🔴 ONDE INVESTIR EM NOVEMBRO: AÇÕES, DIVIDENDOS, FIIS E CRIPTOMOEDAS – CONFIRA

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Reduza sua conta de luz

Quer instalar energia solar em casa para economizar? Descubra se é para você

Já vimos que a geração de energia solar em casa pode valer muito a pena; veja para quais perfis de consumidores e residências o sistema é indicado

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
19 de outubro de 2021
5:30 - atualizado às 13:05
Homem instala painel solar em telhado de casa
Casas são imóveis mais indicados para abastecimento com energia solar fotovoltaica. - Imagem: Kindel Media/Pexels

A instalação de sistemas de geração de energia solar em casa é vantajosa para economizar na conta de luz, especialmente em épocas e regiões de energia elétrica mais cara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma reportagem anterior, eu mostrei para você que a adoção de energia solar pode reduzir a conta de luz em mais de 90%, e que o investimento leva de dois a cinco anos para se pagar, sendo que a vida útil dos equipamentos é elevada.

Por outro lado, o investimento inicial é alto e, se você optar pelo financiamento, os juros costumam ser salgados. Então é preciso saber direitinho para que tipo de residência e de consumidor vale a pena investir em sistemas de energia solar.

Esta matéria é a segunda de uma série de três reportagens sobre a adoção de energia solar em casa:

De saída, é possível dizer que, para considerar a adoção desse tipo de geração, o ideal é que o usuário tenha a perspectiva de continuar morando naquela residência ainda por uns bons anos. Ainda assim, sistemas de geração de energia solar tendem a valorizar os imóveis na hora da venda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A seguir, eu vou falar um pouco sobre os tipos de sistema de geração de energia solar e para que perfis de residência e que nível de consumo vale a pena. Para esta matéria, eu tive a ajuda do Rodrigo Freire, CEO da Holu, plataforma que permite orçar projetos de energia solar fotovoltaica com diversos fornecedores e fazer a contratação online, e do Oscar de Mattos, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Térmica (Abrasol).

Leia Também

Tipos de sistemas de geração de energia solar

Para começar, convém diferenciar os tipos de sistemas de geração de energia solar residenciais comumente adotados no Brasil hoje.

Energia solar fotovoltaica

O sistema de energia fotovoltaica, que permite a geração de eletricidade para qualquer finalidade, é talvez o mais conhecido, e é aquele que vem à cabeça quando falamos de adoção de energia solar em casa.

Esse tipo de sistema pode ser on grid - o mais adotado, ligado à rede de distribuição de energia - ou off grid - mais raro e normalmente adotado em locais mais isolados, que se vale de um sistema de baterias para armazenar energia e é totalmente independente das redes distribuidoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No sistema on grid, também chamado de sistema de geração distribuída, os painéis solares geram energia e abastecem a residência durante o dia, mas a eletricidade consumida à noite ou em dias de baixa luminosidade continua vindo da rede de distribuição normal.

Ou seja, é possível reduzir, mas não eliminar totalmente a conta de luz; ainda assim, toda energia extra gerada na sua casa - produzida, mas não consumida - é injetada na rede, gerando créditos que podem ser abatidos na conta de luz dentro de até cinco anos (mas em geral as pessoas os utilizam dentro de um ano).

Apenas o sistema off grid permite prescindir totalmente da rede de distribuição e eliminar a conta de luz, mas aí há todo o custo e a manutenção das baterias. Por ser tão incomum, quando falarmos de energia fotovoltaica nesta matéria, estaremos nos referindo ao sistema on grid, de geração distribuída.

Energia solar heliotérmica (aquecedores solares)

O outro tipo de geração de energia solar é a heliotérmica, isto é, o uso da energia solar gerada para aquecimento de água em chuveiros e piscinas, o que permite reduzir ou mesmo eliminar o custo de um dos grandes vilões da conta de luz: o chuveiro elétrico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sistema é composto de coletores solares, que esquentam a água, e um reservatório térmico, onde ela fica armazenada e aquecida por um período de 24 a 48 horas. Nesse caso, o sistema é totalmente independente da rede de distribuição de energia elétrica, o que significa que a sua utilização de fato elimina o custo de aquecer a água da conta de luz.

No entanto, caso o sistema fique mais de três dias sem insolação - por exemplo, em caso de períodos prolongados de chuva e tempo nublado -, uma resistência elétrica com controle de temperatura funciona como backup.

“Nas regiões Sul e Sudeste, em cerca de 80% dos dias é possível aquecer a água só com a energia solar. O usuário consegue monitorar a temperatura por aplicativo e acionar o aquecimento elétrico apenas quando a água esfriar, por exemplo. É possível até programar as verificações de temperatura para elevá-la sempre que necessário”, explica Oscar de Mattos, presidente da Abrasol.

Para ele, um bom planejamento para otimizar a economia de energia numa residência em que os chuveiros sejam originalmente elétricos consistiria na instalação de um aquecedor solar complementada pela de painéis fotovoltaicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não faz sentido utilizar a tecnologia fotovoltaica para esquentar água. O aquecedor solar é, no mínimo, quatro vezes mais eficiente que os painéis fotovoltaicos para essa finalidade de aquecer a água. E é uma tecnologia mais barata”, diz Mattos.

Para quem pode ser vantajoso gerar energia solar em casa

Tipo de residência

No caso da energia solar fotovoltaica, a instalação costuma ser mais vantajosa em casas, pois é preciso uma grande área de telhado para colocar os painéis solares.

“Casas com telhados bastante ensolarados, que não têm prédios em volta fazendo sombra são o tipo de construção em que mais são feitas instalações. Também é possível instalar as placas no solo, no interior do país é muito comum”, explica Rodrigo Freire, CEO da Holu.

No caso de condomínios de apartamentos, dificilmente a área do topo do edifício será grande o suficiente para a instalação de painéis capazes de abastecer todos os apartamentos e as áreas comuns.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, segundo Freire, alguns edifícios fazem projetos para abastecer ao menos as áreas comuns, o que reduz a taxa de condomínio. “Apartamentos de cobertura também podem instalar sistemas de geração de energia solar. No Rio de Janeiro é relativamente comum”, complementa.

Já no caso da energia solar heliotérmica, o presidente da Abrasol assegura ser possível a instalação em diferentes tipos de residências, tanto casas como prédios.

Ele conta que mesmo casas pequenas, como as do programa Casa Verde e Amarela, podem se beneficiar do sistema, e que edifícios podem instalá-lo para aquecer tanto os chuveiros dos apartamentos quanto a piscina do condomínio.

“Já foram instalados aquecedores solares de chuveiro em 700 mil habitações de interesse social de 40m2, com reservatórios de 200L com um metro de lado e coletores de um por dois metros, tudo no telhado da casa. Numa casa média, para uma família de quatro a cinco pessoas, o sistema costuma ter 500L de capacidade, o que inclui duas placas de dois metros quadrados. É um sistema compacto, que não ocupa muito espaço no telhado”, explica Oscar de Mattos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consumo mínimo de energia

Quanto ao perfil de consumo, Rodrigo Freire, da Holu, diz que o sistema fotovoltaico é inviável para quem está no limiar do consumo mínimo obrigatório da sua região, uma vez que a tarifa mínima deverá continuar sendo paga.

“Tanto que a gente sempre monta projetos para gerar somente a quantidade de energia que excede o consumo mínimo da residência, justamente para o cliente conseguir aproveitar aquela energia que ele já vai ter que pagar de qualquer maneira”, explica.

Mas ele diz que a adoção de energia solar fotovoltaica começa a ficar interessante mesmo para residências que consomem a partir de cerca de R$ 300 por mês. “O sistema tende a ser melhor para casas maiores, que consomem mais”, diz.

Já os sistemas de aquecimento solar de água têm custo muito mais acessível, com retorno rápido, tornando-se interessantes para muito mais residências, conforme veremos na próxima reportagem da série, que traz simulações e mostra, afinal, quanto custa instalar sistemas de geração de energia solar em casa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na próxima matéria da série, eu falo sobre quanto custa, afinal, gerar energia solar em casa, seja fotovoltaica, seja para aquecimento de água. E no vídeo a seguir eu faço todo um resumo da questão. Aproveite para se inscrever no nosso canal de YouTube e compartilhar o vídeo com seus amigos e conhecidos que podem se beneficiar da instalação de painéis solares em casa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
A confusão das línguas

‘Torre de Babel’ saudita? Construção do ‘The Line’ é paralisada justamente pelo que buscava eliminar

5 de novembro de 2025 - 13:15

Projetada para ser livre de combustíveis fósseis, a construção da cidade futurística, na Arábia Saudita, foi interrompida por não “compreender a língua” do preço do petróleo

SÓ EM 2026...

Selic em 15% ao ano ainda vai longe, acredita Roberto Padovani, economista-chefe do BV

5 de novembro de 2025 - 12:45

Para o economista, tem um indicador em específico que está no radar do BC e esse dado deve definir o destino dos juros básicos nos próximos meses

ENCALHADAS

Lotofácil atola junto com Mega-Sena, Quina e outras loterias, mas hoje pode pagar mais até que a +Milionária

5 de novembro de 2025 - 7:21

Prêmio acumulado na Mega-Sena vai a R$ 48 milhões, mas ela só volta à cena amanhã; Lotofácil pode pagar R$ 10 milhões nesta quarta-feira (5).

FORA DA CURVA

Na próxima reunião, o Copom corta: gestora projeta Selic em 14,5% ao fim deste ano e espera queda brusca em 2026

5 de novembro de 2025 - 6:02

Gestora avalia que números da economia sustentam um primeiro corte e que política restritiva pode diminuir aos poucos e ainda levar inflação à meta

JÁ ESTÁ VALENDO!

Gás do Povo já está valendo: veja como funciona o programa que substituiu o vale-gás

4 de novembro de 2025 - 16:30

Gás do Povo, programa do governo federal que substitui o vale-gás, promete atender 15,5 milhões de famílias de baixa renda com distribuição gratuita de botijões

OPORTUNIDADE

Banco do Brasil (BBAS3) oferece até 70% de desconto na compra de imóveis em todo o país

4 de novembro de 2025 - 15:46

A nova campanha reúne mais de 150 imóveis urbanos disponíveis para leilão e venda direta, com condições especiais até 15 de dezembro

Imóvel à venda

Curiosos ou compradores? Mansão de Robinho, à venda por R$ 11 milhões, ‘viraliza’ em site de imobiliária; confira a cobertura

4 de novembro de 2025 - 14:32

No mercado há pelo menos seis meses, o imóvel é negociado por um valor acima da média, mas tem um motivo

DESCONTO MISTERIOSO?

Este banco pode devolver R$ 7 milhões a 100 mil aposentados por erros no empréstimo consignado do INSS

4 de novembro de 2025 - 14:01

Depois de identificar falhas e cobranças irregulares em operações de consignado, o INSS apertou o cerco contra as instituições financeiras; entenda

ENERGIA MAIS CARA

A decisão da Aneel que vai manter sua conta de luz mais cara em novembro

4 de novembro de 2025 - 11:04

Com o nível dos reservatórios das hidrelétricas abaixo da média, a Aneel decidiu manter o custo extra de R$ 4,46 por 100 kWh, mas pequenas mudanças de hábito podem aliviar o impacto no bolso

INJEÇÃO BILIONÁRIA

Cosan (CSAN3) levanta R$ 9 bilhões em 1ª oferta de ações e já tem nova emissão no radar

4 de novembro de 2025 - 10:05

Em paralelo, a companhia anunciou que fará uma segunda oferta de ações, com potencial de captar até R$ 1,44 bilhão

BOLA DIVIDIDA

Lotofácil 3529 tem 16 ganhadores, mas só um deles fica mais perto do primeiro milhão

4 de novembro de 2025 - 6:25

A Lotofácil tem sorteios diários e volta à cena nesta terça-feira (4) com um prêmio maior do que de costume. Isso porque o sorteio de hoje tem final zero, para o qual é feita uma reserva especial.

Um vira-lata no espaço

Laika vai para o espaço: a verdadeira história da ‘astronauta caramelo’

3 de novembro de 2025 - 17:06

Há exatos 68 anos, a cadela Laika fazia história ao ser o primeiro ser vivo a deixar a órbita do planeta Terra rumo ao espaço

NOME LIMPO

Serasa inicia o Feirão Limpa Nome 2025 com descontos de até 99% e dívidas parceladas por menos de R$ 10

3 de novembro de 2025 - 17:00

Mutirão do Serasa reúne mais de 1.600 empresas e oferece condições especiais para quem quer encerrar o ano com o nome limpo

DESVALORIZOU!

Convocação da seleção brasileira: última lista de Ancelotti em 2025 derruba valor da equipe canarinho

3 de novembro de 2025 - 15:57

A última convocação da seleção brasileira de Ancelotti em 2025 trouxe novidades como Luciano Juba e Vitor Roque, mas fez o valor de mercado da equipe cair

ÚLTIMA DE 2025

Convocação da Seleção Brasileira: veja onde assistir ao vivo à última lista de Ancelotti em 2025

3 de novembro de 2025 - 13:56

A última convocação de Carlo Ancelotti à frente da Seleção Brasileira acontece nesta segunda (3); veja o horário e onde assistir ao anúncio ao vivo

COMBATE AO CRIME

Receita coloca organizações criminosas na mira e passará a exigir o CPF de todos os cotistas de fundos de investimentos; entenda o que você precisa fazer

3 de novembro de 2025 - 10:29

Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a iniciativa foi inspirada na Operação Carbono Oculto, que investiga suspeitas de lavagem de dinheiro do PCC por meio de fundos de investimento

MAIS TEMPO PARA APOSTAR

Sorteios das Loterias Caixa têm novo horário a partir de hoje (3); veja como ficam os sorteios da Mega-Sena e outros jogos

3 de novembro de 2025 - 10:02

Mudança em horário de sorteio das loterias começa a valer nesta segunda-feira (3); prazos para apostas também foram atualizados

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Maré baixa para fundos de infraestrutura isentos de IR, dados de PMI, e o que mais o investidor precisa saber hoje

3 de novembro de 2025 - 7:50

Rentabilidade das debêntures incentivadas, isentas de IR, caiu levemente mês passado, mas gestores se preocupam com ondas de resgates antecipados; investidores também estão de olho em dados econômicos internacionais e na fala de dirigente do Fed

ANOTE NO CALENDÁRIO

Decisão do Copom, balanço da Petrobras (PETR4) e mudança de horário das bolsas — confira a agenda econômica da semana

3 de novembro de 2025 - 7:02

A temporada de resultados pega fogo aqui e lá fora, enquanto a política monetária também dá o tom dos mercados no exterior, com decisão na Inglaterra, discursos do BCE e ata do BoJ

NOVO HORÁRIO NA B3

Horário de verão na bolsa? B3 vai funcionar por uma hora a mais a partir desta segunda-feira (3); entenda a mudança

2 de novembro de 2025 - 15:24

A Bolsa de Valores brasileira ajusta o pregão para manter sincronia com os mercados de Nova York, Londres e Frankfurt. Veja o novo horário completo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar