🔴 PRIO3 E +9 AÇÕES PARA COMPRAR AGORA – ASSISTA AQUI

Uma nova carteira de ações no mercado financeiro: Como o cenário macroeconômico afeta seus investimentos hoje?

A Carteira de Ações Market Makers é onde manifestamos as nossas principais ideias de investimento em ações e parte relevante do patrimônio dos sócios do Market Makers está investida nela

22 de novembro de 2022
11:39
Homem mexe em celular e saem gráficos, representando carteiras recomendadas
Imagem: Shutterstock

Depois de exatos 42 dias sem escrever uma newsletter, estou de volta! E não, eu não estava de férias, como eu imagino que alguns de vocês tenham suspeitado. O motivo principal da minha ausência no período tem nome e sobrenome: Comunidade Market Makers.

No dia 28 de setembro, data em que lançamos a Comunidade, eu assumi o compromisso mais legal da minha carreira como analista: compartilhar minhas ações preferidas a um seleto grupo de pessoas interessadas em acumular não apenas patrimônio, mas principalmente conhecimento no mercado financeiro.

Carteira de Ações Market Makers

Nosso carro-chefe é a Carteira de Ações Market Makers, que é onde manifestamos as nossas principais ideias de investimento em ações. Inclusive, temos um fundo de ações que se inspira nas recomendações da Carteira. Parte relevante do meu patrimônio e dos sócios do Market Makers está investido nele.

Para cada ação recomendada produzimos um relatório com os principais pilares da recomendação e uma apresentação ao vivo para que os membros da Comunidade questionem ou tirem suas dúvidas sobre as teses.

Além da Carteira, que hoje possui 8 empresas, eu e o Thiago Salomão também produzimos o curso "Do Zero ao Valuation na Prática" cujo objetivo é destrinchar absolutamente tudo o que você precisa saber antes, durante e após investir em uma ação.

Resumo da ópera durante esses 42 dias:

  • Lançamos uma Carteira de Ações e um fundo que se inspira nessa carteira;
  • Soltamos 5 relatórios de recomendação;
  • Fizemos 5 apresentações ao vivo sobre empresas;
  • Lançamos a primeira parte do nosso curso de ações (a segunda vai ao ar ainda nesta semana);
  • Fizemos duas atualizações extraordinárias na carteira; e 
  • Ainda comentamos os resultados do 3º trimestre que mais nos chamaram atenção.

O cenário macroeconômico e as empresas

Aliás, quanto mais eu acompanho o resultado das empresas da nossa Carteira, mais eu percebo como o cenário macroeconômico tem se sobressaído sobre o operacional das empresas nas últimas semanas. 

Não importa o quão bem operacionalmente a empresa esteja e o quanto ela tenha superado as expectativas, quando a curva de juros sobe, não há lucro que ajude.

Talvez por ter ficado todo esse tempo olhando profundamente os números das empresas, eu consigo ver o quanto algumas delas têm entregado bons resultados sem que os preços de tela das ações tenham acompanhado. 

Pelo contrário, algumas ações até caem desde então.

O macro e as oportunidades no mercado de ações

Uma das empresas que, inclusive, aumentamos posição recentemente, entregou um lucro líquido 35% acima do 3º trimestre de 2021 com retorno sobre o capital investido (ROIC) anualizado acima de 20%, anunciou dividendos bem acima do que esperávamos e, apesar de ter reagido bem ao resultado, devolveu a alta e continua negociando bem abaixo dos pares a 8 vezes o lucro projetado para 2023.

Obviamente que o macro exerce enorme influência nos fundamentos de uma empresa, seja diretamente, no caso de uma empresa mais endividada, que certamente vai ver o seu lucro ser corroído pelas maiores despesas com dívidas, seja indiretamente, com a liquidez das ações sendo afetada pela contínua migração de recursos para a renda fixa.

Mas são justamente nesses momentos, onde o macro afeta todas as empresas como se todas elas fossem iguais, que surgem as melhores oportunidades de investimento.

É hora de treinar a paciência, mas só se tem paciência quando se sabe o que se está fazendo.

Clique aqui para fazer parte da Comunidade Market Makers.

Food For Thought

Na última semana, soltamos um episódio emblemático sobre fraude financeira com Dan McCrum, repórter do Financial Times que desmascarou a Wirecard, empresa que chegou a valer 30 bilhões de euros antes de ser considerada uma fraude. 

Então, aproveito o 'timing' do episódio para recomendar um dos meus livros favoritos sobre o tema: FINANCIAL SHENANIGANS (BY HOWARD SCHILIT)

Abraço,
Matheus Soares

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Cinco coisas que deveriam acabar no mercado financeiro

15 de abril de 2024 - 20:01

O sócio-fundador da Empiricus lista práticas do universo dos investimentos que gostaria de ver eliminadas

DE REPENTE NO MERCADO

O que Elon Musk, Javier Milei, Alexandre de Moraes, o halving do bitcoin e a China têm em comum? 

14 de abril de 2024 - 12:00

Acredite: tudo isso movimentou o mercado financeiro esta semana; veja os destaques

Especial IR 2024

Meu dependente paga pensão alimentícia; posso abatê-la no imposto de renda?

13 de abril de 2024 - 8:00

Titular da declaração de imposto de renda declara o pai como dependente, e ele paga pensão alimentícia à mãe dela. E agora?

SEXTOU COM O RUY

Enquanto você se preocupa com a Oi (OIBR3), esta empresa da B3 virou a campeã de qualidade no serviço de internet – e ainda está barata na bolsa

12 de abril de 2024 - 6:07

Para se diferenciar, essa companhia construiu uma infraestrutura de qualidade, que tem proporcionado prêmios de internet fixa mais rápida do Estado de São Paulo, à frente das gigantes de telecom

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Quintal da China, quintal do mundo

10 de abril de 2024 - 19:15

Se a economia chinesa sofre, nós necessariamente compartilhamos dessa desgraça?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juro real de volta aos 6%: com bolsa na pior e dólar nas alturas, essa é uma nova oportunidade?

9 de abril de 2024 - 6:40

Uma regra prática comum para investimentos em renda fixa no Brasil sugere vender títulos quando os juros reais atingem 3% e comprá-los a 6%

EXILE ON WALL STREET

Além do bitcoin (BTC): esta carteira já rendeu 447% acima da maior criptomoeda do mercado

8 de abril de 2024 - 20:01

Acredito que exista uma forma melhor de pensar sobre a ciclicidade do preço do bitcoin (BTC), que historicamente nos ajudou a gerar alfa neste mercado

BOMBOU NO SD

Argentina entra na rota de ‘paraíso fiscal’, China encara mesma crise do Japão e inteligência artificial “sugando” o Ibovespa — veja tudo o que foi destaque na semana

6 de abril de 2024 - 13:36

A crise e os seus reflexos no país vizinho no Brasil despertaram o interesse dos leitores do Seu Dinheiro nos últimos dias

IR 2024

Pago escola e plano de saúde de um filho ilegítimo; posso abater esses gastos no imposto de renda?

6 de abril de 2024 - 8:00

Filho não assumido rende deduções no imposto de renda? A Dinheirista responde dúvidas de leitores sobre o IR 2024

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Lições da renda fixa — um intervalo assimétrico

3 de abril de 2024 - 20:01

De 2010 para cá, mediante a ajuda da balança comercial, a maturação do Copom e a lapidação das metas fiscais, os juros reais passaram a respeitar uma zona limítrofe de 3% a 6%, com raras exceções

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies