Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
RADIOCASH

Henrique Bredda, sócio da Alaska Asset Management, vê ciclo favorável para ações tradicionais e de commodities

Gestor fala sobre reação após chegada da pandemia, comportamento do mercado e fama como influenciador de finanças

Imagem: Divulgação/LinkedIn/Henrique Bredda

O investidor busca o que está em escassez. Essa é a máxima utilizada por Henrique Bredda, sócio fundador da Alaska Asset Management e gestor dos fundos da série Black, para defender sua mudança de posição em 2021. Durante sua participação no podcast RadioCash, da Empiricus em parceria com a Vitreo, Bredda, um dos nomes mais conhecidos do mercado financeiro do país, chamou a atenção para uma “troca de ciclo” nesta década, que, em sua visão, irá favorecer empresas da chamada “velha economia”, que lidam principalmente com commodities, como Petrobras e Vale.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Companhias de growth [potencial de crescimento] e de value [fluxos de caixa mais consolidados] costumam alternar épocas de boa performance. A década passada foi muito boa para empresas que não dependem tanto do PIB ou de fatores externos, como Google e Amazon. Mas, desde o ano passado, entendemos que o ciclo ia mudar e favorecer empresas mais tradicionais e de commodities”, explicou Bredda.

Para defender sua tese de mudança de ciclo, Bredda citou o conceito de escassez e argumentou que, conforme o termômetro do mercado mundial muda, as expectativas dos investidores também se modificam.

“O investidor busca o que está em falta no mercado, aquilo que é escasso. Quando quase  ninguém cresce [momentos de crise e instabilidade], o crescimento é valorizado. Já quando a economia vai bem e se recupera, o crescimento já não é nada tão especial, e aí a tendência é a de que as ações com uma melhor relação preço/lucro passem a ser mais procuradas”, avaliou.

Essa visão levou o fundo comandado por Bredda, que cresceu muito com a alta de Magazine Luiza (MGLU3), a se desfazer de quase toda sua posição na varejista para investir em Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Cosan (CSAN3), Suzano (SUZB3), entre outras que ele considera “baratas” diante de sua capacidade de geração de caixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa em áudio, disponível nas principais plataformas de streaming, contou com a mediação do estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda, e do CIO da Vitreo, George Waschmann. Você pode dar o play no card abaixo e ouvi-lo integralmente:

Leia Também

ADEUS, 6X1?

Aprovação do fim da escala 6×1 na Câmara pode tirar a proposta do papel em breve: quais são os próximos passos?

REPORTAGEM ESPECIAL

O dinheiro chegou na CVM — mas a ‘xerife do mercado’ voltará a punir de verdade? Ex-presidente revela o que esperar do plano emergencial

Limitação de riscos

Como não poderia deixar de ser, a pandemia ocupou um espaço central no debate entre os três especialistas. Bredda comentou que, em toda sua trajetória no mercado, nunca viu algo como o impacto da Covid-19.

“Foi tudo muito violento e rápido. Quedas bruscas fazem parte de quem investe em ações, mas perdas da ordem de 50% em 15 dias foi algo bem novo, nem durante o confisco da poupança aconteceu isso”, analisou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O gestor conta que, depois do impacto da crise, a Alaska passou a limitar suas perdas com estratégias que envolvem opções a serem exercidas em cenários de estresse.

Conforme a conversa foi se desenrolando, Bredda tocou em diversos pontos ligados ao mundo dos investimentos, como a influência da crise nas grandes empresas, a onda de IPOs, a demanda reprimida do consumo, sua atuação em conselhos de administração e até mesmo em sua influência na internet e seus cuidados para não ser visto como um “guru” de investimentos.

Por fim, ele deixou um recado ao investidor que se deixa tomar pela empolgação: “Toda vez que estiver muito convencido, cuidado com o que seu estômago está pedindo”.

Clique no play abaixo e confira o programa na íntegra:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cybertruck, utilitário da Tesla 27 de maio de 2026 - 15:45
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 27 de maio de 2026 - 14:08
27 de maio de 2026 - 12:57

SEGREDOS SUBTERRÂNEOS

Como 6,3 mil toneladas de ouro foram parar no subsolo de Nova York

27 de maio de 2026 - 12:57
ID da foto:2091499839 azeite de oliva 27 de maio de 2026 - 11:38
Estádio de futebol Copa do Mundo de 2026 27 de maio de 2026 - 11:03
Bolsa família nis final 5 27 de maio de 2026 - 10:19

BOLSA FAMÍLIA

Governo responde se Bolsa Família terá reajuste

27 de maio de 2026 - 10:19
Perolas 26 de maio de 2026 - 16:11

O valor da escassez

Como a China transformou uma joia rara em produto de massa

26 de maio de 2026 - 16:11
Bandeiras países 26 de maio de 2026 - 15:15
Canetas emagrecedoras/Imagem:anilorax/freepik 26 de maio de 2026 - 14:15
Fachada de agência do Itaú Unibanco (ITUB4). 26 de maio de 2026 - 11:31
26 de maio de 2026 - 9:39

JORNADA DE TRABALHO

Pedido de vista adia votação da PEC do fim da escala 6X1

26 de maio de 2026 - 9:39
Lotofácil 3694 e da Lotomania 2928 26 de maio de 2026 - 8:32
25 de maio de 2026 - 15:43
imposto de renda ir 25 de maio de 2026 - 15:04
25 de maio de 2026 - 14:58
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia