Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

O risco nuclear bate à porta dos mercados enquanto as sanções econômicas afetam a Rússia — e outros destaques do dia

Com Putin citando as armas nucleares em meio à guerra da Ucrânia e a crise militar com o Ocidente, os mercados operam em baixa nesta segunda

Parede branca com uma placa de abrigo nuclear
Imagem: Burgess Milner/Unsplash

Howard Marks, o renomado fundador da Oaktree Capital, costuma bater na tecla do gerenciamento de riscos: tão importante quanto o retorno em si é a proteção às incertezas e turbulências, o que garante um desempenho controlado mesmo nos períodos mais críticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois estamos vivendo o mais crítico dos períodos da geopolítica global no passado recente, com a ameaça nuclear voltando a bater à porta. Vladimir Putin voltou a usar a carta das ogivas para intimidar a Europa e os EUA, abrindo as portas para uma tensão militar vista pela última vez nos idos da Guerra Fria.

Como controlar o risco de uma carteira de investimentos quando o que está em jogo é a possibilidade de uma guerra em escala global? Como separar o fato do ruído num cenário de conflito armado no leste europeu, com a OTAN começando a assumir uma postura mais ativa?

São perguntas dificílimas, e qualquer prognóstico a respeito dos próximos acontecimentos da guerra seria puro achismo. Dito isso, resta analisar os desdobramentos concretos para a economia global a partir do noticiário frenético.

Governos e empresas estão anunciando sanções econômicas pesadas à Rússia, com destaque para o congelamento de parte das reservas internacionais do BC russo por parte de EUA e União Europeia. O espaço aéreo europeu vive uma crise, com fechamentos e bloqueios sendo anunciados de hora em hora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse contexto, os mercados globais iniciaram a semana no campo negativo: as bolsas da Europa caem forte e os futuros dos índices acionários americanos recuam mais de 1%, abalados pelas incertezas da guerra. No câmbio, o dólar sobe forte e o rublo russo derrete.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Conheça a nova arma de fundos de investimento para superar o benchmark e saiba o que mais move os mercados financeiros hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O desafio gigante da Raízen após a recuperação extrajudicial, e o que fazer após a queda do Ibovespa

Assim, por mais que seja Carnaval no Brasil — e que os mercados domésticos estejam fechados até quarta (2) —, é importante ficar de olho no que está acontecendo lá fora, principalmente no que diz respeito aos ativos brasileiros.

Para saber em detalhes o andamento dos mercados internacionais nesta segunda e os pormenores da crise militar e econômica que abala o mundo, é só clicar aqui.

Veja abaixo os outros destaques desta segunda-feira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Guerra cambial

Guerra econômica: dólar dispara 15% em relação ao rublo russo após sanções do Ocidente. A moeda americana chegou a subir 30% na abertura do mercado, ultrapassando pela primeira vez a barreira dos 100 rublos russos; BC da Rússia subiu juros para conter o movimento.

Agenda cheia

Segredos da bolsa: guerra, payroll e PIB são os destaques da semana mais curta. Guerra e Carnaval estão no pano de fundo, mas a economia do Brasil em 2021 e os números do mercado de trabalho nos EUA também farão preço nos mercados.

Batalha nos céus

Uma nova crise ronda o setor aéreo — e a economia global pode sofrer com os efeitos em cadeia. A guerra entre Rússia e Ucrânia gera uma série de restrições ao setor aéreo, com sanções sendo adotadas pelo Ocidente contra empresas russas.

Sangue negro

BP vai vender sua fatia de quase 20% na petroleira russa Rosneft por causa da guerra. Além da venda da posição, a gigante britânica anunciou que seus dois executivos indicados para o conselho da Rosneft se desligaram dos cargos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mercado cripto

Bitcoin (BTC) como ‘arma de guerra’? Ucranianos recebem doações em criptomoedas para financiar resistência ao ataque russo. De acordo com um levantamento da Elliptic, empresa de análise de cripto, mais de 4 mil doações já foram feitas para financiar a resistência aos russos na Ucrânia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Examinador lendo um currículo durante uma entrevista de emprego; vagas abertas 7 de junho de 2026 - 8:00
Imagem mostra uma mão feminina escrevendo em um tablet. Símbolos de sustentabilidade e fatores ambientais são projetados. 3 de junho de 2026 - 8:47
Imagem tirada de um drone mostra a cidade de Cartagena. Em primeiro plano, a cidade antiga, e, ao fundo, prédios altos e modernos 2 de junho de 2026 - 8:26
ID da foto:2232370416 Eleição na Colômbia. Mão do homem que põe seu voto na urna e na bandeira da Colômbia no fundo 2 de junho de 2026 - 7:45

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A virada colombiana e o novo pêndulo político da América Latina

2 de junho de 2026 - 7:45
hedge funds ou fundos de fundos imobiliários como almoço grátis no mercado 31 de maio de 2026 - 8:00
Ferrari Luce: faltou conselho? 30 de maio de 2026 - 9:01
Imagem gerada por inteligência artificial mostra cavalos de corrida saindo da bolsa de valores brasileira 29 de maio de 2026 - 8:46
Imagem mostra um avião passando por nuvens de tempestades e relâmpagos 28 de maio de 2026 - 8:34
Imagem gerada por IA traz o mapa mundi e a bandeira do Irã ao centro 27 de maio de 2026 - 20:00
Imagem gerada por inteligência artificial mostra um investidor apressado, correndo. Ao redor dele estão relógios, gráficos de ações, dinheiro, um cofrinho e outros investimentos 27 de maio de 2026 - 8:43
águia careca representando os estados unidos e globo em fragmentos - fim pax americana 26 de maio de 2026 - 8:55
guerra oriente médio investimento 26 de maio de 2026 - 7:26
Gráfico de ações, volatilidade 22 de maio de 2026 - 7:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar