O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
A Carteira de Ações Market Makers é onde manifestamos as nossas principais ideias de investimento em ações e parte relevante do patrimônio dos sócios do Market Makers está investida nela
Depois de exatos 42 dias sem escrever uma newsletter, estou de volta! E não, eu não estava de férias, como eu imagino que alguns de vocês tenham suspeitado. O motivo principal da minha ausência no período tem nome e sobrenome: Comunidade Market Makers.
No dia 28 de setembro, data em que lançamos a Comunidade, eu assumi o compromisso mais legal da minha carreira como analista: compartilhar minhas ações preferidas a um seleto grupo de pessoas interessadas em acumular não apenas patrimônio, mas principalmente conhecimento no mercado financeiro.
Nosso carro-chefe é a Carteira de Ações Market Makers, que é onde manifestamos as nossas principais ideias de investimento em ações. Inclusive, temos um fundo de ações que se inspira nas recomendações da Carteira. Parte relevante do meu patrimônio e dos sócios do Market Makers está investido nele.
Para cada ação recomendada produzimos um relatório com os principais pilares da recomendação e uma apresentação ao vivo para que os membros da Comunidade questionem ou tirem suas dúvidas sobre as teses.
Além da Carteira, que hoje possui 8 empresas, eu e o Thiago Salomão também produzimos o curso "Do Zero ao Valuation na Prática" cujo objetivo é destrinchar absolutamente tudo o que você precisa saber antes, durante e após investir em uma ação.
Resumo da ópera durante esses 42 dias:
Leia Também
Aliás, quanto mais eu acompanho o resultado das empresas da nossa Carteira, mais eu percebo como o cenário macroeconômico tem se sobressaído sobre o operacional das empresas nas últimas semanas.
Não importa o quão bem operacionalmente a empresa esteja e o quanto ela tenha superado as expectativas, quando a curva de juros sobe, não há lucro que ajude.
Talvez por ter ficado todo esse tempo olhando profundamente os números das empresas, eu consigo ver o quanto algumas delas têm entregado bons resultados sem que os preços de tela das ações tenham acompanhado.
Pelo contrário, algumas ações até caem desde então.
Uma das empresas que, inclusive, aumentamos posição recentemente, entregou um lucro líquido 35% acima do 3º trimestre de 2021 com retorno sobre o capital investido (ROIC) anualizado acima de 20%, anunciou dividendos bem acima do que esperávamos e, apesar de ter reagido bem ao resultado, devolveu a alta e continua negociando bem abaixo dos pares a 8 vezes o lucro projetado para 2023.
Obviamente que o macro exerce enorme influência nos fundamentos de uma empresa, seja diretamente, no caso de uma empresa mais endividada, que certamente vai ver o seu lucro ser corroído pelas maiores despesas com dívidas, seja indiretamente, com a liquidez das ações sendo afetada pela contínua migração de recursos para a renda fixa.
Mas são justamente nesses momentos, onde o macro afeta todas as empresas como se todas elas fossem iguais, que surgem as melhores oportunidades de investimento.
É hora de treinar a paciência, mas só se tem paciência quando se sabe o que se está fazendo.
Clique aqui para fazer parte da Comunidade Market Makers.
Na última semana, soltamos um episódio emblemático sobre fraude financeira com Dan McCrum, repórter do Financial Times que desmascarou a Wirecard, empresa que chegou a valer 30 bilhões de euros antes de ser considerada uma fraude.
Então, aproveito o 'timing' do episódio para recomendar um dos meus livros favoritos sobre o tema: FINANCIAL SHENANIGANS (BY HOWARD SCHILIT)

Abraço,
Matheus Soares
Entenda o que esperar dos resultados dos maiores bancos brasileiros no 1T26; investidores estarão focados nos números que mais sofrem em ciclos de crédito mais apertado e juros maiores
Governo federal corta apoio a premiação internacional e engrossa caldo do debate sobre validade do Guia Michelin
Mesmo sem saber se o valor recebido em precatórios pela Sanepar será ou não, há bons motivos para investir na ação, segundo o colunista Ruy Hungria
A Sanepar não é a empresa de saneamento mais eficiente do país, é verdade, mas negocia por múltiplos descontados, com possibilidade de início de discussões sobre privatização em breve e, quem sabe, uma decisão favorável envolvendo precatório
Aprenda quais são as estratégias dos ricaços que você pode copiar e ganhar mais confiança na gestão do seu patrimônio
O mercado voltou a ignorar riscos? Entenda por que os drawdowns têm sido cada vez mais curtos — e o que isso significa para o investidor
Alta nos prêmios de risco, queda nos preços dos títulos e resgates dos fundos marcaram o mês de março, mas isso não indica deterioração estrutural do crédito
Entenda por que a Alea afeta o balanço da construtora voltada à baixa renda, e saiba o que esperar dos mercados hoje
Mesmo que a guerra acabe, o mundo atravessa um período marcado por fragmentação e reorganização das cadeias globais de suprimento, mas existe uma forma simples e eficiente de acessar o que venho chamando de investimento “quase obrigatório” em tempos de conflito
O Nubank arrematou recentemente o direito de nomear a arena do Palmeiras e mostra como estratégia de marketing continua sendo utilizada por empresas
Conheça a intensa biografia de Mark Mobius, pioneiro em investimentos em países emergentes, e entenda quais oportunidades ainda existem nesses mercados
Ainda não me arrisco a dizer que estamos entrando em um rali histórico para os mercados emergentes. Mas arrisco dizer que, esteja onde estiver, Mobius deve estar animado com as perspectivas para os ativos brasileiros.
Com transformações e mudanças de tese cada vez mais rápidas, entenda o que esperar dos resultados das empresas no primeiro trimestre de 2026
Com a desvalorização do dólar e a entrada de gringos na bolsa brasileira, o Ibovespa ganha força. Ainda há espaço para subir?
Entenda como a entrada de capital estrangeiro nos FIIs pode ajudar os cotistas locais, e como investir por meio de ETFs
Confira qual é o investimento que pode proteger a carteira de choques cada vez mais comuns no petróleo, com o acirramento das tensões globais
Fundo oferece exposição direta às principais empresas brasileiras ligadas ao setor de commodities, permitindo ao investidor, em um único ativo listado em bolsa, acessar uma carteira diversificada de companhias exportadoras e geradoras de caixa
Conheça a história da Gelato Borelli, com faturamento de R$ 500 milhões por ano e 240 lojas no país
Existem muitos “segredos” que eu gostaria de sair contando por aí, especialmente para quem está começando uma nova fase da vida, como a chegada de um filho
Cerveja alemã passa a ser produzida no Brasil, mas mantém a tradição