Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-02-06T20:53:44-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
mudança na política de preços?

Petrobras amplia prazo para cálculo de paridade de combustível, diz agência

Medida, que vale para o diesel e a gasolina, seria uma tentativa de evitar transferir a volatilidade dos preços internacionais a consumidores

5 de fevereiro de 2021
18:00 - atualizado às 20:53
Petrobras
Imagem: shutterstock

A Petrobras ampliou o prazo para o cálculo de paridade internacional de preço dos combustíveis de três meses para um ano, disse a agência Reuters - que afirma ter ouvido fontes próximas ao assunto.

A medida, que vale para o diesel e a gasolina, seria uma tentativa de evitar transferir a volatilidade dos preços internacionais a consumidores. O Seu Dinheiro entrou em contato com a Petrobras. O espaço está aberto para manifestação.

Se confirmada, a mudança na política de preços acontece no mesmo dia em que o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou que o governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, "nunca interferiu em preços ou atos internos da estatal".

As ações da Petrobras (PETR4) fecharam em alta de 0,69%, cotadas a R$ 29,02 e ficando bem abaixo das máximas do dia, que ficaram entre 3% e 4%. Veja nossa cobertura de mercados.

O que diz a Petrobras

Em comunicado, a Petrobras reafirmou que pratica preços alinhados à paridade de importação.

"No primeiro semestre de 2020, dada a alta significativa da volatilidade de preços de combustíveis, a Petrobras decidiu estender de trimestral para anual o período limite de apuração da aplicação da política de preços de combustíveis".

A estatal também disse que adota métricas de monitoramento de preços de curto prazo. "A prática de acompanhamento do alinhamento de preços está em vigor, mas pode ser alterada observando o melhor interesse dos seus acionistas".

"Desse modo, em dado trimestre os preços domésticos podem eventualmente se situar abaixo do preço de paridade de importação desde que essa diferença seja mais do que compensada nos trimestres seguintes."

Segundo a empresa, a medida não afetou o desempenho financeiro. "A companhia apresentou uma sólida performance nos nove primeiros meses de 2020, com forte geração de caixa operacional e redução de dívida bruta em meio a uma crise sem precedentes na indústria global de petróleo e gás natural".

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

O Ibovespa na contramão do mundo, o impulso das commodities, a pressão dos servidores públicos e tudo o que agitou os mercados nesta terça

Nada como uma perspectiva de aperto monetário para segurar o desempenho dos ativos de risco. E nesta terça-feira (18), os mercados financeiros americanos voltaram do feriado colocando nos preços a expectativa dos investidores com a alta dos juros e a redução dos estímulos monetários nos Estados Unidos. O resultado foi uma disparada nos juros futuros, […]

Fechamento Hoje

Ibovespa sobrevive a mar vermelho no exterior e consegue fechar em alta; avanço nos retornos dos Treasuries pesa nos juros e no câmbio

Principal índice da B3 lutou para se manter no lado positivo ao longo de todo o pregão, com ajuda das commodities; dólar, porém, também fechou em alta

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies