🔴 TCHAUZINHO, NUBANK: Itaú BBA revela o nome da ação que pode colocar o roxinho para comer poeira; CLIQUE AQUI  e descubra a resposta no nosso Telegram

Lucas Claro
Palavra do Trader
Lucas Claro
Head de Análise Técnica no BTG Pactual
2022-09-06T15:41:47-03:00
PALAVRA DO TRADER

Quanto vale seu sono? Cuidado para não assistir ao filme de um investimento ruim até o final

Vemos com certa frequência alguns traders deixando investimentos que não deram certo e que deveriam ser encerrados se tornarem prejuízos muito maiores

8 de setembro de 2022
7:20 - atualizado às 15:41
Gráficos da bolsa em tela de computador e de tablet
Gráficos da bolsa em tela de computador e de tablet -

Olá, Traders! 

Neste artigo, quero fazer um pouco diferente, começarei com uma pergunta. Você já terminou de assistir a alguma série ou filme até o fim, mesmo não gostando, só porque já tinha começado ou já havia pagado?

Se a sua resposta é sim, então você já caiu na armadilha da falácia do custo irrecuperável (em inglês, sunk cost). 

No mercado financeiro, o que vemos diariamente são investidores e traders “vendo o filme até o final”, sem tomar a decisão de encerrar as posições perdedoras, simples e puramente por já terem pagado por isso, o que é irracional. Em outras palavras, tempo, dinheiro e tudo o mais já foi perdido, dificilmente vai ser recuperado. 

Vemos com certa frequência alguns traders que tinham operações de day trade virando swing trade e se tornando buy and hold, ou seja, deixando investimentos que não deram certo e que deveriam ser encerrados se tornarem prejuízos muito maiores.

É preciso entender sobre o custo de oportunidade sabendo que, geralmente, a melhor opção é estancar a sangria e buscar novas opções de investimentos.

Errar acontece e é normal, principalmente quando falamos de renda variável. O mais importante é saber aceitar e correr atrás do prejuízo com tranquilidade e a cabeça no lugar. 

Não se apegue demais a um investimento

A grande ironia dessa falácia é que, quanto mais se perde com uma ação, mais apegado a ela você se torna. Todos os dias, na Sala ao vivo do BTG Trader, lido com pessoas muito preocupadas em transparecer a tão sonhada consistência.

De fato, alguns a alcançam, mas não se pode perder a razão simplesmente pela busca por esse objetivo. Aceitar que mudamos de opinião ou que estávamos errados no passado é um processo muito difícil e dolorido.

A principal forma de mitigar o efeito da falácia do custo irreparável é sempre utilizar e respeitar o Stop, pois com ele você tem um ponto para encerrar aquele investimento que deu errado, seja qual for o motivo. Com a consciência de que, nesse caso, pouco importa o que já investiu, já que o foco será daqui para a frente. 

Caro leitor, como você deve ter percebido, sou adepto ao gerenciamento de risco. Minha experiência como trader e analista durante tantos anos me mostrou que só sobrevive e atinge o patamar de ser lucrativo, com consistência, aquele que conta com um sistema de risco bem-feito.

Claro que, antes de tudo, deve-se estudar muito sobre análise técnica, além de acompanhar aqueles que já têm uma experiência. 

Para te apoiar com isso, publicamos diversos vídeos no canal BTG Trader, além de uma live diária que acompanha o mercado e ensina análise técnica de maneira responsável, independentemente do nível de conhecimento. Se você ainda não conhece, fica aqui o convite. Mas, se já conhece e nos assiste, te espero lá.

Um grande abraço! 

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Impactos dos juros

Aperto monetário global é novo entrave para crescimento da economia brasileira

24 de setembro de 2022 - 16:53

Com vários países endurecendo a política monetária, o mundo tende a crescer menos, com impactos sobre o comércio global

Eleições 2022

Líder das pesquisas, Lula decide faltar a debate do SBT e ouve críticas de adversários

24 de setembro de 2022 - 14:08

Candidato Ciro Gomes (PDT) disse que Lula “tem muito a esconder”, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) chamou a decisão de “estratégia”

Eleições 2022

Pesquisa Ipespe/Abrapel mostra Lula oscilando para cima e Bolsonaro estável

24 de setembro de 2022 - 11:41

Pesquisa mostrou que votos brancos e nulos também subiram, assim como o número de eleitores que não souberam ou preferiram não responder

Tax the rich!

Imposto sobre heranças vai aumentar? Saiba quais candidatos à presidência são a favor de tributá-las ou de taxar grandes fortunas

24 de setembro de 2022 - 10:00

A discussão sobre o aumento de impostos sobre os ricos ou os “super-ricos” é tendência mundial, e no Brasil não é diferente. Mas nem todos os candidatos à presidência têm propostas nesse sentido

Banho mais caro

Tarifa de energia elétrica deve subir mais do que toda a inflação projetada pelo Banco Central em 2023, dizem especialistas

24 de setembro de 2022 - 9:47

Reajuste das tarifas chegaria a 5% em 2023, enquanto a projeção do Banco Central para a inflação é de 4,6%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies