🔴 Onde Investir 2º semestre está no ar – CONFIRA AS PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES

Meio conservador, meio moderado, meio arrojado: descubra qual é o seu perfil relativo de investidor e como montar a melhor carteira para você

Assim como na física e na natureza, o relativismo está presente no mundo dos investimentos. Não existe somente um tipo de investidor conservador, por exemplo, afinal, o conceito de cada perfil de investidor é relativo para cada pessoa

28 de janeiro de 2022
11:41 - atualizado às 11:43
Trader em frente a terminal com várias telas
Imagem: Shutterstock

No ensino médio, a física já havia despertado o meu interesse. A profissão em si não me atraía, mas a física teórica me gerava grande curiosidade, ao ponto de, futuramente, influenciar ainda mais meus gostos por livros, séries e filmes que envolvem ficção, especialmente para o lado de viagens espaciais.

Apesar do amor pela ficção, quanto mais fidedigno um filme é às leis da física, maior é meu apreço. Por isso, um dos meus filmes favoritos do gênero é “Interestelar”, do diretor Christopher Nolan.

Buraco negro, tempo e espaço

Em uma das cenas mais interessantes, o astronauta Cooper, protagonista da história, e sua equipe realizam uma expedição a um planeta localizado próximo de um buraco negro, enquanto outro astronauta, Dr. Romilly, permanece na nave principal a uma distância segura tanto do planeta quanto do buraco negro.

A apreensão vem da proximidade do buraco negro, que poderia causar uma dilatação temporal, o que, de acordo com a Teoria da Relatividade de Einstein, faria com que o tempo experienciado pela equipe fosse diferente do tempo do Dr. Romilly.

Explico. Para Einstein, a única verdade absoluta e constante do universo é a velocidade da luz e, portanto, quanto mais um objeto se move, mais o tempo precisa ser distorcido (acelerado ou reduzido) para que a velocidade relativa da luz entre dois pontos de observação permaneça a mesma.

Objetos de grande massa — como buracos negros — geram grandes forças gravitacionais que fazem outros objetos acelerarem em direção ao seu centro. Quanto mais próximo do epicentro dessa massa, maior a distorção temporal. No filme, uma hora para a equipe de Cooper seria o equivalente a sete anos para o Dr. Romilly.

Leia Também

Absolutismo e relativismo

O que há de simples nesse conceito: tendemos a assumir que tempo e espaço são imutáveis, quando a ciência aponta o contrário. Em várias áreas, buscamos regras absolutas, quando a melhor abordagem é pensar de forma relativa.

Nos investimentos, isso acontece com nosso perfil de investidor, aquela classificação entre conservador, moderado e arrojado que recebemos das corretoras após responder a algumas perguntas e que, certo ou errado, guiam muitas decisões de investimento, seja pela classificação dos fundos nessas corretoras ou pelas sugestões de carteiras padronizadas. As duas situações podem ser prejudiciais ao investidor iniciante.

A segmentação de fundos de modo absoluto entre perfis pode parecer, a princípio, uma boa ideia, mas incentiva um pensamento incorreto: o de que uma carteira só é conservadora se investir apenas em produtos conservadores, ignorando o fato de que investir em vários produtos arrojados também pode criar um portfólio conservador.

Como por exemplo...

Imagine que João e Pedro, dois amigos investidores, tenham a seguinte alocação:

Qual deles se considera conservador?

Embora suas alocações sejam completamente diferentes, os dois se consideram conservadores. O conceito de cada perfil é relativo para cada pessoa.

Conservadorismo relativo

Uma carteira de investimento e, por tabela, o perfil de investidor são reflexo da personalidade e da situação de cada pessoa, abordando patrimônio, idade, dependentes, além da tolerância a perdas e às oscilações do mercado, necessidades de liquidez e a disposição de visualizar ativos como um portfólio, e não de maneira individual.

Seu perfil e sua visão do que é conservador, moderado e arrojado são diferentes dos de outros investidores e provavelmente também variam ao longo do tempo.

Não me entenda mal: vejo bastante valor em uma recomendação padronizada para determinado perfil de investidor, desde que seja para iniciantes e acompanhada da ideia de que é apenas uma sugestão.

Os melhores fundos

Alinhada a essa opinião, nossa abordagem na série Os Melhores Fundos de Investimento é de recomendar diversas opções, desde puramente de fundos de ações até mega diversificada com 80% local e 20% global em classes de ativos e nos melhores gestores, como a carteira do Melhores Fundos Blend. Ao mesmo tempo, mostramos nosso processo de decisão, alocação e acompanhamento destas carteiras de fundos e filtramos quais consideramos os melhores fundos de cada classe.

O nosso objetivo não é te recomendar uma carteira absoluta para cada perfil, mas sim te transformar em um investidor verdadeiramente independente ao oferecer a base, experiência e conhecimentos necessários para que, com o tempo, você compreenda as peculiaridades de seu perfil e tome decisões sobre alocação entre classes e faça a seleção dos fundos que melhor se adaptam ao seu perfil e momento de vida.

Se você deseja um guia para te ajudar a identificar seu perfil relativo, e não absoluto, de investidor e explorar o universo de possibilidades em fundos, junte-se a nós.

Um grande abraço,
Bruno Marchesano

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Atenção aos sinais: Bolsas internacionais sobem com notícia de acordo EUA-China; Ibovespa acompanha desemprego e PCE

27 de junho de 2025 - 8:09

Ibovespa tenta manter o bom momento enquanto governo busca meio de contornar derrubada do aumento do IOF

SEXTOU COM O RUY

Siga na bolsa mesmo com a Selic em 15%: os sinais dizem que chegou a hora de comprar ações

27 de junho de 2025 - 6:01

A elevação do juro no Brasil não significa que chegou a hora de abandonar a renda variável de vez e mergulhar na super renda fixa brasileira — e eu te explico os motivos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trocando as lentes: Ibovespa repercute derrubada de ajuste do IOF pelo Congresso, IPCA-15 de junho e PIB final dos EUA

26 de junho de 2025 - 8:20

Os investidores também monitoram entrevista coletiva de Galípolo após divulgação de Relatório de Política Monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Não existem níveis seguros para a oferta de segurança

25 de junho de 2025 - 19:58

Em tese, o forward guidance é tanto mais necessário quanto menos crível for a atitude da autoridade monetária. Se o seu cônjuge precisa prometer que vai voltar cedo toda vez que sai sozinho de casa, provavelmente há um ou mais motivos para isso.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

É melhor ter um plano: Ibovespa busca manter tom positivo em dia de agenda fraca e Powell no Senado dos EUA

25 de junho de 2025 - 8:11

Bolsas internacionais seguem no azul, ainda repercutindo a trégua na guerra entre Israel e o Irã

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um longo caminho: Ibovespa monitora cessar-fogo enquanto investidores repercutem ata do Copom e testemunho de Powell

24 de junho de 2025 - 7:58

Trégua anunciada por Donald Trump impulsiona ativos de risco nos mercados internacionais e pode ajudar o Ibovespa

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Um frágil cessar-fogo antes do tiro no pé que o Irã não vai querer dar

24 de junho de 2025 - 6:15

Cessar-fogo em guerra contra o Irã traz alívio, mas não resolve impasse estrutural. Trégua será duradoura ou apenas mais uma pausa antes do próximo ato?

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Precisamos (re)conversar sobre Méliuz (CASH3)

23 de junho de 2025 - 14:30

Depois de ter queimado a largada quase literalmente, Méliuz pode vir a ser uma opção, sobretudo àqueles interessados em uma alternativa para se expor a criptomoedas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem todo mundo em pânico: Ibovespa busca recuperação em meio a reação morna dos investidores a ataque dos EUA ao Irã

23 de junho de 2025 - 8:18

Por ordem de Trump, EUA bombardearam instalações nucleares do Irã na passagem do sábado para o domingo

DÉCIMO ANDAR

É tempo de festa junina para os FIIs

22 de junho de 2025 - 8:00

Alguns elementos clássicos das festas juninas se encaixam perfeitamente na dinâmica dos FIIs, com paralelos divertidos (e úteis) entre as brincadeiras e a realidade do mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tambores da guerra: Ibovespa volta do feriado repercutindo alta dos juros e temores de que Trump ordene ataques ao Irã

20 de junho de 2025 - 8:23

Enquanto Trump avalia a possibilidade de envolver diretamente os EUA na guerra, investidores reagem à alta da taxa de juros a 15% ao ano no Brasil

SEXTOU COM O RUY

Conflito entre Israel e Irã abre oportunidade para mais dividendos da Petrobras (PETR4) — e ainda dá tempo de pegar carona nos ganhos

20 de junho de 2025 - 6:03

É claro que a alta do petróleo é positiva para a Petrobras, afinal isso implica em aumento das receitas. Mas há um outro detalhe ainda mais importante nesse movimento recente. 

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não foi por falta de aviso: Copom encontra um sótão para subir os juros, mas repercussão no Ibovespa fica para amanhã

19 de junho de 2025 - 9:29

Investidores terão um dia inteiro para digerir as decisões de juros da Super Quarta devido a feriados que mantêm as bolsas fechadas no Brasil e nos Estados Unidos

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: São tudo pequenas coisas de 25 bps, e tudo deve passar

18 de junho de 2025 - 14:40

Vimos um build up da Selic terminal para 15,00%, de modo que a aposta em manutenção na reunião de hoje virou zebra (!). E aí, qual é a Selic de equilíbrio para o contexto atual? E qual deveria ser?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Olhando para cima: Ibovespa busca recuperação, mas Trump e Super Quarta limitam o fôlego

18 de junho de 2025 - 8:22

Enquanto Copom e Fed preparam nova decisão de juros, Trump cogita envolver os EUA diretamente na guerra

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Do alçapão ao sótão: Ibovespa repercute andamento da guerra aérea entre Israel e Irã e disputa sobre o IOF

17 de junho de 2025 - 8:24

Um dia depois de subir 1,49%, Ibovespa se prepara para queimar a gordura depois de Trump abandonar antecipadamente o G-7

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Acima do teto tem um sótão? Copom chega para mais uma Super Quarta mirando fim do ciclo de alta dos juros

17 de junho de 2025 - 6:45

Maioria dos participantes do mercado financeiro espera uma alta residual da taxa de juros pelo Copom na quarta-feira, mas início de cortes pode vir antes do que se imagina

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: O fim do Dollar Smile?

16 de junho de 2025 - 20:00

Agora o ouro, e não mais o dólar ou os Treasuries, representa o ativo livre de risco no imaginário das pessoas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

17 X 0 na bolsa brasileira e o que esperar dos mercados hoje, com disputa entre Israel e Irã no radar

16 de junho de 2025 - 8:18

Desdobramentos do conflito que começou na sexta-feira (13) segue ditando o humor dos mercados, em semana de Super Quarta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Sexta-feira, 13: Israel ataca Irã e, no Brasil, mercado digere o pacote do governo federal

13 de junho de 2025 - 8:16

Mercados globais operam em queda, com ouro e petróleo em alta com aumento da aversão ao risco

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar