🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

2022-06-20T10:10:49-03:00
Ana Carolina Neira
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com especialização em Macroeconomia e Finanças (FGV) e pós-graduação em Mercado Financeiro e de Capitais (PUC-Minas). Com passagens pelo portal R7, revista IstoÉ e os jornais DCI, Agora SP (Grupo Folha), Estadão e Valor Econômico, também trabalhou na comunicação estratégica de gestoras do mercado financeiro.
Mudanças no conselho

Quem vai mandar na Eletrobras (ELET6): confira os nomes dos indicados para o novo conselho de administração da ex-estatal

Indicações acontecem após renúncia coletiva de nove membros do conselho de administração, que deixaram a empresa diante da privatização

20 de junho de 2022
10:10
Celular com logo da Eletrobras na tela em frente ao site da empresa
Imagem: T. Schneider/Shutterstock

Em mais uma mudança decorrente da privatização da Eletrobras, a empresa informou na noite de domingo (19) uma nova lista com nomes que irão concorrer ao conselho de administração.

A indicação foi feita por um grupo de acionistas que representa mais de 5% do capital da companhia e acontece após a renúncia de outros nove membros, que deixaram a Eletrobras por conta da privatização e, segundo a empresa, seguindo as boas práticas de governança corporativa.

Entre os acionistas responsáveis pela elaboração da lista estão as gestoras 3G Radar — ligada a Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do país —, além da Maliko Investments, Navi Capital, SPX Equities, Vinci Equities e XP.

A lista é composta por Carlos Augusto Piani, Daniel Alves Ferreira, Felipe Vilela Dias, Ivan de Souza Monteiro (ex-presidente da Petrobras), Marcelo de Siqueira Freitas, Marcelo Gasparino da Silva, Marisete Fatima Dadald Pereira, Octavio Cortes Pereira Lopes e Vicente Falconi Campos.

Separadamente, como candidato dos acionistas titulares de ações preferenciais, está o nome de Pedro Batista de Lima Filho.

No comunicado enviado à CVM, a Eletrobras ressalta que a lista de candidatos ainda está sujeita ao seu próprio Regulamento de Indicações e avaliação do Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração.

O conselho da empresa é composto por 11 membros, sendo que uma das vagas pertence aos representantes dos funcionários da Eletrobras e, neste caso, não houve renúncia.

Renovação de contratos

Na sexta-feira (17) a Eletrobras também informou ao mercado a renovação dos contratos de concessão de 22 hidrelétricas, condição que era necessária para concretizar a privatização da empresa.

O acordo tem duração de 30 anos e prevê o pagamento de R$ 32 bilhões à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e R$ 25,38 bilhões de reais em bônus das concessões à União.

Foram renovados os contratos das hidrelétricas Mascarenhas de Moraes, Furnas, Luis Carlos Barreto (Estreito), Porto Colômbia, Marimbondo, Funil-RJ, Corumbá I, Itumbiara, Tucuruí, Coaracy Nunes, Curuá-Una, Apolônio Sales (Moxotó), Sobradinho, Funil, Pedra, Paulo Afonso I, Paulo Afonso II, Paulo Afonso III, Paulo Afonso IV, Luiz Gonzaga (Itaparica), Boa Esperança (Castelo Branco) e Xingó.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

NOITE CRIPTO

Na luta: bitcoin (BTC) opera em alta, mas performance não dá inveja; confira cotações

Apesar do avanço, o último mês foi o pior da história do bitcoin. A queda de 37,9% se consolidou como a mais terrível da história, desbancando maio de 2021, quando o recuo foi de 35,4%

PROBLEMAS FINANCEIROS

Tenda (TEND3) negocia com credores e consegue sinal verde para flexibilizar endividamento

Os detentores de debêntures da empresa aceitaram mudar os termos das dívidas em troca de garantias – e remuneração – extras

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

‘Pane’ nas exchanges, os limites para a Rússia e a queda do Ibovespa; confira os destaques do dia

Os corredores do mercado financeiro estavam mais silenciosos do que o habitual nesta segunda-feira (04).  Nos Estados Unidos, as bolsas em Wall Street ficaram fechadas devido ao feriado do Dia da Independência americana, mas parece que boa parte dos investidores brasileiros também deu uma esticadinha no fim de semana.  Sem Nova York e com o […]

FECHAMENTO DO DIA

Ibovespa cai abaixo dos 99 mil pontos em dia de baixa liquidez; dólar e juros sobem com petróleo

Sem Wall Street, o Ibovespa teve um dia de movimentação limitada. Apesar da alta do petróleo, o índice não conseguiu se consolidar em alta

ELEIÇÕES 2022

Quem é Maria Luiza Ribeiro Viotti, a primeira mulher a comandar o Itamaraty se Lula vencer as eleições?

A indicação de uma mulher para o Itamaraty contemplaria o movimento feminino na diplomacia, que ganhou força política no Congresso e foi incentivado por Amorim no passado; o Brasil nunca teve uma chanceler

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies