Site icon Seu Dinheiro

A inflação do aluguel é bem menor do que você pensa, de acordo com um novo índice da FGV

Quem mora de aluguel certamente está assustado com a disparada do IGP-M, índice de referência para o reajuste dos contratos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, segundo um novo indicador criado pela Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) para calcular a variação nacional dos preços, a alta das prestações foi bem menor.

Os aluguéis residenciais ficaram 1,23% mais caros nos 12 meses terminados em janeiro, de acordo com o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (Ivar). Trata-se de um aumento bem menor que o do IGP-M, que subiu 16,91% no período, e também da alta de 10,38% do IPCA.

Em 2021, o Ivar fechou com queda de 0,61%, depois de ter subido 4,08% em 2020. 

No acumulado em 12 meses até janeiro, os aluguéis ficaram mais caros nas quatro capitais pesquisadas pelo novo índice da FGV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A taxa subiu 0,40% em São Paulo. No Rio de Janeiro, teve alta de 1,85%. Em Porto Alegre, saltou 0,84%. Em Belo Horizonte, avançou 3,69%.

Altas em janeiro

Em janeiro, a taxa acelerou em relação a dezembro e avançou 1,86% em janeiro, também com salto nas capitais apuradas.

Em São Paulo, o aluguel residencial subiu de 0,48% em dezembro para um salto de 2,45% em janeiro. 

Enquanto isso, no Rio, o índice passou de alta de 1,03% em dezembro para expansão de 1,30% em janeiro; em Belo Horizonte, passou de 1,17% para 2,08%; e, em Porto Alegre, de 0,43% para 1,06%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ivar

A FGV decidiu lançar o Ivar no mês passado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil.

O novo índice conta com informações dos contratos assinados entre locadores e locatários com a intermediação de empresas administradoras de imóveis.

Antes, a instituição reunia suas informações através de anúncios de imóveis residenciais para locação, e não os valores reais negociados, como faz agora.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Exit mobile version