🔴 [EVENTO GRATUITO] MACRO SUMMIT 2024 – FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

Cotações por TradingView

Pensamentos que te impedem de crescer na carreira — e como combatê-los

Estar aberto ao aprendizado e não temer coisas novas são habilidades importantes — e que podem te ajudar a progredir na carreira

1 de maio de 2022
8:12 - atualizado às 17:37
Arte conceitual mostrando uma pessoa de terno com um símbolo de interrogação no lugar da cabeça; em segundo plano, um fundo azul com um gráfico. A imagem representa uma pessoa com dúvidas na carreira e no mercado corporativo; também pode indicar dúvidas referentes aos investimentos
Imagem: Shutterstock

Qual foi a última coisa que você aprendeu?

Se, para você, a aprendizagem é um processo puramente cognitivo e baseado em uma concepção tradicional de educação — em que pressupõem-se um professor e um grupo de alunos —, provavelmente você deve ter buscado na memória a sua última experiência acadêmica formal.

E qual o problema em pensar o processo de aprender a partir dessa concepção? Bem, é possível que você tenha deixado escapar muitas oportunidades para aprender algo novo em outros lugares, em outros contextos.

Por exemplo: se você está em uma conversa sobre qualquer tema com uma pessoa e encara aquilo como apenas mais um papo, sem ajustar a sua lente e seu olhar para uma potencial forma de aprender algo novo, realmente terá sido somente mais uma troca corriqueira de ideias.

Agora, imagine-se na mesma situação descrita anteriormente, porém lhe darei previamente o comando para você prestar atenção no que está sendo dito — e, depois, explicar para alguém o que acabou de escutar. Muito provavelmente, sua experiência será outra nessa troca.

Pois bem, transponha isso para vários outros exemplos: assistir um vídeo em uma rede social, ler um texto curto em algum site; essas e várias outras ações, se vividas sob uma ótica consciente, poderão ser ricas experiências de aprendizagem.

Pare para pensar: além da crença sobre a aprendizagem ser fundamentalmente baseada no modelo tradicional de educação, quais outros pressupostos podem estar tirando de você a possibilidade de aprender mais para crescer na sua carreira?

Cegueira cognitiva e problemas na carreira

Já parou para pensar que você não sabe o que não sabe? Até aí tudo bem — afinal, esta é uma premissa que vale para todos nós humanos, certo?

O problema é quando não reconhecemos isso e passamos a acreditar que já sabemos tudo e somos detentores da verdade. Essa postura não abre espaço para emergir o contraponto, a réplica em relação a uma opinião ou posição. Ou seja, nos fechamos em nossos próprios pensamentos, sem abrir espaço para aprender a partir da troca e reflexão.

Aprender é um processo que significa estar disposto a questionar o próprio conhecimento e libertar-se de pressupostos com os quais se esteja vivendo — e que, talvez, estejam lhe impedindo de aprender algo novo ou de ampliar um pensamento.

Essa é uma crença que costuma estar presente em profissionais com muito tempo de casa em uma mesma empresa, com uma cultura corporativa forte. "As coisas são assim aqui. Essa é a nossa forma de fazer".

Esse comportamento pode levar à estagnação, ao fechamento para a inovação, além de não fomentar o desenvolvimento do indivíduo que resiste e, consequentemente, da organização à qual pertence. É um forte inviabilizador do crescimento na carreira.

Admitir que todos temos essa cegueira — de não saber o que não sabemos — é o passo número um para iniciar qualquer processo de aprendizagem.

Não admitir que não sabe

Em um ambiente seguro, onde somos livres para manifestar nossas vulnerabilidades, talvez seja mais fácil assumir quando não sabemos algo. Mas pense no ambiente escolar ou no trabalho: dizer "eu não sei" pode gerar muito medo — e muito julgamento dos outros.

Se conseguíssemos conceber que declarar a própria ignorância em relação a um tema é um portal para novos aprendizados, provavelmente repetiríamos mais vezes, e de forma recorrente, a frase 'não sei.'

Como tudo na vida, mudar o comportamento requer prática. Portanto, se você se identificou com esse pressuposto e se deu conta de que está deixando passar muitas oportunidades para se desenvolver na vida e na carreira, minha recomendação é que você comece dando um pequeno passo.

Diga "não sei, mas vou aprender" para os mais chegados — amigos ou família, por exemplo —, ou em contextos que você se sinta seguro para declarar sua falta de conhecimento sobre um determinado tema.

Querer ter clareza de tudo

Alô, alô, controladores de plantão: quantas vezes você já deixou escapar uma oportunidade de aprender algo novo, simplesmente porque quis permanecer em um lugar de segurança e conforto por já conhecê-lo? Quase sempre, a busca pela clareza é para nos gerar satisfação e tranquilidade, mas não necessariamente nos levar a aprender.

Afinal, o processo de aprendizagem é sobre confiar que o novo e o espaço de algo que ainda não esteja claro possam trazer mais oportunidades de desenvolvimento e crescimento do que perdas em si.

Um dos movimentos que mais gera medo nos profissionais com quem converso é uma eventual transição de função, empresa ou mesmo profissão. Quando a pessoa ajusta a lente para tudo o que pode ganhar em termos de aprendizagem e desenvolvimento, o movimento costuma ser feito de forma mais leve, com a certeza de que o pior cenário — de não dar certo — pode ser ainda um espaço de crescimento.

Os grandes questionamentos da vida não nos levam necessariamente à clareza, mas sim a mais perguntas e dúvidas, que acabam sendo catalisadores para um aprendizado contínuo sobre nós mesmos, sobre os outros e sobre o mundo.

Não posso aprender, dado quem sou

"Isso não é para mim" — quantas vezes você já ouviu essa sentença? A depender de qual é a sua origem e história, talvez essa seja uma das crenças que mais poderá impedir seu crescimento.

Já corri quatro maratonas completas, a famosa distância dos 42km, e já perdi a conta de quantas vezes escutei: "nossa, não é para mim, não consigo correr tudo isso". E eu sempre penso: mas eu também não conseguia correr nem ¼ dessa distância quando encasquetei que queria correr uma maratona.

Claro que há justificativas plausíveis para não conseguir fazê-lo, mas o exemplo foi mais para te provocar: quais as justificativas para deixar de fazer o que "não é para você", por medo ou, muitas vezes, insegurança?

A cada vez que essa crença domina a cena, oportunidades de aprender acabam escapando. Coloque-se no lugar da pessoa do exemplo anterior, aquela que disse que a maratona não era para você.

Talvez ela não seja mesmo — mas e se você pelo menos tentasse experimentar? Começando por uma caminhada, quem sabe chegando a um trote? Mesmo que não vá encarar a distância dos 42km, talvez esse teste, ao começar, já possa trazer muitos aprendizados sobre os seus próprios limites.

Nosso próprio corpo físico é mais uma dimensão a ser explorada e que também pode ser uma fonte para inúmeros insights sobre você mesmo. Mas esse tema é denso e longo, e que dá para ser explorado em uma coluna futura.

Aliás, já fica aqui o meu compromisso de continuar o texto de hoje numa próxima edição, abordando outras crenças que possam estar dificultando ou impedindo o desenvolvimento e crescimento na sua carreira. Adoraria ouvir de você sobre outros pensamentos que lhe ocorreram enquanto lia essa newsletter. Que tal me mandar um e-mail?

E, por fim, se você gostou da leitura de hoje, recomendo fortemente alguns artigos e obras, que inclusive inspiraram esse texto:

  • Metamanagement, de Fredy Kofman;
  • Inimigos da Aprendizagem, de Julio Olallla;
  • Unskilled and Unaware of It: How Difficulties in Recognizing One's Own Incompetence Lead to Inflated Self-Assessments (em tradução livre: Não competente e inconsciente disso: como as dificuldades em reconhecer a própria incompetência levam a autoavaliações infladas), de Justin Kruger and David Dunning;
  • Pense de novo, do Adam Grant.

Até a próxima,

Compartilhe

Trilhas de carreira

Por que saber demais pode tornar você um péssimo chefe

28 de agosto de 2022 - 7:32

Apesar de desenvolvermos uma compreensão mais sofisticada da realidade como adultos, tendemos a cair em armadilhas com muito mais frequência do que gostaríamos de admitir

TRILHAS DE CARREIRA

Por que o seu chefe quer que você volte para o escritório de vez

31 de julho de 2022 - 7:31

São vários pronunciamentos de grandes players do mercado pedindo que as pessoas voltem 100% ao presencial ou passem a ir mais vezes ao escritório. Será o fim do trabalho flexível que ganhou força na pandemia?

TRILHAS DE CARREIRA

Orgulho LGBTQIAP+ e carreira: três passos para a sua afirmação profissional

3 de julho de 2022 - 7:36

Sendo parte da comunidade LGBTQIAP+, sinto o dever de falar sobre carreira para todos os que, de alguma forma, não conseguem se ver representados no ambiente de trabalho

TRILHAS DE CARREIRA

O nome da faculdade realmente importa na hora de conseguir um emprego?

29 de maio de 2022 - 7:29

Conheço muita gente feliz e realizada sem ter feito graduação em uma grande universidade, então tudo depende do modelo de sucesso para você

Trilhas de carreira

3 respostas para quem terminou a faculdade e agora está em dúvida sobre o que fazer da carreira

3 de abril de 2022 - 7:34

Extraí algumas perguntas, costumeiras e recorrentes sobre carreira, que respondo a seguir. Usarei como parâmetro o mundo corporativo, a realidade profissional na qual estou inserido há tantos anos

Trilhas de Carreira

Transição de carreira não é para todo mundo; veja 5 pontos que você deve considerar antes de mudar de profissão

6 de março de 2022 - 7:26

Como transicionar para uma nova posição? Aqui eu listo alguns aspectos importantes que observei em exemplos que acompanhei de perto

Trilhas de Carreira

7 dicas que podem fazer a diferença em uma entrevista de emprego

6 de fevereiro de 2022 - 7:13

Todos os recrutadores e candidatos que admiro em entrevistas de emprego apresentam a mesma característica: autenticidade

TRILHAS DE CARREIRA

Lições da maratona e do casamento para planejar a sua carreira

9 de janeiro de 2022 - 7:15

Minha primeira recomendação é que você dê pelo menos um passo em 2022 na direção do seu objetivo

Trilhas de Carreira

O que os cursos sobre liderança profissional não contam para você

5 de dezembro de 2021 - 7:22

Já vi e participei de muitas capacitações, mas poucas me transformaram genuinamente. Isso me faz refletir bastante sobre a essência dos líderes, e observo que há um padrão bem recorrente

Trilhas de Carreira

Seis dicas para acelerar a sua carreira na volta ao escritório (ou no modelo híbrido)

7 de novembro de 2021 - 7:48

A volta aos escritórios tem gerado reações bem antagônicas. Já parou para pensar como aproveitar esse momento para acelerar a sua carreira?

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies