🔴 UM SALÁRIO MÍNIMO DE RENDA TODO O MÊS COM DIVIDENDOS? – DESCUBRA COMO

Vitor Azevedo

Radiocash

Para André Ribeiro, sócio-fundador da Brasil Capital, investir no Brasil requer perseverança

Investir no Brasil não é fácil nem para os mais experientes gestores: André Ribeiro fala sobre trajetória da gestora e algumas ações favoritas em novo episódio do RadioCash, podcast da Empiricus e da Vitreo

Vitor Azevedo
22 de julho de 2021
15:59 - atualizado às 12:07
André Ribeiro
Imagem: Reprodução YouTube

A Brasil Capital, criada em 2008, tornou-se uma gestora reconhecida no mercado. Não é à toa, o desempenho apresentado é consistente: seu fundo de ações tem um retorno anual médio de 20% desde 2010. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

André Ribeiro, sócio-fundador da gestora, falou sobre a trajetória da casa, sua tese de investimentos e as dificuldades de se investir no Brasil no último RadioCash, podcast da Empiricus conduzido por Felipe Miranda, CIO e estrategista-chefe da research, e Jojo Wachsmann, CIO da Vitreo. 

De início, a Brasil Capital era uma gestora de fundos multimercados. Apesar de mostrar resultados positivos também nesta época, houve a opção, pouco mais tarde, por se especializar em empresas brasileiras listadas em Bolsa. “Antes fazíamos shorts e operávamos em outros mercados. Isso complicava tudo, atrapalhava as decisões. Nos perdíamos na hora de escolher entre curto, médio ou longo prazo”, contou Ribeiro. 

Para o gestor, a decisão tomada pela Brasil Capital há quase dez anos de se especializar deve, cada vez mais, se tornar padrão. O mundo dos investimentos caminha para ser algo mais focado e menos generalista. “A tecnologia deve acabar por ligar investidores interessados em ações no Brasil com gestores especializados nesses ativos, bem como investidores interessados em ouro, em mercados asiáticos ou ações de tecnologia americanas”, comentou. 

Segundo ele, a persona do “especialista em tudo” é algo um pouco ultrapassado, apesar de ainda ser sucesso no Brasil. “Fazer todas as alocações de um portfólio é uma dificuldade. Mas isso é muito mais demandado aqui do que no resto do mundo”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, o foco de André Ribeiro e de sua equipe é buscar empresas brasileiras, listadas na B3 e também no exterior, que mesclam dominância setorial e atuação em áreas com alto potencial de crescimento. “Buscamos companhias líderes e em áreas promissoras”, afirma.

Leia Também

A Brasil Capital também acompanha de perto a capacidade de execução das companhias. “Gostamos de equipes capazes de seguir em frente no Brasil, o que não é mole”, disse referindo-se aos desafios no ambiente de negócios do país. 

Características do Brasil ainda mantém investidores estrangeiros afastados

Desde 2016, a Brasil Capital possui um escritório em Nova York, focado em atrair investidores estrangeiros para as companhias brasileiras. Isso, porém, não tem se mostrado algo fácil: Ribeiro afirma que o investimento na metrópole americana começou a dar resultados apenas nos últimos 12 meses e ainda existem entraves.

“A gente viu nesse ano investidores estrangeiros colocando bilhões na bolsa Brasileira de maneira consistente. O Brasil, apesar disso, continua não representando nada no MSCI Global e nem no MSCI Emerging Markets”, destacou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O gestor afirma que, apesar do fluxo recente, os investidores internacionais que estão buscando o Brasil atualmente não são "novos". “Quem está vindo é quem já investe no Brasil há 10 ou 15 anos. Estão rebalanceando posições. Não vemos novos nomes se interessando por fundos brasileiros”, conta. 

Isso se dá, conforme a explicação do gestor, pelo fato de o país estar entregando pouco crescimento, estando parado há quase uma década. “O investidor estrageiro deixou o Brasil de lado e foi buscar crescimento, principalmente o associado à tecnologia. Isso está na Ásia e nos Estados Unidos, não no Brasil e na América Latina. É preciso ter perseverança para investir aqui”, afirma. 

Entregar resultados para investidores internacionais, mesmo com a ótima performance para os patamares brasileiros, chegou a ser um incômodo. “Eles poderiam ter alocado no S&P 500 e na Nasdaq e lucrado muito mais com muito menos emoção”, disse. 

É por conta desse cenário que a Brasil Capital busca diferenciais na hora de fazer aportes. E, segundo André Ribeiro, é possível achar bons cases no país, apesar de tudo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dê o play abaixo e ouça esse bate papo na íntegra:

Cosan está há 11 anos na carteira da Brasil Capital

Perseverança e resiliência, segundo o próprio Ribeiro, como já mencionado, são características necessárias para investir no Brasil. E a Brasil Capital tem, em seu portfólio, aportes de longa data. Alguns deles podem ser utilizados, de acordo com Jojo Wachsmann, para mudar a mentalidade “day trade” de alguns estagiários.

“Estamos com a Cosan desde 2009. Lá atrás, quando investimos, era uma companhia de velhas usinas de açúcar gerida pelo fundador”, conta Ribeiro. “Já foi um investimento grande, pequeno, mas sempre esteve no portfólio. Hoje é, novamente, um dos nossos maiores aportes”. A companhia acumula valorização de mais de 300% desde então.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para Ribeiro, a Cosan reúne os pontos que a Brasil Capital gosta: dominância, boa gestão e um setor promissor. Ela teria deixado de ser uma companhia de “usinas velhas” para virar líder de um setor com enorme potencial - o de energias renováveis - após o fundador abrir mão do seu controle total das decisões, achando bons sócios e executivos.

A Cosan ainda trabalha com commodities, setor em que o Brasil tem diferencial competitivo. “Quem sobrevive, no fim das contas, é quem tem menor custo-caixa. As empresas brasileiras de commodities, via de regra, possuem essa característica. Então, elas sobrevivem ao longo dos ciclos.”

Às vezes, porém, é necessário diminuir posições. No RadioCash, foi comentado o caso da B3, antiga e grande posição da gestora. “Hoje temos uma posição muito menor. Apesar dos resultados já entregues, há uma percepção do mercado que o crescimento e a margem podem ser atacados”, conta, em referência às recentes reclamações de agentes e clientes sobre os preços da companhia e também aos boatos do possível surgimento de uma concorrente.

Fora Cosan e B3, Ribeiro comentou no RadioCash sobre outras posições do Brasil Capital. Falou também sobre os IPOs, especialmente sobre aqueles com os quais está animado. “Acho essa safra algo excepcional”, afirma

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quer saber todos os detalhes? Basta ouvir o RadioCash na íntegra, que está disponível no Spotify.

Clique no play e confira esse bate-papo legal com o André Ribeiro, sócio-fundador e gestor da Brasil Capital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
BATE VOLTA

A cidade mais segura do estado de São Paulo fica a menos de 1 hora da capital; onde é e o que fazer?

28 de novembro de 2025 - 11:15

A 40 km da capital paulista, essa cidade é uma das mais antigas de São Paulo e preserva um rico patrimônio histórico

JÁ CAIU AÍ?

Primeira parcela do 13º cai hoje (28); veja quem recebe, como calcular e o que muda na segunda parte

28 de novembro de 2025 - 10:30

O 13º começa a entrar na conta dos brasileiros com a liberação da primeira parcela, sempre maior por não incluir descontos

PAGA HOJE

Receita paga lote da malha fina nesta sexta (28); veja quem recebe e como consultar

28 de novembro de 2025 - 8:35

Após regularizarem pendências com o Fisco, mais de 214 mil contribuintes recebem nesta sexta (28) o lote da malha fina, que inclui também restituições residuais de anos anteriores

MÁQUINA DE MILIONÁRIOS

Lotofácil desencanta e faz 1 novo milionário, mas Quina 6888 rouba a cena e paga o maior prêmio da noite

28 de novembro de 2025 - 7:12

Basta acumular por um sorteio para que a Lotofácil se transforme em uma “máquina de milionários”; Super Sete promete o maior prêmio da noite desta sexta-feira (28).

ÚLTIMO LOTE!

Bolsa Família: Caixa paga último lote de novembro hoje (28) para NIS final 0

28 de novembro de 2025 - 5:46

A ordem de pagamento do benefício para famílias de baixa renda é definida pelo último número do NIS

15% ATÉ QUANDO?

As pedras no caminho do Banco Central para cortar a Selic, segundo Galípolo

27 de novembro de 2025 - 18:15

O presidente do BC participou de uma entrevista com o Itaú nesta quinta-feira (27) e falou sobre as dificuldades de atuação da autoridade monetária

RUMO À GLÓRIA (E PREMIAÇÃO) ETERNA

Final da Libertadores 2025: Por que uma vitória do Palmeiras vai render mais dinheiro do que se o Flamengo levar a taça

27 de novembro de 2025 - 17:13

Na Final da Libertadores 2025, Palmeiras x Flamengo disputam não só o título, mas também a maior premiação da história do torneio

ESQUENTA DA AMAZON

Black Friday Amazon com até 60% de desconto: confira as principais ofertas em eletrônicos e os cupons disponíveis

27 de novembro de 2025 - 17:09

Promoções antecipadas incluem Kindle, TVs, smartphones e mais; cupons chegam a R$ 500 enquanto durarem os estoques

ACEITA UM CAFEZINHO?

Café faz bem para o coração? Novo estudo diz que sim

27 de novembro de 2025 - 15:43

Pesquisa indica que até quem tem arritmia pode se beneficiar de uma das bebidas mais consumidas do mundo

MAIOR DEVEDOR DO PAÍS

Quem controla a empresa apontada como a maior devedora de impostos do Brasil

27 de novembro de 2025 - 14:31

Megaoperação expõe a refinaria acusada de sonegar bilhões e ligada a redes do crime organizado

MORDIDA DO LEÃO

O que diz o projeto do devedor contumaz de impostos que tramita no Congresso? Entenda ponto a ponto

27 de novembro de 2025 - 14:30

O objetivo da Receita Federal é punir empresários que abrem empresas apenas com o intuito de não pagar impostos

MAIS DE 10 ANOS DE ESPERA

Concurso SEFAZ SP 2025: edital para Auditor Fiscal é publicado — 200 vagas e salário inicial de R$ 21,1 mil

27 de novembro de 2025 - 14:19

Concurso público Sefaz SP oferece 200 vagas para Auditor Fiscal, com salários iniciais de R$ 21,1 mil e provas marcadas para fevereiro e março de 2026

QUEM QUER MANSÃO?

Quanto vale hoje a mansão abandonada de Silvio Santos? Mais do que você imagina

27 de novembro de 2025 - 13:13

Antigo refúgio da família Abravanel em Mairiporã, imóvel com deck na Represa da Cantareira, piscina, spa e casa de hóspedes ressurge reformado após anos de abandono

MEGAOPERAÇÃO

Como funcionava o esquema do Grupo Refit, maior devedor de impostos do país, segundo a Receita Federal

27 de novembro de 2025 - 12:35

Antiga Refinaria de Manguinhos foi alvo da Operação Poço de Lobato, acusada de um sofisticado esquema de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis

CIDADE GIGANTE

Essa cidade brasileira é a terceira maior do mundo, supera Portugal e Israel e tem mais cabeças de gado do que gente

27 de novembro de 2025 - 9:52

Maior município do Brasil, Altamira supera o território de mais de 100 países e enfrenta desafios sociais, baixa densidade populacional e alta violência

SETOR DE COMBUSTÍVEIS

Grupo Refit é alvo de megaoperação, com mandados contra 190 suspeitos; prejuízo é de R$ 26 bilhões aos cofres públicos

27 de novembro de 2025 - 9:03

Os alvos da operação são suspeitos de integrarem uma organização criminosa e de praticarem crimes contra a ordem econômica e tributária e lavagem de dinheiro

MÁQUINA EMPERRADA

Até tu, Lotofácil? Loterias da Caixa acumulam no atacado e atenções se voltam para prêmio de R$ 53 milhões na Timemania

27 de novembro de 2025 - 6:52

É raro, mas até a Lotofácil encalhou na noite de quarta-feira (26); Quina, +Milionária, Lotomania, Dupla Sena e Super Sete também acumularam

GÁS DO POVO

Gás do Povo entra em operação: veja onde o botijão gratuito já está sendo liberado

27 de novembro de 2025 - 6:36

Primeiras recargas do Gás do Povo começaram nesta semana em dez capitais; programa deve alcançar 50 milhões de brasileiros até 2026

PROGRAMA SOCIAL

É dia de pagamento: Caixa libera Bolsa Família de novembro para NIS final 9

27 de novembro de 2025 - 5:48

O pagamento do benefício ocorre entre os dias 14 e 28 deste mês e segue ordem definida pelo último número do NIS

AO INFINITO E ALÉM!

Como é o foguete que o Brasil vai lançar em dezembro (se não atrasar de novo)

26 de novembro de 2025 - 16:39

Primeira operação comercial no país vai levar ao espaço satélites brasileiros e tecnologias inéditas desenvolvidas por universidades e startups

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar