Coisas da vida: O desafio do Ibovespa, o pedido de Bolsonaro, balanço das varejistas e outras notícias que mexem com os seus investimentos
A intenção do principal índice da B3 é dar continuidade aos ganhos observados nas duas sessões realizadas depois da divulgação do resultado das eleições. Não será tarefa fácil porém

Rita Lee compôs uma efusão de clássicos da música brasileira. É quase natural que ela tenha deixado para o público uma canção para cada situação da vida ou do cotidiano. Uma das mais bonitas, para mim, é “Coisas da Vida”, de 1976. Fala de finais de ciclo. E cai como uma luva para dias como hoje.
O Ibovespa volta do feriado de Finados - e o Dia dos Mortos também faz parte da vida - com os investidores em busca de meios para descolar a bolsa brasileira dos mercados financeiros internacionais.
A intenção é dar continuidade aos ganhos observados nas duas sessões realizadas depois da divulgação do resultado das eleições presidenciais.
Quando a lua apareceu…
Não será tarefa fácil porém. Ontem, o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) elevou a taxa de juro nos EUA. Mas o que azedou o humor dos investidores foi a fala de Jerome Powell, presidente da autoridade monetária.
De acordo com ele, é prematuro falar em pausa no aperto monetário. Pior: a taxa terminal de juro deve ser ainda mais alta do que previam anteriormente os diretores do Fed.
Leia Também
Rodolfo Amstalden: Um estranho encontro com a verdade subterrânea
Diante disso, com a B3 fechada por causa do feriado, as bolsas estrangeiras despencaram. Por si só, essa situação pressupõe o peso de um ajuste nos movimentos iniciais do Ibovespa, que acumula alta de pouco mais de 2% na semana.
No entanto, há caminhos para que o principal índice de ações da B3 desenvolva uma dinâmica própria nesta quinta-feira.
Já era tarde…
Na noite de ontem, o presidente Jair Bolsonaro (PL), em fim de mandato, pediu com clareza a seus seguidores que desobstruam as rodovias e permitam o livre tráfego de pessoas, veículos e bens.
Eu não tenho nada pra dizer…
Parte dos eleitores de Bolsonaro não aceita a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas, bloqueia rodovias desde a noite de domingo e pede, entre outras coisas, um golpe militar.
E a gente se olha e não sabe se vai ou se fica…
Outra sinalização positiva vem do processo de transição de governo. No início da tarde de hoje, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, receberá o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o ex-ministro Aloizio Mercadante para dar início formal ao processo de transição.
Para saber qual vai ser o final dessa história, acompanhe a cobertura do Seu Dinheiro.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O que você precisa saber hoje
TEMPORADA DE BALANÇOS
Magazine Luiza (MGLU3) e Via (VIIA3) apagadas? Varejistas de e-commerce devem ter resultados fracos no 3º trimestre. Alta de juros, endividamento das famílias e baixa confiança do consumidor estão entre os desafios das varejistas brasileiras — e números melhores podem ficar só para 2023. Entenda.
DEMANDAS DO SETOR
Construção pede juros baixos ao governo Lula e incorporadoras da B3 acumulam ganhos desde a vitória do petista. Representantes do setor esperam que, nos próximos quatro anos, sejam retomados estímulos para a construção de moradia para a população mais carente.
MAIS UM CAPÍTULO
Twitter & Elon Musk: bilionário afirma que criará ‘conselho’ para evitar discurso de ódio. A suspeita do retorno de contas suspensas, como a do ex-presidente Donald Trump e do polêmico artista Kanye West também gerou inquietação na rede social, e agora personalidades falam em abandonar a plataforma.
ESTRADA DO FUTURO
Um saldo dos resultados das big techs e a minha ação preferida para comprar agora. Na visão do colunista Richard Camargo, não há dúvidas de que as big techs são empresas vencedoras em longo prazo e que, ainda por cima, todas negociam em patamares atrativos.
ATAQUE À INADIMPLÊNCIA
Está endividado? Mutirão nacional reúne 160 instituições, mas prazo para renegociar e limpar o nome é curto. Na última edição do evento, realizada em março deste ano, cerca de 1,7 milhão de contratos foram ajustados.
ALTERNATIVAS PARA ECONOMIZAR
Como usar a energia solar para reduzir a conta de luz mesmo morando em apartamento. Não tem telhado para instalar placas solares? Não tem problema! Conheça duas maneiras de se beneficiar da energia solar para moradores de apartamentos.
Uma boa quinta-feira para você!
Tudo sob controle: Ibovespa precisa de uma leve alta para fechar junho no azul, mas não depende só de si
Ibovespa vem de três altas mensais consecutivas, mas as turbulências de junho colocam a sequência em risco
Ser CLT virou ofensa? O que há por trás do medo da geração Z pela carteira assinada
De símbolo de estabilidade a motivo de piada nas redes sociais: o que esse movimento diz sobre o mundo do trabalho — e sobre a forma como estamos lidando com ele?
Atenção aos sinais: Bolsas internacionais sobem com notícia de acordo EUA-China; Ibovespa acompanha desemprego e PCE
Ibovespa tenta manter o bom momento enquanto governo busca meio de contornar derrubada do aumento do IOF
Siga na bolsa mesmo com a Selic em 15%: os sinais dizem que chegou a hora de comprar ações
A elevação do juro no Brasil não significa que chegou a hora de abandonar a renda variável de vez e mergulhar na super renda fixa brasileira — e eu te explico os motivos
Trocando as lentes: Ibovespa repercute derrubada de ajuste do IOF pelo Congresso, IPCA-15 de junho e PIB final dos EUA
Os investidores também monitoram entrevista coletiva de Galípolo após divulgação de Relatório de Política Monetária
Rodolfo Amstalden: Não existem níveis seguros para a oferta de segurança
Em tese, o forward guidance é tanto mais necessário quanto menos crível for a atitude da autoridade monetária. Se o seu cônjuge precisa prometer que vai voltar cedo toda vez que sai sozinho de casa, provavelmente há um ou mais motivos para isso.
É melhor ter um plano: Ibovespa busca manter tom positivo em dia de agenda fraca e Powell no Senado dos EUA
Bolsas internacionais seguem no azul, ainda repercutindo a trégua na guerra entre Israel e o Irã
Um longo caminho: Ibovespa monitora cessar-fogo enquanto investidores repercutem ata do Copom e testemunho de Powell
Trégua anunciada por Donald Trump impulsiona ativos de risco nos mercados internacionais e pode ajudar o Ibovespa
Um frágil cessar-fogo antes do tiro no pé que o Irã não vai querer dar
Cessar-fogo em guerra contra o Irã traz alívio, mas não resolve impasse estrutural. Trégua será duradoura ou apenas mais uma pausa antes do próximo ato?
Felipe Miranda: Precisamos (re)conversar sobre Méliuz (CASH3)
Depois de ter queimado a largada quase literalmente, Méliuz pode vir a ser uma opção, sobretudo àqueles interessados em uma alternativa para se expor a criptomoedas
Nem todo mundo em pânico: Ibovespa busca recuperação em meio a reação morna dos investidores a ataque dos EUA ao Irã
Por ordem de Trump, EUA bombardearam instalações nucleares do Irã na passagem do sábado para o domingo
É tempo de festa junina para os FIIs
Alguns elementos clássicos das festas juninas se encaixam perfeitamente na dinâmica dos FIIs, com paralelos divertidos (e úteis) entre as brincadeiras e a realidade do mercado
Tambores da guerra: Ibovespa volta do feriado repercutindo alta dos juros e temores de que Trump ordene ataques ao Irã
Enquanto Trump avalia a possibilidade de envolver diretamente os EUA na guerra, investidores reagem à alta da taxa de juros a 15% ao ano no Brasil
Conflito entre Israel e Irã abre oportunidade para mais dividendos da Petrobras (PETR4) — e ainda dá tempo de pegar carona nos ganhos
É claro que a alta do petróleo é positiva para a Petrobras, afinal isso implica em aumento das receitas. Mas há um outro detalhe ainda mais importante nesse movimento recente.
Não foi por falta de aviso: Copom encontra um sótão para subir os juros, mas repercussão no Ibovespa fica para amanhã
Investidores terão um dia inteiro para digerir as decisões de juros da Super Quarta devido a feriados que mantêm as bolsas fechadas no Brasil e nos Estados Unidos
Rodolfo Amstalden: São tudo pequenas coisas de 25 bps, e tudo deve passar
Vimos um build up da Selic terminal para 15,00%, de modo que a aposta em manutenção na reunião de hoje virou zebra (!). E aí, qual é a Selic de equilíbrio para o contexto atual? E qual deveria ser?
Olhando para cima: Ibovespa busca recuperação, mas Trump e Super Quarta limitam o fôlego
Enquanto Copom e Fed preparam nova decisão de juros, Trump cogita envolver os EUA diretamente na guerra
Do alçapão ao sótão: Ibovespa repercute andamento da guerra aérea entre Israel e Irã e disputa sobre o IOF
Um dia depois de subir 1,49%, Ibovespa se prepara para queimar a gordura depois de Trump abandonar antecipadamente o G-7
Acima do teto tem um sótão? Copom chega para mais uma Super Quarta mirando fim do ciclo de alta dos juros
Maioria dos participantes do mercado financeiro espera uma alta residual da taxa de juros pelo Copom na quarta-feira, mas início de cortes pode vir antes do que se imagina
Felipe Miranda: O fim do Dollar Smile?
Agora o ouro, e não mais o dólar ou os Treasuries, representa o ativo livre de risco no imaginário das pessoas