🔴 ONDE INVESTIR EM OUTUBRO? MELHORES AÇÕES, FIIS E DIVIDENDOS – CONFIRA AQUI

Um encontro com a China na pauliceia desvairada

Ao realizar o sonho de trabalhar no mercado financeiro, percebo a relevância da educação formal e do ferramental adequado para ser um bom analista

17 de julho de 2021
7:55 - atualizado às 14:09

Aos 14 anos, quando me encantei pelo mercado financeiro, jamais imaginei que estaria hoje, aos 27, acompanhando ações de empresas chinesas. E, ainda, que cada vez mais chinesas estariam na lista das maiores companhias do mundo em valor de mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ano era 2008, e ali estourava a primeira bolha financeira da minha vida, a qual eu acompanhei diretamente de Belo Horizonte, minha cidade natal. Aquilo acendeu em mim uma curiosidade sobre o mundo financeiro que nunca mais se apagou.

Como podia aquele país ser tão vulnerável ao acúmulo de dívida por parte de famílias e bancos irresponsáveis? Desde aquela época, sonho em trabalhar no mercado financeiro, com o que quer que fosse.

E fui estudando.

Paralelamente, fiz muitas aulas de ballet e de teatro, que eu gostava muito – até meu pai cismar que eu estava mentindo em casa, então fiquei só com o ballet. De toda forma, mal sabia eu que essas aulas me preparariam para enfrentar as câmeras enquanto analista da Empiricus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Coloquei na cabeça que tinha que ser engenheira para me dar bem nesse mercado, e acredita que acabei passando em primeiro lugar no vestibular?

Leia Também

Pois bem, mas acabei me formando em Administração, um curso que me deu uma base teórica melhor para vir trabalhar no mercado financeiro de São Paulo – que, convenhamos, é o mais competitivo da América Latina.

Entretanto, o ferramental mesmo, eu busquei todo por conta própria.

Deduzi que valuation era uma habilidade cara aos profissionais da Faria Lima, então logo busquei um estágio em que aprenderia aquilo, já que a faculdade não ensinava.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E assim fiz – aliás, não fosse minha nota na prova técnica de seleção, cujo tema era finanças corporativas, eu não teria conseguido a vaga, porque um amigo do dono já havia arranjado para seu filho estagiar lá. Por conta da minha nota, acabaram entrando os dois, até meu colega sair por não conseguir acompanhar o ritmo.

Chegando na pauliceia desvairada, fui logo ser trainee do Credit Suisse na área de assessoria para fusões e aquisições. Foi uma excelente forma de chegar à capital paulista, mas com o tempo descobri que gosto mesmo é de ser analista de ações.

Fiz uma rodada de cold calls com várias mulheres da Faria Lima, que caridosamente me fizeram introduções às pessoas certas. Assim, acumulei aprendizado em um grande fundo de investimento em ações, que não nomeio em respeito à discrição escolhida pela casa, antes de me juntar à equipe de análise da série Carteira Empiricus.

Ao longo do caminho tirei a certificação CNPI (e a CGA também). O CNPI é necessário para emitir recomendações de investimentos, como faço hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como você pode ver, dei minha cara a tapa o tempo todo. Haja óleo de peroba para lubrificar a cara de pau que precisei para me trazer até esse humilde posto de analista. 

E aqui estou.

Nesta semana, passei boa parte do tempo entre uma tarefa e outra refletindo sobre o cenário chinês, que afeta diretamente duas empresas da Carteira Empiricus.

O autoquestionamento acerca do limite dos tentáculos do governo chinês sobre as gigantes de tecnologia nacionais foi uma constante para mim nas últimas semanas, e aposto que isso não é exclusividade minha – esse assunto está na cabeça da maioria dos analistas de ações que cobrem Ásia. Na Faria Lima, você encontra vários exemplares dessa espécie.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda, aqui na Empiricus exerço uma frente de trabalho em educação, essa coisa de levar informação financeira para todos, e mostrar que qualquer pessoa consegue montar uma carteira de investimentos sem deixar a desejar para nenhum gestor profissional.

Um dos produtos que ajudei a montar nessa frente foi o novo MBA em Análise de Ações e Finanças, uma pós-graduação Latu Sensu que visa formar analistas profissionais ou, no mínimo, investidores que gerem suas carteiras pessoais como um profissional.

Participei da montagem do programa, da escolha dos professores, dos benefícios e cortesias aos alunos, dos métodos avaliativos e dos aprofundamentos opcionais.

Um dos meus desejos, desde o início, foi que o aluno não tivesse que arrumar um estágio para aprender a fazer modelagem financeira, como foi o meu caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os alunos terão todo um módulo de valuation, que mostrará duas metodologias diferentes e as limitações delas – aliás, a disciplina “Limitações dos Modelos” é maravilhosamente ministrada pelo Rodolfo Amstalden.

Desejaria também que alguém tivesse feito para mim uma lista de todos os livros que precisei ler na paralela, para formar uma mentalidade investidora de qualidade. Então foi isso que montamos para os alunos: um pacote de 11 livros carinhosamente selecionados, que irão até o aluno com uma carta sugerindo a ordem de leitura para uma formação de qualidade.

Um outro desejo era ter um professor para me ajudar a amarrar tudo isso na cabeça – mas isso eu tive a sorte de ter, e vários.

Aprendo diariamente sobre investimentos com o João Piccioni e com o Felipe Miranda, duas mentes que tenho o privilégio de conviver. Ambos são professores do MBA, nas disciplinas de Ações Globais e Estratégias Avançadas de investimentos, respectivamente. Vou te falar que está um escândalo esse módulo que contempla as duas disciplinas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Meu último desejo foi que o aluno não precisasse mandar mensagens constrangedoras para pessoas que não conhece, uma vergonha que passei mas que ninguém precisa passar.

Por isso, montamos um marketplace de vagas, em que vamos conectar os alunos a empregadores que nos acessam quase diariamente à procura de bons profissionais de investimentos, uma oportunidade que precisamos usar para gerar valor aos nossos alunos.

Também oferecemos um curso preparatório para um certificado à sua escolha, preparatório esse já incluso no valor do MBA: CNPI, CFP ou CEA.

Por fim, para quem tiver interesse, ofereceremos a oportunidade de concorrer a uma vaga no nosso grupo de empresas, a depender da participação e da nota do aluno em algumas atividades optativas: trabalhos de aprofundamento, um paper sobre ações com assunto à escolha, um vídeo de apresentação pessoal e um teste de fit com a nossa cultura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tudo feito com muito carinho para contribuir com o desenvolvimento de profissionais de finanças, uma espécie em alta demanda e pouca oferta.

Se você se interessou, não deixe de fazer sua pré-inscrição neste link para acessar as quatro primeiras aulas, gratuitamente. Depois quero saber o que achou. Quero seu feedback!

Um forte abraço!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Um portfólio para qualquer clima ideológico

20 de outubro de 2025 - 19:58

Em tempos de guerra, os generais não apenas são os últimos a morrer, mas saem condecorados e com mais estrelas estampadas no peito. A boa notícia é que a correção de outubro nos permite comprar alguns deles a preços bastante convidativos.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A temporada de balanços já começa quente: confira o calendário completo e tudo que mexe com os mercados hoje

20 de outubro de 2025 - 7:52

Liberamos o cronograma completo dos balanços do terceiro trimestre, que começam a ser divulgados nesta semana

BOMBOU NO SD

CNH sem autoescola, CDBs do Banco Master e loteria +Milionária: confira as mais lidas do Seu Dinheiro na semana

19 de outubro de 2025 - 15:02

Matérias sobre o fechamento de capital da Gol e a opinião do ex-BC Arminio Fraga sobre os investimentos isentos de IR também integram a lista das mais lidas

VISAO 360

Como nasceu a ideia de R$ 60 milhões que mudou a história do Seu Dinheiro — e quais as próximas apostas

19 de outubro de 2025 - 8:00

Em 2016, quando o Seu Dinheiro ainda nem existia, vi um gráfico em uma palestra que mudou minha carreira e a história do SD

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Eletrobras se livrou de uma… os benefícios da venda da Eletronuclear, os temores de crise de crédito nos EUA e mais

17 de outubro de 2025 - 7:55

O colunista Ruy Hungria está otimista com Eletrobras; mercados internacionais operam no vermelho após fraudes reveladas por bancos regionais dos EUA. Veja o que mexe com seu bolso hoje

SEXTOU COM O RUY

Venda da Eletronuclear é motivo de alegria — e mais dividendos — para os acionistas da Eletrobras (ELET6)

17 de outubro de 2025 - 6:07

Em um único movimento a companhia liberou bilhões para investir em outros segmentos que têm se mostrado bem mais rentáveis e menos problemáticos, além de melhorar o potencial de pagamento de dividendos neste e nos próximos anos

VONTADE DOS CÔNJUGES

Projeto aprovado na Câmara permite divórcio após a morte de um dos cônjuges, com mudança na divisão da herança

16 de outubro de 2025 - 15:22

Processos iniciados antes do falecimento poderão ter prosseguimento a pedido dos herdeiros, deixando cônjuge sobrevivente de fora da herança

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A solidez de um tiozão de Olympikus: a estratégia vencedora da Vulcabras (VULC3) e o que mexe com os mercados hoje

16 de outubro de 2025 - 8:09

Conversamos com o CFO da Vulcabras, dona das marcas Olympikus e Mizuno, que se tornou uma queridinha entre analistas e gestores e paga dividendos mensais

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O que o Nobel nos ensina sobre decisões de capex?

15 de outubro de 2025 - 19:57

Bebendo do alicerce teórico de Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt se destacaram por estudar o papel das inovações tecnológicas nas economias modernas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A fome de aquisições de um FII que superou a crise da Americanas e tudo que mexe com o seu bolso nesta quarta (15)

15 de outubro de 2025 - 7:47

A história e a estratégia de expansão do GGRC11, prestes a se tornar um dos cinco maiores FIIs da bolsa, são os destaques do dia; nos mercados, atenção para a guerra comercial, o Livro Bege e balanços nos EUA

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um atalho para a bolsa: os riscos dos IPOs reversos, da imprevisibilidade de Trump e do que mexe com o seu bolso hoje

14 de outubro de 2025 - 8:08

Reportagem especial explora o caminho encontrado por algumas empresas para chegarem à bolsa com a janela de IPOs fechada; colunista Matheus Spiess explora o que está em jogo com a nova tarifa à China anunciada por Trump

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

100% de tarifa, 0% de previsibilidade: Trump reacende risco global com novo round da guerra comercial com a China

14 de outubro de 2025 - 7:48

O republicano voltou a impor tarifas de 100% aos produtos chineses. A decisão foi uma resposta direta ao endurecimento da postura de Pequim

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Perdidos no espaço-tempo

13 de outubro de 2025 - 19:58

Toda a Ordem Mundial dos últimos anos dá lugar a uma nova orientação, ao menos, por enquanto, marcada pela Desordem

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Abuse, use e invista: C&A queridinha dos analistas e Trump de volta ao morde-assopra com a China; o que mexe com o mercado hoje?

13 de outubro de 2025 - 7:40

Reportagem especial do Seu Dinheiro aborda disparada da varejista na bolsa. Confira ainda a agenda da semana e a mais nova guerra tarifária do presidente norte-americano

TRILHAS DE CARREIRA

ThIAgo e eu: uma conversa sobre IA, autenticidade e o futuro do trabalho

12 de outubro de 2025 - 7:04

Uma colab entre mim e a inteligência artificial para refletir sobre três temas quentes de carreira — coffee badging, micro-shifting e as demissões por falta de produtividade no home office

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A pequena notável que nos conecta, e o que mexe com os mercados nesta sexta-feira (10)

10 de outubro de 2025 - 7:59

No Brasil, investidores avaliam embate após a queda da MP 1.303 e anúncio de novos recursos para a construção civil; nos EUA, todos de olho nos índices de inflação

SEXTOU COM O RUY

Esta ação subiu mais de 50% em menos de um mês – e tem espaço para ir bem mais longe

10 de outubro de 2025 - 6:03

Por que a aquisição da Desktop (DESK3) pela Claro faz sentido para a compradora e até onde pode ir a Microcap

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Menos leão no IR e mais peru no Natal, e o que mexe com os mercados nesta quinta-feira (9)

9 de outubro de 2025 - 8:06

No cenário local, investidores aguardam inflação de setembro e repercutem derrota do governo no Congresso; nos EUA, foco no discurso de Powell

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: No news is bad news

8 de outubro de 2025 - 19:59

Apuração da Bloomberg diz que os financistas globais têm reclamado de outubro principalmente por sua ausência de notícias

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Pão de queijo, doce de leite e… privatização, e o que mexe com os mercados nesta quarta-feira (8)

8 de outubro de 2025 - 8:10

No Brasil, investidores de olho na votação da MP do IOF na Câmara e no Senado; no exterior, ata do Fomc e shutdown nos EUA

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar