OPORTUNIDADE DE GANHAR 50 CRIPTOMOEDAS AGORA – RESGATE AS SUAS AQUI

Cotações por TradingView
2022-12-25T16:50:19-03:00

As lições de 2022: como fazer bons investimentos num cenário com tantas incertezas?

O ano de 2022 e suas diversas turbulências servem, ao menos, como lição: é preciso planejar os investimentos para os cenários adversos

23 de dezembro de 2022
6:11 - atualizado às 16:50
Arte conceitual mostrando uma pessoa de terno com um símbolo de interrogação no lugar da cabeça; em segundo plano, um fundo azul com um gráfico. A imagem representa uma pessoa com dúvidas na carreira e no mercado corporativo; também pode indicar dúvidas referentes aos investimentos
Imagem: Shutterstock

Se existe um consenso entre investidores, nesta altura de 2022, é o de que este ano vai deixar pouquíssimas saudades.

Quem investiu em ações brasileiras provavelmente se deu mal. Quem fez investimentos em ações norte-americanas, certamente se deu mal. Quem apostou em criptomoedas, então, nem se fale.

Mas não pense que, por ter sido um ano de retornos ruins, 2022 não possa trazer lições valiosas de investimentos.

Na verdade, é justamente nos anos difíceis que conseguimos aprender as melhores lições como investidores — e, entre elas, a maior de todas: tenha cuidado com as previsões.

Lição #1: cuidado com previsões

Você já pensou em investir sem olhar para estimativas de crescimento do PIB, e nem para as expectativas com relação ao dólar ou da Selic no fim do ano?

Parece loucura, né? Alguns diriam que "isso seria o mesmo que dirigir um carro de olhos vendados". Será mesmo?

Pois bem, vamos fazer o seguinte exercício. Imagine que você está na metade de 2021, decidindo em quais ações pretende investir. Para tentar entender as condições futuras, você abre o relatório Focus, do Banco Central, e se depara com os seguintes números: inflação esperada para o fim de 2022 de 4% e Selic esperada de 6,5%.

Fonte: relatório Focus, Banco Central do Brasil

Naquela altura, ainda faltava muito tempo para o ano de 2022 terminar, mas o cenário futuro parecia bastante propício para investimentos.

Isso, inclusive, fez você preferir ações um pouco mais arriscadas, que tendem a ter um desempenho ainda melhor em um ambiente de juros baixos.

O problema é que as estimativas dos tais "experts" ouvidos pelo Banco Central estavam completamente equivocadas, como descobrimos pouco mais de um ano depois. A partir de meados de 2021, a inflação começou a acelerar e os analistas passaram a revisar para cima as suas estimativas, semana após semana.

Fonte: relatório Focus, Banco Central do Brasil

Entramos em 2022 com uma expectativa de que ele terminaria com uma taxa de juros atrativa; na verdade, fecharemos o ano com uma Selic que torna boa parte das ações "não investíveis".

Quem comprou ações arriscadas, apenas porque acreditou nas previsões otimistas sobre a Selic, provavelmente perdeu bastante dinheiro.

É por isso que investidores consagrados, como Warren Buffett e Howard Marks, insistem tanto que nós não devemos nos agarrar em previsões na hora de investir.

Lição #2: exija sempre uma margem de segurança nos investimentos

Para falar a verdade, esses investidores nem olham muito para essas coisas antes de comprar algum ativo. Não porque elas não importam, longe disso. Mas, sim, pelo fato de que é impossível prever o futuro.

E como há grandes chances de essas previsões estarem erradas, usá-las como parâmetro para tomar qualquer tipo de decisão pode acabar implicando em um grande erro. Como dizemos na linguagem de mercado, é melhor não ter mapa algum do que se basear em um mapa errado.

Mas como você consegue definir o que é um bom investimento sem olhar para essas variáveis? Exigindo uma boa margem de segurança – ou, em outras palavras, comprando com bom desconto.

Em 2021, sem uma bola de cristal, você não tinha como saber que a Selic subiria tanto no ano seguinte. Mas nem era necessário: o que você precisava era tentar comprar ativos que estivessem com preços suficientemente atrativos para qualquer que fosse a taxa de juros futura – 2% ou 14%.

Algumas vezes, você não vai conseguir encontrar nenhuma ação com preços bons o bastante para satisfazer esses critérios. Para esses casos, a próxima lição é muito importante.

Lição #3: algumas vezes, não investir será o melhor dos investimentos

Pode não ser o seu caso, mas muita gente, quando começa a investir, tem o que o pessoal do interior costuma chamar de "siricutico".

É como se elas fossem tomadas por um estado de ansiedade absurda que as obrigasse a comprar alguma coisa, o que, na maioria das vezes termina em um investimento ruim.

Muitas vezes, o investimento não parece muito interessante; muitas vezes, a margem de segurança é inexistente. Mas o investidor com "siricutico" simplesmente não vai conseguir esperar um melhor momento.

Ele não vai conseguir dormir enquanto não comprar a tal ação, mesmo que ela esteja cara, e mesmo que a empresa seja uma porcaria.

Nunca esqueça que "fazer nada", muitas vezes, pode ser a melhor decisão financeira que você pode tomar. Especialmente quando "fazer nada" está rendendo 13,75% ao ano, como veremos na semana que vem.

Na próxima sexta-feira, falaremos sobre as outras lições que aprendemos em 2022. Mas antes, gostaria de desejar um Feliz Natal para você e seus familiares.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Compartilhe

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ressaca fiscal derruba Ibovespa, Light (LIGT3) contraria expectativas e salta 19% e outros destaques do dia

31 de março de 2023 - 18:13

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta sexta-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro de 6% com ações do Banrisul (BRSR6); confira a recomendação

31 de março de 2023 - 7:51

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis do Banrisul (BRSR6). Veja os detalhes.

SEXTOU COM O RUY

Nunca compre uma ação só porque ela está barata: preços baixos podem cair mais — vide a Multi (MLAS3)

31 de março de 2023 - 6:13

A Multi (MLAS3) já negociava com um preço/lucro bastante baixo, mas o múltiplo caiu ainda mais depois do balanço fraco do 4T22

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A reação do mercado ao arcabouço fiscal, calote de CRI aos fundos imobiliários de créditos e o corte de remuneração na Americanas (AMER3); confira os destaques do dia

30 de março de 2023 - 19:28

Desde que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu vitorioso do segundo turno das eleições, a sua equipe de transição e posterior alto escalão sempre deixou claro que era hora de rever as prioridades do Orçamento e fazer com que os gastos sociais voltassem a ter um papel de destaque. Para isso acontecer, foi […]

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que sabemos sobre a âncora fiscal que Haddad apresenta hoje; as marcas emblemáticas que quebraram, o risco nuclear e outros destaques do dia

30 de março de 2023 - 8:10

A volta de Bolsonaro ao Brasil deve ficar em segundo plano, uma vez que esta manhã reserva a apresentação da proposta da regra fiscal que sucederá o teto de gastos

CAÇADOR DE TENDÊNCIAS

Day trade na B3: Oportunidade de lucro de 7% com ações da Camil (CAML3); confira a recomendação

30 de março de 2023 - 7:51

Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Camil (CAML3). Veja os detalhes

ESTRADA DO FUTURO

Fraude ou erro? O caso da empresa do fundador do Twitter traz uma verdade amarga para quem aposta contra as ações

30 de março de 2023 - 6:14

Ações da Block, criada por Jack Dorsey, um dos fundadores e ex-CEO do Twitter), despencaram após acusação de ser infestado de contas falsas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bolsa passa por montanha-russa, Multi (ex-Multilaser; MLAS3) derrete e bitcoin sobe; confira os destaques do dia

29 de março de 2023 - 18:47

A sessão desta quarta-feira (29) na B3 terminou sem que uma nova âncora fiscal tenha sido apresentada, mas a confiança de que o texto será divulgado antes do fim de semana permitiu que outros temas ganhassem protagonismo. Fora do Ibovespa, a temporada de balanços falou mais alto — com a Multi (ex-Multilaser) (MLAS3), Mobly (MBLY3) e […]

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies