda, Pedro Malan, e o ex-presidente da ANP, David Zylbersztejn.

Leia Também

Também marcam presença os ex-jogadores Raí e Casagrande. Eles compartilham o vínculo com Sócrates. Raí é irmão e Casagrande foi companheiro de ataque do ícone da Democracia Corinthiana.

Chamam a atenção ainda as assinaturas do ex-ministro Luiz Eduardo Martins Cardozo e do jurista Miguel Reale Junior. Eles estiveram em lados opostos no processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Os signatários incluem empresários, juristas, artistas, líderes religiosos, políticos dos mais diversos matizes e ex-ministros de diferentes governos. Entre outros, claro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento foi publicado na noite de ontem no site da USP e convida o público a assiná-lo. Também é possível conferir a lista de signatários.

Leia a seguir a íntegra do documento:

Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!

Em agosto de 1977, em meio às comemorações do sesquicentenário de fundação dos Cursos Jurídicos no País, o professor Goffredo da Silva Telles Junior, mestre de todos nós, no território livre do Largo de São Francisco, leu a Carta aos Brasileiros, na qual denunciava a ilegitimidade do então governo militar e o estado de exceção em que vivíamos. Conclamava também o restabelecimento do estado de direito e a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

A semente plantada rendeu frutos. O Brasil superou a ditadura militar. A Assembleia Nacional Constituinte resgatou a legitimidade de nossas instituições, restabelecendo o estado democrático de direito com a prevalência do respeito aos direitos fundamentais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Temos os poderes da República, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário, todos independentes, autônomos e com o compromisso de respeitar e zelar pela observância do pacto maior, a Constituição Federal.

Sob o manto da Constituição Federal de 1988, prestes a completar seu 34º aniversário, passamos por eleições livres e periódicas, nas quais o debate político sobre os projetos para país sempre foi democrático, cabendo a decisão final à soberania popular.

A lição de Goffredo está estampada em nossa Constituição “Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

Nossas eleições com o processo eletrônico de apuração têm servido de exemplo no mundo. Tivemos várias alternâncias de poder com respeito aos resultados das urnas e transição republicana de governo. As urnas eletrônicas revelaram-se seguras e confiáveis, assim como a Justiça Eleitoral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nossa democracia cresceu e amadureceu, mas muito ainda há de ser feito. Vivemos em país de profundas desigualdades sociais, com carências em serviços públicos essenciais, como saúde, educação, habitação e segurança pública. Temos muito a caminhar no desenvolvimento das nossas potencialidades econômicas de forma sustentável. O Estado apresenta-se ineficiente diante dos seus inúmeros desafios. Pleitos por maior respeito e igualdade de condições em matéria de raça, gênero e orientação sexual ainda estão longe de ser atendidos com a devida plenitude.

Nos próximos dias, em meio a estes desafios, teremos o início da campanha eleitoral para a renovação dos mandatos dos legislativos e executivos estaduais e federais. Neste momento, deveríamos ter o ápice da democracia com a disputa entre os vários projetos políticos visando convencer o eleitorado da melhor proposta para os rumos do país nos próximos anos.

Ao invés de uma festa cívica, estamos passando por momento de imenso perigo para a normalidade democrática, risco às instituições da República e insinuações de desacato ao resultado das eleições.

Ataques infundados e desacompanhados de provas questionam a lisura do processo eleitoral e o estado democrático de direito tão duramente conquistado pela sociedade brasileira. São intoleráveis as ameaças aos demais poderes e setores da sociedade civil e a incitação à violência e à ruptura da ordem constitucional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assistimos recentemente a desvarios autoritários que puseram em risco a secular democracia norte-americana. Lá as tentativas de desestabilizar a democracia e a confiança do povo na lisura das eleições não tiveram êxito, aqui também não terão.

Nossa consciência cívica é muito maior do que imaginam os adversários da democracia. Sabemos deixar ao lado divergências menores em prol de algo muito maior, a defesa da ordem democrática.

Imbuídos do espírito cívico que lastreou a Carta aos Brasileiros de 1977 e reunidos no mesmo território livre do Largo de São Francisco, independentemente da preferência eleitoral ou partidária de cada um, clamamos as brasileiras e brasileiros a ficarem alertas na defesa da democracia e do respeito ao resultado das eleições.

No Brasil atual não há mais espaço para retrocessos autoritários. Ditadura e tortura pertencem ao passado. A solução dos imensos desafios da sociedade brasileira passa necessariamente pelo respeito ao resultado das eleições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em vigília cívica contra as tentativas de rupturas, bradamos de forma uníssona:

Estado Democrático de Direito Sempre!!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
ACUMULOU DE NOVO

Mega-Sena 2904 acumula e pode pagar R$ 28 milhões amanhã; Lotofácil 3475 e Quina 6806 também emperram e prêmios em jogo aumentam

22 de agosto de 2025 - 9:18

Nenhum apostador cravou as dezenas premiadas nos últimos sorteios da Mega-Sena, da Lotofácil e da Quina; veja os números sorteados

IMPOSTO DE RENDA 2025

Receita libera consulta ao 4° lote de restituição do IR 2025; chegou a sua vez?

22 de agosto de 2025 - 7:31

Pagamento do 4° lote será feito em 29 de agosto; valor total é de R$ 2,91 bilhões para cerca de 1,884 milhão de contribuintes

NIS final 5

Bolsa Família 2025: beneficiários com NIS final 5 já podem sacar a parcela de agosto; veja como

22 de agosto de 2025 - 5:34

Bolsa Família 2025 e Auxílio Gás já podem ser consultados e sacados para beneficiários com NIS final 5

LOTERIAS

Lotofácil 3474 tem 2 ganhadores, mas ninguém fica milionário; Quina 6805 acumula e Mega-Sena 2904 corre hoje

21 de agosto de 2025 - 7:12

A Lotofácil 3474 não brilhou sozinha ontem à noite; a Lotomania 2812 também pagou um prêmio de seis dígitos na faixa principal

BOLSA FAMÍLIA

Pagamento Bolsa Família e Auxílio Gás: NIS final 4 recebe hoje; veja valores

21 de agosto de 2025 - 5:37

Bolsa Família agosto 2025: NIS final 4 recebe pagamento nesta quinta (21). Confira valores, adicionais e saque pelo Caixa Tem e Auxílio Gás

CLIMA ESQUENTANDO

Moraes faz alerta aos bancos sobre Magnitsky: “se resolverem aplicar, serão penalizados”

20 de agosto de 2025 - 17:32

O Ministro também classificou o uso da lei contra ele como “totalmente equivocado” e diz esperar que Trump reverta a situação

GUERRA COMERCIAL CHEGA AOS GAMES

Tarifaço de Donald Trump atinge Sony e preço do PS5 sobe nos Estados Unidos

20 de agosto de 2025 - 15:55

Sony reajusta PlayStation 5 nos EUA devido às tarifas de Trump; preço do console no Brasil segue o mesmo ainda sem alterações

CORRIDA DO OURO

Brasil pode ser “paraíso escondido” da Inteligência Artificial — e estas 8 ações têm tudo para ganhar com isso

20 de agosto de 2025 - 14:35

O Brasil tem algumas das condições mais importantes para construir o que a Inteligência Artificial mais precisa hoje: os data centers

HERMANOS CRIPTOGRAFADOS

Buenos Aires passa a aceitar criptomoedas para pagamentos de impostos, multas de trânsito e carteira de motorista

20 de agosto de 2025 - 13:35

Cidade amplia meios de pagamento e cria regras específicas para empresas do setor de ativos digitais; confira os detalhes

NOVO ÁRBITRO

EUA e Brasil vão chegar a um acordo? Governo Trump aceita discutir na OMC medidas econômicas contestadas pelo Itamaraty

20 de agosto de 2025 - 10:29

Embora tenha aprovado, os EUA alega que parte das reclamações brasileiras envolve temas de “segurança nacional”

LOTERIAS

Bolão fatura Mega-Sena 2903 e Brasil tem 15 novos milionários; Lotofácil 3473 tem 5 ganhadores

20 de agosto de 2025 - 7:07

Enquanto a Mega-Sena e a Quina tiveram múltiplos ganhadores ontem, a Quina acumulou e o prêmio em jogo subiu para R$ 7,5 milhões

BOLSA FAMÍLIA

Caixa paga hoje mais um lote do Bolsa Família; veja quem tem direito

20 de agosto de 2025 - 5:48

Parcela de agosto do Bolsa Família chega a beneficiários com NIS final 3

JUSTIÇA

STF decide a favor da União em disputa previdenciária de R$ 131 bilhões

19 de agosto de 2025 - 11:33

Fator previdenciário é redutor aplicado sobre aposentadorias do INSS

EM INVESTIGAÇÃO

Do Pix até a 25 de março, Itamaraty responde a acusações do governo Trump — e Embraer também se pronuncia; confira como fica o embate entre Brasil e EUA

19 de agosto de 2025 - 10:47

Embora tenha sido excluída do tarifaço de 50% imposto pelo governo Trump contra o Brasil, a Embraer também é investigada por supostas práticas comerciais desleais

MUDANÇAS À VISTA

Proposta de reforma administrativa prevê fim de férias de 60 dias e limite ao teletrabalho

19 de agosto de 2025 - 10:36

Texto que deve ser levado a deputados ainda esta semana mira também verbas indenizatórias, que muitas vezes acabam por duplicar os vencimentos de alguns servidores públicos

LOTERIAS

Mega-Sena 2903 pode pagar R$ 65 milhões hoje; Lotofácil 3472 e Quina 6803 acumulam

19 de agosto de 2025 - 9:23

Mega-Sena não tem vencedor há cinco concursos e prêmio é capaz de resolver a vida de qualquer um; Lotofácil e Quina acumuladas também correm hoje

BOLSA FAMÍLIA

Bolsa Família hoje: Caixa libera pagamento para NIS final 2; veja detalhes

19 de agosto de 2025 - 5:59

Beneficiários com NIS final 2 recebem a parcela de agosto nesta terça-feira; valor mínimo é de R$ 600, mas adicionais podem elevar a renda familiar

WARREN DAY 2025

“O Brasil está desandando, mas a culpa não é só do Lula”. Gestores veem sede de gastos no Congresso e defendem Haddad

18 de agosto de 2025 - 18:31

Gestores não responsabilizam apenas o governo petista pelo atual nível da pública e pelo cenário fiscal do país — mas querem Lula fora em 2026 mesmo assim

BOLSA FAMÍLIA

Caixa começa a pagar Bolsa Família de agosto; confira o calendário

18 de agosto de 2025 - 9:55

Cerca de 19,2 milhões de famílias receberão o benefício em agosto; valor mínimo é de R$ 600, com adicionais que podem elevar a renda mensal

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um colchão mais duro para os bancos e o que esperar para os mercados hoje

18 de agosto de 2025 - 8:08

No cenário global, investidores aguardam negociações sobre um possível fim da guerra na Ucrânia; no local, Boletim Focus, IGP-10 e IBC-Br

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar