Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-01-30T17:44:50-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
homem mais rico do mundo

Toque de Midas: 5 vezes em que Elon Musk mexeu com ações de empresas

Bilionário fez comentários rápidos, no Twitter, a respeito de várias empresas nesta semana, colocando à prova sua influência sobre parte dos pequenos investidores

30 de janeiro de 2021
17:36 - atualizado às 17:44
Elon,Musk,,Tesla,And,Spacex,Ceo,In,California,,Nov.,27,
Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX, 27 de novembro de 2018 - Imagem: Shutterstock

A influência da pessoa mais rica do mundo no Twitter já não se restringe mais as ações da própria companhia. Elon Musk, cujos tweets sempre mexeram com os papéis da Tesla, agora estende seus comentários para outras empresas — e provoca frenesi em parte do mercado.

O bilionário já teve problemas com órgãos regulatórios dos Estados Unidos por causa de sua conduta na rede social. Em 2018, um tweet do executivo que falava em fechar o capital da Tesla fez as ações da montadora dispararem.

Para acalmar os ânimos dos agentes reguladores, Elon Musk teve de pagar uma multa de US$ 20 milhões e renunciou ao cargo de presidente do conselho da companhia, em acordo com a Securities and Exchange Commission (SEC), a CVM americana.

O desfecho desse caso não tornou executivo tão cauteloso assim. No curto prazo, a Tesla ainda é bastante influenciada por comentários do bilionário no Twitter.

Não bastasse, o mercado segue também um movimento de manada no que diz respeito a qualquer ativo mencionado pelo empresário - que, aliás, virou a pessoa mais rica do mundo depois de um rali dos papéis da Tesla.

As reações sobre os tweets do CEO da montadora têm transformado Elon Musk em um Midas, aquele da mitologia grega, em que tudo que toca vira ouro - ou ao menos muito valorizado, nem que seja por um curto período de tempo.

Veja abaixo alguns exemplos:

1. Shopify

O alvo na quinta-feira (28) foi a empresa canadense de software de e-commerce Shopify. Elon Musk disse que a companhia era "ótima", em resposta ao tweet de outro usuário.

Resultado: os papéis da companhia tiveram uma alta de 3,5%, para no dia seguinte devolverem parte dos ganhos.

A Shopify passa por um bom momento, sem precisar dos tweets do bilionário: os papéis acumulam alta de mais de 130% no último ano, em meio ao avanço de empresas com perfis relacionados a compra online durante a pandemia.

2. Cyberpunk 2077

A semana teve também o toque de Midas sobre os papéis da dona do jogo Cyberpunk 2077, a CD Projekt. O bilionário disse que a estética do novo game da empresa era "incrível".

O comentário levou os papéis da companhia responsável pelo jogo a uma alta de 19% - a maior desde 2015. Os papéis da CD Projekt já acumulavam alta na semana, em um eco da articulação em torno do GameStop.

A CD Projekt sofre uma crise de imagem desde o lançamento do Cyberpunk, em dezembro. Falhas no novo jogo provocaram queixas massivas de usuários e levaram a Sony Corp. a retirar o título de sua loja PlayStation.

3. Bandai Namco Holdings

Bandai Namco Holdings, do Japão, é o nome de outra empresa afetada por um tweet de Elon Musk - que é conhecido por gostar de cultura pop japonesa. Na quarta-feira, os papéis da fabricante de briquedos e jogos subiram 4,4% em Tóquio.

O CEO da Tesla apenas postou um meme de um personagem da Idolmaster, uma série de longa data da Bandai Namco que começou como um jogo de arcade e hoje abragem games para celular e uma série animada.

4. Etsy, Inc.

Elon Musk tuitou ainda, na terça-feira, a respeito da Etsy, Inc., uma empresa americana dona de um site de comércio eletrônico com foco itens feitos a mão, produtos usados e materiais para artesanato.

O bilionário disse que amava a Etsy e que havia comprado para seu cachorro de estimação um capacete de lã do "Marvin, o Marciano", o personagem extraterrestre da Warner Bros. 

Os papéis da empresa subiram mais de 2% no dia do comentário. No ano passado, a Etsy apresentou números relevantes, como um aumento de 51% no número de vendedores em sua plataforma, chegando a 3,8 milhões.  

5. Bitcoin

Não é uma empresa e não foi alvo de um tweet de Elon Musk, mas o bitcoin - já extremamente volátil - merece entrar nesta lista.

Nesta semana, bastou o bilioniário colocar na sua biografia “#bitcoin” e o símbolo da moeda virtual para que a cotação da criptomoeda subisse fortemente.

Aparentemente o CEO da Tesla se rendeu ao bitcoin, depois de inicialmente afirmar que não estava “nem aqui, nem lá” a respeito da criptomoeda.

Mais recentemente, Elon Musk chegou a dizer que apostaria em uma colônia humana em Marte com criptomoedas como meio de pagamentos.

*Com informações de Business Insider, Bloomberg e Forbes

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Palavra do CEO

Eduardo Ragasol, da Neogrid: Como o sucesso do cliente pode ajudar no desenvolvimento do seu negócio

Conhecimento é poder. Entenda a fundo seu cliente. Utilize toda a tecnologia e informações que estão à disposição. Alinhe expectativas. E meça o desempenho dos envolvidos

Se cuida, bitcoin!

Atualização EIP-1559 concluída: confira as mudanças do Ethereum (ETH) com o ‘London Fork’

Batizada de “hard fork London”, a Proposta de Melhoria do Ethereum 1559 (EIP-1559) deve reduzir taxas e tornar a moeda deflacionária

olho lá fora

Petrobras dispara 14% em NY, após balanço e antecipação de dividendos

Por volta das 21h (horário de Brasília), PBR subia 14%; empresa reportou forte fluxo de caixa e lucro surpreendeu analistas

Sem surpresas, mas depende...

Fim do ciclo de alta da Selic? Tudo depende da manutenção do teto de gastos e da política fiscal — e as próximas semanas devem ser decisivas

Para Marcelo Fonseca,chama a atenção o posicionamento do Copom de elevar a taxa até um patamar restritivo, mas o BC está no caminho certo. O economista vê o fim do ciclo de alta no patamar dos 7,5%, mas tudo depende do destino do teto de gastos

seu dinheiro na sua noite

Ibovespa em dia de nova taxa Selic expõe tensão; veja os destaques desta quarta

O Banco Central divulgou há pouco a elevação da taxa básica de juros, a Selic, de 4,25% para 5,25%. Essa alta de 1,00 ponto percentual já vinha sendo antecipada e esperada pelo mercado financeiro, mas isso não impediu que o pregão pré-Copom desta quarta-feira fosse marcado pela cautela. E o Ibovespa que o diga. Receios sobre […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies