Menu
2021-01-13T09:52:32-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
tá melhorando

Setor de serviços tem sexta alta consecutiva em novembro

Volume sobe 2,6%, acima do esperado pelo mercado, mas insuficiente para reverter a perda de 19,6% verificada entre fevereiro e maio

13 de janeiro de 2021
9:52
Serviços
Imagem: Shutterstock

O volume de serviços no Brasil registrou um crescimento de 2,6% entre outubro e novembro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pelo IBGE.

O resultado representa a sexta expansão mensal consecutiva, gerando um ganho acumulado de 19,2%. Ele também veio acima da mediana de estimativas coletadas pela Projeção Broadcast, de 1,7%.

Contudo, este avanço ainda é insuficiente para reverter a perda de 19,6% verificada entre fevereiro e maio. O volume de serviços no Brasil ainda se encontra 14,1% abaixo do recorde histórico, de novembro de 2014 e 3,2% abaixo de fevereiro de 2020.

Na comparação com novembro de 2019, o volume de serviços recuou 4,8% em novembro, nona taxa negativa seguida.

No acumulado de 2020, o volume de serviços caiu 8,3% frente a igual período de 2019. Já o acumulado nos últimos 12 meses (-7,4%) manteve a trajetória descendente iniciada em janeiro (1,0%) e apontou o resultado negativo mais intenso desde o início da série histórica, iniciada para esse índice, em dezembro de 2012.

Por setor

Segundo o IBGE, a alta de outubro para novembro foi acompanhada pelas cinco atividades investigadas. Os destaques foram para transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (2,4%), serviços prestados às famílias (8,2%) e profissionais, administrativos e complementares (2,5%).

Os dois primeiros setores foram os mais afetados pela pandemia da covid-19, que impactou mais duramente os serviços de caráter presencial.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Recuperação

Brincadeira de gente grande: Goldman Sachs e Bank Of America divulgam resultados do 4T20

Grandes empresas, como o Goldman Sachs e o Bank Of America, anunciaram os seus resultados do quarto trimestre de 2020 e eles são bastante animadores.

Prévia operacional

Cyrela tem crescimento de vendas e lançamentos em 2020, e analistas gostam dos números

Lançamentos totalizaram R$ 2,873 bilhões, enquanto vendas líquidas somaram R$ 1,860 bilhão

EM ALTA

Com petróleo em alta, Credit Suisse reitera recomendação de compra da Petrobras

Banco eleva preço-alvo de ADRs após revisar para cima projeção para Ebitda da indústria do petróleo em 2021 e 2022

Exile on Wall Street

Private equity para pessoas físicas

Há uma frase de que gosto muito no livro “Princípios do Estrategista”: as ideias do Taleb são tão boas que se dessem dinheiro seria sacanagem.

Panorama das fintechs

Goldman Sachs recomenda compra de ação da Stone, XP e PagSeguro e venda de Banco Inter

Embora o Inter seja o grande destaque de crescimento de clientes, os analistas do banco norte-americano apontam a ação da da Stone como a favorita entre as fintechs

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies