🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

Julia Wiltgen

Julia Wiltgen

Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril. Hoje é editora-chefe do Seu Dinheiro.

Reduza sua conta de luz

Quer instalar energia solar em casa para economizar? Descubra se é para você

Já vimos que a geração de energia solar em casa pode valer muito a pena; veja para quais perfis de consumidores e residências o sistema é indicado

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
19 de outubro de 2021
5:30 - atualizado às 13:05
Homem instala painel solar em telhado de casa
Casas são imóveis mais indicados para abastecimento com energia solar fotovoltaica. - Imagem: Kindel Media/Pexels

A instalação de sistemas de geração de energia solar em casa é vantajosa para economizar na conta de luz, especialmente em épocas e regiões de energia elétrica mais cara.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma reportagem anterior, eu mostrei para você que a adoção de energia solar pode reduzir a conta de luz em mais de 90%, e que o investimento leva de dois a cinco anos para se pagar, sendo que a vida útil dos equipamentos é elevada.

Por outro lado, o investimento inicial é alto e, se você optar pelo financiamento, os juros costumam ser salgados. Então é preciso saber direitinho para que tipo de residência e de consumidor vale a pena investir em sistemas de energia solar.

Esta matéria é a segunda de uma série de três reportagens sobre a adoção de energia solar em casa:

De saída, é possível dizer que, para considerar a adoção desse tipo de geração, o ideal é que o usuário tenha a perspectiva de continuar morando naquela residência ainda por uns bons anos. Ainda assim, sistemas de geração de energia solar tendem a valorizar os imóveis na hora da venda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A seguir, eu vou falar um pouco sobre os tipos de sistema de geração de energia solar e para que perfis de residência e que nível de consumo vale a pena. Para esta matéria, eu tive a ajuda do Rodrigo Freire, CEO da Holu, plataforma que permite orçar projetos de energia solar fotovoltaica com diversos fornecedores e fazer a contratação online, e do Oscar de Mattos, presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Térmica (Abrasol).

Leia Também

Tipos de sistemas de geração de energia solar

Para começar, convém diferenciar os tipos de sistemas de geração de energia solar residenciais comumente adotados no Brasil hoje.

Energia solar fotovoltaica

O sistema de energia fotovoltaica, que permite a geração de eletricidade para qualquer finalidade, é talvez o mais conhecido, e é aquele que vem à cabeça quando falamos de adoção de energia solar em casa.

Esse tipo de sistema pode ser on grid - o mais adotado, ligado à rede de distribuição de energia - ou off grid - mais raro e normalmente adotado em locais mais isolados, que se vale de um sistema de baterias para armazenar energia e é totalmente independente das redes distribuidoras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No sistema on grid, também chamado de sistema de geração distribuída, os painéis solares geram energia e abastecem a residência durante o dia, mas a eletricidade consumida à noite ou em dias de baixa luminosidade continua vindo da rede de distribuição normal.

Ou seja, é possível reduzir, mas não eliminar totalmente a conta de luz; ainda assim, toda energia extra gerada na sua casa - produzida, mas não consumida - é injetada na rede, gerando créditos que podem ser abatidos na conta de luz dentro de até cinco anos (mas em geral as pessoas os utilizam dentro de um ano).

Apenas o sistema off grid permite prescindir totalmente da rede de distribuição e eliminar a conta de luz, mas aí há todo o custo e a manutenção das baterias. Por ser tão incomum, quando falarmos de energia fotovoltaica nesta matéria, estaremos nos referindo ao sistema on grid, de geração distribuída.

Energia solar heliotérmica (aquecedores solares)

O outro tipo de geração de energia solar é a heliotérmica, isto é, o uso da energia solar gerada para aquecimento de água em chuveiros e piscinas, o que permite reduzir ou mesmo eliminar o custo de um dos grandes vilões da conta de luz: o chuveiro elétrico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O sistema é composto de coletores solares, que esquentam a água, e um reservatório térmico, onde ela fica armazenada e aquecida por um período de 24 a 48 horas. Nesse caso, o sistema é totalmente independente da rede de distribuição de energia elétrica, o que significa que a sua utilização de fato elimina o custo de aquecer a água da conta de luz.

No entanto, caso o sistema fique mais de três dias sem insolação - por exemplo, em caso de períodos prolongados de chuva e tempo nublado -, uma resistência elétrica com controle de temperatura funciona como backup.

“Nas regiões Sul e Sudeste, em cerca de 80% dos dias é possível aquecer a água só com a energia solar. O usuário consegue monitorar a temperatura por aplicativo e acionar o aquecimento elétrico apenas quando a água esfriar, por exemplo. É possível até programar as verificações de temperatura para elevá-la sempre que necessário”, explica Oscar de Mattos, presidente da Abrasol.

Para ele, um bom planejamento para otimizar a economia de energia numa residência em que os chuveiros sejam originalmente elétricos consistiria na instalação de um aquecedor solar complementada pela de painéis fotovoltaicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não faz sentido utilizar a tecnologia fotovoltaica para esquentar água. O aquecedor solar é, no mínimo, quatro vezes mais eficiente que os painéis fotovoltaicos para essa finalidade de aquecer a água. E é uma tecnologia mais barata”, diz Mattos.

Para quem pode ser vantajoso gerar energia solar em casa

Tipo de residência

No caso da energia solar fotovoltaica, a instalação costuma ser mais vantajosa em casas, pois é preciso uma grande área de telhado para colocar os painéis solares.

“Casas com telhados bastante ensolarados, que não têm prédios em volta fazendo sombra são o tipo de construção em que mais são feitas instalações. Também é possível instalar as placas no solo, no interior do país é muito comum”, explica Rodrigo Freire, CEO da Holu.

No caso de condomínios de apartamentos, dificilmente a área do topo do edifício será grande o suficiente para a instalação de painéis capazes de abastecer todos os apartamentos e as áreas comuns.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, segundo Freire, alguns edifícios fazem projetos para abastecer ao menos as áreas comuns, o que reduz a taxa de condomínio. “Apartamentos de cobertura também podem instalar sistemas de geração de energia solar. No Rio de Janeiro é relativamente comum”, complementa.

Já no caso da energia solar heliotérmica, o presidente da Abrasol assegura ser possível a instalação em diferentes tipos de residências, tanto casas como prédios.

Ele conta que mesmo casas pequenas, como as do programa Casa Verde e Amarela, podem se beneficiar do sistema, e que edifícios podem instalá-lo para aquecer tanto os chuveiros dos apartamentos quanto a piscina do condomínio.

“Já foram instalados aquecedores solares de chuveiro em 700 mil habitações de interesse social de 40m2, com reservatórios de 200L com um metro de lado e coletores de um por dois metros, tudo no telhado da casa. Numa casa média, para uma família de quatro a cinco pessoas, o sistema costuma ter 500L de capacidade, o que inclui duas placas de dois metros quadrados. É um sistema compacto, que não ocupa muito espaço no telhado”, explica Oscar de Mattos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Consumo mínimo de energia

Quanto ao perfil de consumo, Rodrigo Freire, da Holu, diz que o sistema fotovoltaico é inviável para quem está no limiar do consumo mínimo obrigatório da sua região, uma vez que a tarifa mínima deverá continuar sendo paga.

“Tanto que a gente sempre monta projetos para gerar somente a quantidade de energia que excede o consumo mínimo da residência, justamente para o cliente conseguir aproveitar aquela energia que ele já vai ter que pagar de qualquer maneira”, explica.

Mas ele diz que a adoção de energia solar fotovoltaica começa a ficar interessante mesmo para residências que consomem a partir de cerca de R$ 300 por mês. “O sistema tende a ser melhor para casas maiores, que consomem mais”, diz.

Já os sistemas de aquecimento solar de água têm custo muito mais acessível, com retorno rápido, tornando-se interessantes para muito mais residências, conforme veremos na próxima reportagem da série, que traz simulações e mostra, afinal, quanto custa instalar sistemas de geração de energia solar em casa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na próxima matéria da série, eu falo sobre quanto custa, afinal, gerar energia solar em casa, seja fotovoltaica, seja para aquecimento de água. E no vídeo a seguir eu faço todo um resumo da questão. Aproveite para se inscrever no nosso canal de YouTube e compartilhar o vídeo com seus amigos e conhecidos que podem se beneficiar da instalação de painéis solares em casa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
DAQUI POUCO MAIS DE 6 MESES

Como comprar ingressos para Copa do Mundo 2026: nova fase abre hoje

11 de dezembro de 2025 - 10:35

Fifa abre nova fase de vendas da Copa do Mundo 2026; veja como se inscrever, participar do sorteio e garantir ingressos para acompanhar os jogos nos EUA, México e Canadá

ÚLTIMO DO ANO

Selic se mantém em 15% ao ano e Copom joga balde de água fria nos mercados ao não sinalizar corte nos juros

10 de dezembro de 2025 - 19:07

O Copom não entregou a sinalização que o mercado esperava e manteve o tom duro do comunicado, indicando que os cortes na Selic podem demorar ainda

BOLETO DO MEI

Valor do novo salário-mínimo altera contribuição para MEI; veja quanto fica

10 de dezembro de 2025 - 18:31

O piso nacional será de R$ 1.621 a partir de janeiro de 2026 e aumenta o valor da tributação dos microempreendedores individuais

CEIA SALGADA

Ceia de Natal 2025: veja os alimentos que mais tiveram alta nos preços

10 de dezembro de 2025 - 17:22

Com bacalhau, lombo e aves natalinas em alta, a ceia fica mais pesada no bolso; azeite e pernil registram queda

EM BUSCA DO (BI) MILHÃO

Aprenda com os bilionários: 5 hábitos financeiros de Elon Musk e Warren Buffett que podem te ajudar a construir patrimônio

10 de dezembro de 2025 - 17:00

Hábitos de bilionários como Warren Buffett, Elon Musk e Jeff Bezos mostram como visão de longo prazo, disciplina, diversificação e juros compostos podem impulsionar a construção de patrimônio

AGORA VAI?

Este parque marcou uma geração, quase quebrou — e agora mira recuperar os tempos de ouro

10 de dezembro de 2025 - 16:04

Hopi Hari encerra recuperação judicial, reduz dívida e anuncia R$ 280 milhões em investimentos até 2028

UM COPO DE ÁGUA NÃO SE NEGA

Lei da água gratuita: as cidades e Estados onde bares e restaurantes são obrigados a oferecer água potável sem custo 

10 de dezembro de 2025 - 14:02

Brasil vive um cenário fragmentado: leis estaduais caíram, outras sobreviveram, e um projeto nacional tenta unificar a regra

BILHÕES A MAIS NO BOLSO

Por que o BTG espera que os lucros disparem até 17% no ano que vem — e que ações mais ganham com isso

10 de dezembro de 2025 - 11:26

Banco projeta lucro R$ 33,78 bilhões maior para empresas: parte dessa alta vem das empresas que vendem principalmente no mercado doméstico,pressionado com os juros altos

CONDENADOS PELO STF

Penas menores para Bolsonaro e condenados pelo 8 de janeiro? Câmara dos Deputados aprova redução; confira o que acontece agora

10 de dezembro de 2025 - 10:33

O texto original previa anistia a todos os envolvidos nos atos de 8 de janeiro e dos acusados de tentativa de golpe de Estado, mas trecho foi retirado

PRÊMIOS ACUMULADOS

Mega-Sena 2949 acumula e vai a R$ 38 milhões, enquanto Timemania salta para R$ 64 milhões; veja as loterias da Caixa

10 de dezembro de 2025 - 9:59

Hoje é dia de sorteios da +Milionária (R$ 11 milhões), da Quina (R$ 600 mil) e da Lotomania (R$ 1,6 milhão); amanhã entram em cena a Mega-Sena e a Timemania.

NA MIRA DO FISCO

Câmara aprova regras mais rígidas contra devedor contumaz; texto vai para sanção de Lula

10 de dezembro de 2025 - 7:21

Quando a Fazenda identificar um possível devedor contumaz, deverá enviar notificação e conceder prazo de 30 dias para pagamento da dívida ou apresentação de defesa

NAS ENTRELINHAS

O corte da Selic vem aí? Resposta do Copom estará nas entrelinhas do comunicado desta Super Quarta

10 de dezembro de 2025 - 6:02

Na última reunião do ano, mercado espera mudanças sutis no comunicado do comitê para consolidar apostas de cortes nos juros já em janeiro

CARO ASSIM?

Estes brinquedos já custam quase o mesmo que um smartphone da Samsung; veja a comparação

9 de dezembro de 2025 - 17:10

Modelos premium de Barbie, Lego e itens colecionáveis chegam ao varejo com preços que rivalizam com eletrônicos

BASTIDORES DE BRASÍLIA

Haddad crava: votação de projeto contra devedores contumazes deve acontecer nesta terça (9); ministro tenta destravar pauta fiscal

9 de dezembro de 2025 - 14:03

Haddad vê clima favorável na Câmara para avançar em medidas que reforçam a arrecadação e destravam o Orçamento de 2026

VALENDO!

CNH sem autoescola aprovada: veja como será o novo processo e quanto você vai economizar

9 de dezembro de 2025 - 12:18

As novas regras da CNH sem autoescola, agora dentro do programa CNH do Brasil, reduzem custos, flexibilizam aulas e ampliam o acesso à habilitação

QUEM QUER PROVENTOS?

Com dividendos no radar, Prio (PRIO3) é a queridinha do BTG Pactual, mas preço-alvo cai

9 de dezembro de 2025 - 11:21

A atualização veio na esteira do Investor Day, quando a petroleira forneceu mais detalhes sobre o momentum operacional e as prioridades

SEM MULTAS

Como vai funcionar a renovação automática da CNH para quem é bom motorista

9 de dezembro de 2025 - 10:30

Novas regras da CNH incluem renovação automática para bons condutores, provas mantidas, instrutores autônomos e queda de até 80% no custo da habilitação

CORTAR GASTOS

'Não devemos ficar em berço esplêndido, temos de fazer um esforço fiscal maior', diz Alckmin

9 de dezembro de 2025 - 10:05

“Nós estamos num momento importante, com 5,4% de desemprego, o menor da série histórica, e com 4,4% de inflação, caindo, isso é raro”, afirmou o vice-presidente

LOTERIAS HOJE

Mega-Sena 2949 distribui R$ 20 milhões hoje, mas Timemania rouba a cena e dispara para R$ 61 milhões; veja os prêmios das loterias da Caixa

9 de dezembro de 2025 - 9:32

Confira os valores oferecidos pela Mega-Sena, Timemania, +Milionária, Lotofácil e demais modalidades da Caixa nos sorteios desta terça (9) e quarta-feira (10)

CARTÕES

A nova compra do Itaú (ITUB4), que envolve cartões de Casas Bahia (BHIA3), GPA (PCAR3) e Assaí (ASAI3)

8 de dezembro de 2025 - 17:06

O maior banco privado do país adquiriu as participações de três varejistas na Financeira Itaú CBD; entenda a operação

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar