Menu
Thiago Veras
Trilhas de Carreira
Thiago Veras
Sócio-diretor de recursos humanos na Empiricus
Dados da Bolsa por TradingView
2021-11-04T14:56:18-03:00
Trilhas de Carreira

Seis dicas para acelerar a sua carreira na volta ao escritório (ou no modelo híbrido)

A volta aos escritórios tem gerado reações bem antagônicas. Já parou para pensar como aproveitar esse momento para acelerar a sua carreira?

7 de novembro de 2021
7:48 - atualizado às 14:56
homem trabalha com um laptop na mesa e um cachorro no colo, representando o home office
A volta aos escritórios tem se tornado uma realidade, para tristeza de quem se adaptou bem ao home office Imagem: DiMedia/Shutterstock

A volta aos escritórios tem se tornado uma realidade para muitas pessoas, e tenho notado que isso tem gerado reações bem antagônicas. Tem gente amando o retorno — “finalmente vou quebrar essa rotina de trabalhar somente de casa, o que já estava me cansando”; ou “não acredito que temos que voltar”. Mas já parou para pensar como aproveitar esse momento para acelerar a sua carreira?

Separei seis dicas para ajudar nesse momento de retomada. O convite aqui é para aqueles que passarão a trabalhar de forma híbrida, modelo escolhido por muitas organizações até o momento.

Dica # 1 - Rituais de gestão e alinhamento

Se você está em uma posição de liderança, já parou para pensar como ficarão os rituais com a sua equipe nessa nova realidade? E como vocês se organizarão para o momento presencial? Todos juntos nos mesmos dias?

Se você faz parte de um time, já sabe como seus pares e interfaces estarão organizados no híbrido? Você precisa combinar com alguma interface algum novo ritual?

Em resumo, a dica é revisitar os principais rituais da sua rotina e já pensar na nova realidade, investigando se há necessidade de ajuste nisso.

Visto que boa parte do nosso desenvolvimento acontece no on the job, que pode culminar em crescimento na carreira, as reuniões e encontros no geral são catalisadores relevantes desse processo.

Portanto, dedique-se cuidadosamente a reorganizar a agenda e os rituais, já pensando na nova realidade híbrida.

Dica # 2 - Conversas de feedback para a carreira

Seja você um líder ou parte de uma equipe, aproveite os momentos presenciais para a realização das conversas de feedback. 

Embora a grande maioria tenha se adaptado bem ao processo de feedback virtual, o olho no olho presencial pode trazer mais conexão a um momento tão importante no nosso desenvolvimento profissional, base para o crescimento nas nossas carreiras. 

Infelizmente, no virtual, ficamos reduzidos a um quadrado com o nosso rosto e voz, elementos que não nos trazem a completude das reações do sentir. A dimensão corporal é um indicador poderoso para ambas as partes — de quem dá e de quem recebe o feedback — pois nos traz uma leitura mais ampla e profunda de como estamos frente ao que está sendo dito. 

Portanto, utilize mais dos momentos presenciais com a sua liderança ou equipe para realizar essas conversas de feedback. Afinal, elas são base fundamental e relevante para a progressão na carreira. 

Dica #3 - Novo repertório de ferramentas virtuais para gestão e colaboração de carreira

Se você ainda não se aprofundou no uso de ferramentas e plataformas virtuais para processos de gestão e colaboração em ambientes virtuais, porque acreditava que não valia tanto investimento, afinal voltaríamos em algum momento para o presencial, lamento dizer, mas — no híbrido — a utilização desse ferramental torna-se um imperativo.

Uma plataforma que pode ajudar nesse novo contexto é o Mentimeter, que possibilita a construção de quizzes, word clouds, perguntas e respostas (Q&A) e outros recursos para obter respostas em tempo real em apresentações remota, híbrida e/ou presencial

Outra ferramenta de gestão e colaboração interessante é o Jamboard, um aplicativo que simula um quadro branco em versão digital onde o facilitador da reunião pode escrever, desenhar, incluir notas, resultados de pesquisas, abrir apresentações, entre outros.

Visto que um dos fatores que viabiliza o crescimento na carreira é a alta performance, dominar esses novos artefatos é uma competência que pode lhe diferenciar das demais pessoas.

Leia também:

Dica # 4 - Repensar os projetos e processos sob a ótica do híbrido

Nessa nova modalidade de trabalho híbrido, muitos serão convidados a repensar os processos para atender as diversas realidades que passarão a coexistir no mesmo espaço - presencial, híbrido e/ou remoto.

Puxando para a minha realidade, em que adotaremos o modelo híbrido de trabalho, por exemplo, o processo de integração de novos colaboradores teve que ser repensado para as duas realidades — virtual e presencial. 

Como consequência disso, as pessoas do meu time que viabilizaram esse novo processo também estão se desenvolvendo em novas competências, o que também proporciona o crescimento profissional deles.

Se você ainda não retornou, este pode ser um bom momento para revisar os processos, com o benefício de ainda estar "fora" do presencial. E, lembre-se, que  a reflexão das soluções — sob a ótica do híbrido — pode ser um exercício poderoso de desenvolvimento de novas habilidades, que serão cada vez mais demandadas dos profissionais do futuro. Ou seja, mais um passo na aceleração de sua carreira.

Dica # 5 - Capacitações e treinamentos para a carreira

Se você é um procrastinador como eu, provavelmente deve ter construído uma longa lista de cursos que desejava fazer durante a pandemia — pelas possibilidades de mais tempo disponível que o home office proporcionou —, mas agora observa que eles já parecem distantes de serem realizados.

Se este é o seu caso também, agora é o momento de priorizar. Pergunte-se sobre quais novas habilidades você terá que desenvolver para a realidade que lhe aguarda. A resposta já deve destacar o que deveria ser o seu maior foco.

Regrinha e mantra na minha vida: menos é mais. Construa sua estratégia de aprendizagem para chegar aonde você gostaria e, neste momento, concentre seus esforços para aquela  capacitação que poderá alavancar sua carreira no retorno aos escritórios.

Dica #6 - Alie-se ao melhor dos dois mundos

Para aqueles que ainda estão resistentes ao retorno, minha dica é que você pense nas duas modalidades de trabalho — presencial e virtual — como aliados para o seu crescimento.

Quando estiver no presencial, aproveite para fomentar networking com pessoas que você não teria acesso fácil pelo virtual, por não ser uma interface direta e orgânica de trabalho.

O cafezinho no escritório pode ter um significado ainda mais poderoso nas nossas vivências de trabalho.

Agora que já tivemos a experiência da vida totalmente remota, podemos fazer dessas pausas presenciais com colegas um momento consciente de aprendizagem organizacional, de possibilidades de novos projetos, do entendimento mais amplo da cultura.

Do presencial, leve para o remoto aquilo que você já sabe que será mais produtivo fazendo de casa ou de qualquer outro lugar que seja a sua base de trabalho remoto.

Pense que antes, muito provavelmente você só tinha uma possibilidade de realização de trabalho, e agora — se estiver entre aqueles que adotarão o híbrido — terá dois mundos de muito mais oportunidades.

Em suma, se tivemos que começar a nos reinventar em março de 2020 em nossos trabalhos, quando a pandemia foi oficialmente declarada no Brasil, agora é hora de ressignificar o que é carreira nessa realidade híbrida. Ela será construída a partir da soma do que sabemos fazer no presencial acumulado ao longo de toda a vida pré-pandemia, mais todos os aprendizados que o virtual nos possibilitou nesses dois últimos anos.

Até a próxima!

Leia também:

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

NOVATA NA FINAL

Não estranhe: patrocinadora da final entre Palmeiras e Flamengo é a nova corretora de criptomoedas do Brasil; conheça Crypto.bom

A exchange resolveu investir no segmento de esportes e patrocina Fórmula 1, NBA e até o campeonato europeu

Raio-X

Análise: Por que a alta da inflação pode ameaçar o pacote de infraestrutura de Joe Biden?

O presidente americano tem ambiciosos planos pela frente, mas a alta da inflação e gargalos estruturais da economia podem alterar o rumo

A SEMANA EM GRÁFICOS

Covid-19 pressiona aéreas, turismo, Ibovespa e bitcoin, mas inflação avança no mundo: entenda a última semana com estes gráficos

As companhias aéreas sofreram perdas significativas na bolsa esta semana e nem o bitcoin (BTC) conseguiu se salvar

O MELHOR DA SEMANA

Piora da covid no mundo e criptomoedas além do bitcoin (BTC): 5 assuntos mais lidos no Seu Dinheiro esta semana

O mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Mas os mercados globais voltaram a entrar em pânico com a covid-19

PAPO CRIPTO #007

Tecnologia que criou o bitcoin (BTC) pode reduzir custo de captação de recursos em quase 70%, diz chefe de ativos digitais do BTG

“Empresas pequenas e médias têm menor possibilidade de acesso ao mercado de capitais, muito por causa dos custos envolvidos”, comenta

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies