Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-01-13T09:52:32-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
tá melhorando

Setor de serviços tem sexta alta consecutiva em novembro

Volume sobe 2,6%, acima do esperado pelo mercado, mas insuficiente para reverter a perda de 19,6% verificada entre fevereiro e maio

13 de janeiro de 2021
9:52
Serviços
Imagem: Shutterstock

O volume de serviços no Brasil registrou um crescimento de 2,6% entre outubro e novembro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo IBGE.

O resultado representa a sexta expansão mensal consecutiva, gerando um ganho acumulado de 19,2%. Ele também veio acima da mediana de estimativas coletadas pela Projeção Broadcast, de 1,7%.

Contudo, este avanço ainda é insuficiente para reverter a perda de 19,6% verificada entre fevereiro e maio. O volume de serviços no Brasil ainda se encontra 14,1% abaixo do recorde histórico, de novembro de 2014 e 3,2% abaixo de fevereiro de 2020.

Na comparação com novembro de 2019, o volume de serviços recuou 4,8% em novembro, nona taxa negativa seguida.

No acumulado de 2020, o volume de serviços caiu 8,3% frente a igual período de 2019. Já o acumulado nos últimos 12 meses (-7,4%) manteve a trajetória descendente iniciada em janeiro (1,0%) e apontou o resultado negativo mais intenso desde o início da série histórica, iniciada para esse índice, em dezembro de 2012.

Por setor

Segundo o IBGE, a alta de outubro para novembro foi acompanhada pelas cinco atividades investigadas. Os destaques foram para transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,4%), serviços prestados às famílias (8,2%) e profissionais, administrativos e complementares (2,5%).

Os dois primeiros setores foram os mais afetados pela pandemia da covid-19, que impactou mais duramente os serviços de caráter presencial.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

XP anuncia investimento na edtech Resilia

A Resilia é uma edtech que combina tecnologias que potencializam o aprendizado individualizado e em comunidade com um método de ensino que capacita potenciais talentos de uma forma mais rápida para o mercado digital

Análise

Investir em ações de banco ainda é uma boa? Veja 3 motivos que deixam a XP Investimentos cautelosa

Se no ano passado a postura era otimista, agora os analistas do setor financeiro da XP estão mais cautelosos, já que o cenário é de preços elevados dos ativos e uma concorrência e intervenções regulatórias preocupantes.

REFORMA TRIBUTÁRIA

PIB pode crescer 1,6% com redução de IR para empresas, indica estudo

O cálculo de 20% teve como base comportamento das empresas depois de um dos maiores aumentos na alíquota do imposto sobre dividendos no mundo – na França, em 2013, de 15,5% para 46%

ESG

‘Equidade racial se tornou prioridade dentro da Vivo’, diz presidente

Dentro da extensa agenda ESG, que concentra ações ambientais, sociais e de governança, a Vivo aposta na equidade racial

Clube do livro

Das tulipas ao bitcoin: conheça a história das crises financeiras de uma forma irreverente

O maior trunfo de “Crash”, de Alexandre Versignassi, é nos guiar pela história da economia mundial e brasileira traçando paralelos entre o passado e o presente

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies