“Quem lacra não lucra. Brasileiro não gosta de lacração. É por isso que o Magazine Luiza está indo mal na bolsa. Ninguém quer comprar mais lá”.
Essa frase partiu de um leitor no Instagram do Seu Dinheiro ao ver uma notícia sobre o balanço decepcionante do Magalu (MGLU3) divulgado na última terça (15).
E daí conclui o seguinte: além das conhecidas definições de investidor “conservador, moderado e arrojado”, as redes sociais pariram outros dois perfis complementares: o bom investidor e o que é feito de bobo.
O bom investidor é aquele que lê análises (1), balanços (2), acompanha as notícias (3), tira dúvidas (4), busca discussões construtivas (5) e depois emite opinião (6).
Ele reconhece a própria ignorância perante o mundo. Tem humildade.
Já o feito de bobo é arrogante: digita o que pensa em tom prepotente, ofensivo e de intolerância — muitas vezes baseados em uma bolha de informações falsas ou imprecisas.
E o que o Magazine Luiza (MGLU3) tem a ver com isso?
Tudo. O leitor que disse que “ninguém quer comprar mais lá” com certeza não leu o material que publicamos sobre o balanço nas multiplataformas (confira no nosso Instagram e nos siga clicando aqui).
O império de Luiza Trajano reportou um balanço abaixo das expectativas do mercado, a ação derreteu quase 10% um dia depois do resultado e o prejuízo líquido ajustado foi de R$ 79 milhões.
Mas as vendas subiram 6% no ano, pressionadas, claro, pelas altas da inflação, dos juros, do dólar e do desemprego, que reduz o poder de compra do brasileiro.
Bastava a leitura da nossa cobertura especial para entender que o motivo nada tinha a ver com as fake news abraçadas pelos investidores que gostam de ser feitos de bobo: “queda de vendas por lacração”. Você pode acessar esses conteúdos pelo feed do Instagram e o link da bio disponível no perfil (basta clicar neste link e nos seguir).
Fizemos dois vídeos no YouTube, três matérias no site e dois vídeos no TikTok (sim, essa rede social tem muito conteúdo sobre mercado financeiro) explicando a situação da empresa e por que a situação na Bolsa pode piorar no médio prazo.
Apresentamos também aos nossos leitores um posicionamento do vice-presidente de negócios do Magalu sobre as perspectivas para a empresa. Como eu disse, você pode ver detalhes nos posts recentes sobre a ação lá no nosso Instagram e no link da bio.
E por que eu estou dizendo isso? Porque quando o assunto é educação financeira me preocupa ver investidores sendo feitos de bobos com notícias rasas, imprecisas ou falsas.
Embasar a compra e venda de uma ação com ideias tortas é suicídio financeiro. Dinheiro não é copo de cerveja para conversa em mesa de bar. Dinheiro não é emoção. Dinheiro é pragmatismo, frieza e estudo.
É por isso que nós convidamos você para seguir nosso Instagram. Por lá, você pode acompanhar apurações exclusivas importantes para o seu bolso, análises de mercado, insights de investimentos e dicas de carreira e empreendedorismo.
Clicando no link da bio, você pode também acessar nossas outras redes sociais pelo link da bio (YouTube, TikTok e LinkedIn). Todos os conteúdos são complementares a esta newsletter do nosso clube de investidores.
Aliás, se você é novo por aqui e não recebeu ainda o guia definitivo e gratuito sobre o Imposto de Renda 2022, lá você encontra também!
CLIQUE AQUI PARA SEGUIR A GENTE NO INSTAGRAM E ENTRAR NUMA JORNADA SÉRIA DE MULTIPLICAÇÃO DE PATRIMÔNIO
VEJA TAMBÉM: VEJA Magazine Luiza (MGLU3) virou pó? AÇÃO DERRETE após PREJUÍZO de R$ 79 milhões | 'Situação vai piorar'
Bons investimentos e forte abraço,
Caio Nascimento