Com a distribuição de US$ 4,1 bilhões em ações da Berkshire Hathaway, empresa da qual é fundador e diretor-presidente, Warren Buffett anunciou que atingiu nesta quarta-feira (23) a doação de cerca de metade de seu patrimônio.
O megainvestidor comprometeu-se, em 2006, a distribuir todos os papéis que possui na empresa, equivalentes a 99% de seu patrimônio, para cinco instituições diferentes. Naquele ano, Buffett detinha 474.998 ações da classe “A” da holding de investimentos. Agora o mago de Omaha possui 238.624 papéis.
Mesmo após as doações, Buffett permanece entre os homens mais ricos do mundo, já que as ações remanescentes da Berkshire são avaliadas em cerca de US$ 100 bilhões. “Todas permanecem destinadas à filantropia”, reforçou em uma carta divulgada hoje.
Deixando a cadeira
Além da atualização sobre o andamento das doações, Buffett também comunicou sua saída do cargo de conselheiro de administração na Fundação Bill e Melinda Gates, um dos destinos de sua fortuna.
“Por anos eu vinha sendo conselheiro - inativo, no caso - da Bill and Melinda Gates Foundation. Agora estou deixando o cargo, assim como fiz em todos os conselhos de que participava além da Berkshire”, explicou.
Buffett reforçou que seus objetivos seguem “100% em sincronia” com os da instituição e que, com a chegada de Mark Suzman ao posto de CEO, sua participação física não é mais necessária.