Investindo em fundos: conheça as melhores oportunidades na bolsa e saiba como aproveitar as mudanças na carteira
Se as condições mudam, também precisamos mudar. E, quando a transformação tem resultado positivo, tendemos a chamá-la de evolução
“É impossível mergulhar duas vezes na água de um mesmo rio, pois nem o rio nem você serão os mesmos.” — Heráclito
Autoridade no campo de células-tronco, o pesquisador sueco Jonas Frisen afirma que praticamente todas as células do nosso corpo são substituídas por novas em um período de sete a dez anos.
Se, eventualmente, a maioria de nossas células se alteram, será que nos tornamos pessoas diferentes?
O Navio de Teseu
A questão remete ao paradoxo do Navio de Teseu, proposto pelo filósofo grego Plutarco.
Na mitologia, a história de Teseu — o mesmo que lutou contra o Minotauro — conta que, durante seus anos de viagem a Creta, a tripulação precisou substituir as peças do navio à medida que se desgastavam, até que no fim da jornada todas haviam sido substituídas.
O navio no fim da viagem era o mesmo do início?
Leia Também
Rodolfo Amstalden: De Flávio Day a Flávio Daily…
Se não, em que momento deixou de ser o mesmo? Foi na troca da última peça, da primeira ou, talvez, após passar a metade das trocas?
Filosoficamente, seria possível que um novo navio, constituído por todas as peças descartadas do anterior — embora, provavelmente, inútil —, fosse considerado original?
Fundos de investimento e bons resultados
Na série Os Melhores Fundos de Investimento, esbarramos em perguntas similares, mas, claro, em um nível menos filosófico. Quando a equipe de um fundo de investimentos deixa de ser a mesma, aquela responsável pelos bons resultados até aqui?
Em outras palavras, tentamos — e essa é, humildemente, a única palavra certa — identificar os donos da vantagem competitiva.
Será o gestor, com sua experiência tácita de 15 anos em tesouraria e seu relacionamento com os principais CEOs e CFOs de empresas?
Será um dos analistas, responsável por boa parte do retorno do fundo em setores específicos?
Ou pode ser o processo robusto o suficiente para ter passado por diversas mudanças no time de gestão e não ter perdido sua essência?
O fundo multimercado Itaú Hedge Plus
Nos últimos anos, o Itaú Hedge Plus foi um bom exemplo para ilustrar esse desafio.
Um dos multimercados de maior sucesso na indústria e com histórico invejável de mais de dez anos, a estratégia passou por mudanças relevantes na equipe de gestão entre 2019 e 2020, com a saída do CEO da Itaú Asset e de outros três gestores, que decidiram empreender por conta própria.
Apesar da saída de suas peças-chave, o fundo manteve toda a estrutura de pesquisa, dados e gestão de risco do banco, com processos bem definidos e boa parte da equipe igualmente experiente.
Mas ele continua o mesmo fundo?
Gestão e assets
E nas análises de desempenho, devemos avaliar somente o desempenho da nova gestão e ignorar todo o histórico anterior?
Para dificultar ainda mais, o quanto as novas assets formadas pelas peças que saíram — Asset 1 e Genoa Capital, respectivamente — podem, em certo grau, ser consideradas como continuações da estratégia anterior?
Na dúvida, temos ficado entre não tomar qualquer decisão e, no máximo, fazer recomendações aos assinantes para nossa carteira incubadora, com alocações menores do que sugestões oficiais da série.
Mudanças na RPS Capital
Outro exemplo recente é a saída, há algumas semanas, do sócio e gestor responsável pela área macro da RPS Capital, o que levou à retirada do fundo RPS Global Macro da nossa carteira incubadora. Se as condições mudam, também precisamos mudar.
Entre a substituição de nossas células, o paradoxo do navio de Teseu e alterações nos elementos-chave de uma gestora, a transformação é o elemento em comum.
Quando a transformação tem resultado positivo, tendemos a chamá-la de evolução.
Por isso, temos um convite especial a todos os assinantes.
Fundos, gestores e convite especial para você
Na semana que vem, acontece a Semana de Fundos na Vitreo e na Empiricus, uma oportunidade única para acompanhar conversas diárias que temos com alguns dos gestores mais admirados e ganhadores de dinheiro do país.
Entre gestores de ações, de fundos sistemáticos, imobiliários, multimercados, de renda fixa e globais, serão seis painéis online entre 28 de março e 1º de abril, de segunda a sexta-feira.
Clique aqui e se inscreva no evento para acompanhar as lives e a programação diária.
Deixamos nosso mais sincero agradecimento ao time brilhante de gestores que toparam participar deste evento especial e abrir suas portas e ideias para os assinantes da Empiricus e investidores da Vitreo: Alaska, Canuma, Canvas, Encore, IP Capital, Itaú, JGP, Kadima, Kapitalo, Legacy, O3, Pandhora, Pimco, RBR, SPX e Trígono.
A abertura, na segunda-feira, às 9h, está imperdível: um bate-papo exclusivo entre o Felipe Miranda e o experiente trio de gestores de ações Henrique Bredda (Alaska), João Braga (Encore) e Werner Roger (Trígono) sobre as melhores oportunidades na Bolsa.
Como sempre, isso é feito para você. Queremos que você saia da próxima semana um investidor ainda melhor — e, sem dúvida, mais bem informado — do que hoje.
Alexandre Alvarenga e Bruno Mérola
Leia também:
- Seis por meia dúzia? União Europeia assina acordo com os Estados Unidos para reduzir a dependência do gás da Rússia
- Loggi oferece 45 vagas de estágio exclusivas para estudantes negros
Dividendos em 2026, empresas encrencadas e agenda da semana: veja tudo que mexe com seu bolso hoje
O Seu Dinheiro traz um levantamento do enorme volume de dividendos pagos pelas empresas neste ano e diz o que esperar para os proventos em 2026
Como enterrar um projeto: você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?
Talvez você ou sua empresa já tenham sua lista de metas para 2026. Mas você já fez a lista do que vai abandonar em 2025?
Flávio Day: veja dicas para proteger seu patrimônio com contratos de opções e escolhas de boas ações
Veja como proteger seu patrimônio com contratos de opções e com escolhas de boas empresas
Flávio Day nos lembra a importância de ter proteção e investir em boas empresas
O evento mostra que ainda não chegou a hora de colocar qualquer ação na carteira. Por enquanto, vamos apenas com aquelas empresas boas, segundo a definição de André Esteves: que vão bem em qualquer cenário
A busca pelo rendimento alto sem risco, os juros no Brasil, e o que mais move os mercados hoje
A janela para buscar retornos de 1% ao mês na renda fixa está acabando; mercado vai reagir à manutenção da Selic e à falta de indicações do Copom sobre cortes futuros de juros
Rodolfo Amstalden: E olha que ele nem estava lá, imagina se estivesse…
Entre choques externos e incertezas eleitorais, o pregão de 5 de dezembro revelou que os preços já carregavam mais política do que os investidores admitiam — e que a Bolsa pode reagir tanto a fatores invisíveis quanto a surpresas ainda por vir
A mensagem do Copom para a Selic, juros nos EUA, eleições no Brasil e o que mexe com seu bolso hoje
Investidores e analistas vão avaliar cada vírgula do comunicado do Banco Central para buscar pistas sobre o caminho da taxa básica de juros no ano que vem
Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje
Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas
O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?
Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade
Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza
A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade
Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje
Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana
É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira
As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?
As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas
O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro
Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos
Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário
Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje
Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir
Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje
Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje
Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje
Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje
A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros
A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual
Tony Volpon: Bolhas não acabam assim
Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso
As lições da Black Friday para o universo dos fundos imobiliários e uma indicação de FII que realmente vale a pena agora
Descontos na bolsa, retorno com dividendos elevados, movimentos de consolidação: que tipo de investimento realmente compensa na Black Friday dos FIIs?
