🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Estadão Conteúdo
Nova ata

Fed espera manter política acomodatícia até meta de inflação ser alcançada

Os dirigentes afirmam no documento que a demanda mais fraca e a queda nos preços do petróleo têm contido a inflação ao consumidor.

Edifício do Fed em Washington
Edifício do Fed em Washington - Imagem: Shutterstock

Os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) reafirmaram seu compromisso de manter uma política monetária "acomodatícia", até que a meta de inflação nos Estados Unidos seja alcançada. A declaração consta da ata divulgada nesta quarta-feira, 6, da mais recente reunião de política monetária do Fed, realizada em 15 e 16 de dezembro.

Leia também:

Os dirigentes afirmam no documento que a demanda mais fraca e a queda nos preços do petróleo têm contido a inflação ao consumidor.

Com isso, o BC revisou "levemente em baixa" sua projeção para a inflação em 2020. Já com a reação prevista da atividade, a expectativa dos dirigentes é de gradual aumento dos preços. A ata projeta que "em algum momento nos anos para além de 2023, a inflação projetada irá superar 2% em nível moderado, enquanto a política monetária segue acomodatícia".

O Fed diz que a crise da covid-19 continua a pesar em várias frentes, como na atividade, no emprego e também na inflação, no curto prazo.

Ao mesmo tempo, os dirigentes acreditam que, com o apoio da política monetária, a inflação ganhará força ao longo do tempo. A ata nota ainda que as pressões inflacionárias estão contidas na maioria dos países pelo mundo, diante de ociosidade considerável nas economias.

Pequenas e grandes empresas

Os dirigentes do Federal Reserve avaliam que a recuperação econômica tem sido desigual entre empresas e setores nos Estados Unidos. Algumas áreas, como bens duráveis e habitação, relatam progressos, mas outros negócios, especialmente aqueles ligados às indústrias de lazer, viagens e hospitalidade, seguem encontrando mais dificuldades. Além disso, nestes casos, seus problemas estão se intensificando por causa do ressurgimento da covid-19. As visões constam na ata da última reunião de política monetária do Fed.

Outra desigualdade está no fato de que, enquanto as empresas maiores foram geralmente vistas como se recuperando "razoavelmente bem", as condições permaneceram preocupantes para os pequenas negócios, que enfrentam condições financeiras mais restritas. Vários dirigentes notaram que muitas pequenas empresas estavam em posições "especialmente vulneráveis", e que mais apoio fiscal ajudaria a resistirem ao aumento contínuo da pandemia, especialmente nos próximos meses.

Mais adiante, os participantes observam que acontecimentos positivos relativos à vacina poderiam apoiar ainda mais investimento empresarial, ajudando a reduzir o estresse em indústrias sensíveis à pandemia e aumentando a confiança.

Medidas

O staff do Federal Reserve avalia que as medidas adotadas para conter a disseminação da covid-19 continuavam a afetar a atividade econômica, nos Estados Unidos e pelo mundo.

Para a equipe de economistas do BC, o mercado de trabalho melhorou nos meses de outubro e novembro, embora com condições bem inferiores à do início do ano. No comércio global, o déficit dos EUA aumentou em outubro. O staff destaca a continuação da retomada tanto nas importações quanto nas exportações, após o "colapso" no primeiro semestre do ano. O staff do Fed ainda notou uma retomada forte na produção industrial em outubro e novembro, embora em níveis ainda bem inferiores aos de antes da pandemia.

Ainda para a equipe do BC americano, o sentimento nos mercados financeiros havia melhorado até a mais recente reunião, com notícias sobre vacinas contra a covid-19 por vir - que levaram o staff a revisar em alta sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) americano em 2021 - e a redução nas incertezas após a eleição dos EUA.

Por outro lado, havia preocupações com o avanço dos casos da covid-19 e os efeitos potenciais de restrições à mobilidade. Com essa piora na pandemia, a equipe previa que o PIB "enfraqueça temporariamente" no primeiro trimestre no país e afirmava que os riscos à perspectiva estavam voltados para baixo.

Compartilhe

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O “bate e assopra” de Lula

24 de abril de 2024 - 20:01

O terceiro mandato de Lula está sendo marcado por uma ondulação da sua postura política, ou, na língua popular, o “bate e assopra”

NAS MÃOS DA CÂMARA E DO SENADO

Veja estimativa para novo imposto após Haddad entregar reforma tributária ao Congresso

24 de abril de 2024 - 19:36

O ministro afirmou que este projeto traz a solução para um dos “emaranhados” problemas brasileiros: um sistema tributário que está hoje entre os 10 piores do mundo.

DE OLHO NAS REDES

A verdade dura sobre a Petrobras (PETR4) hoje: por que a ação estaria tão perto de ser “o investimento perfeito”?

24 de abril de 2024 - 17:36

A Petrobras (PETR4) poderia ser o melhor investimento da bolsa brasileira hoje, mas uma coisa impede. É isso que o analista João Piccioni revela em sua mais recente participação no podcast Touros e Ursos.  Ao falar sobre os investimentos para proteção diante das incertezas do cenário internacional — com o acirramento dos conflitos no Oriente […]

A VOLTA DO SEGURO OBRIGATÓRIO

Seguro do carro: você pode ser obrigado a pagar o DPVAT de novo — e dar uma “ajudinha” para o governo Lula

24 de abril de 2024 - 16:02

Se for aprovado, o texto que relança o agora SPVAT permitirá que os gastos do governo aumentem em aproximadamente R$ 15 bilhões neste ano

LOTERIAS

Apostador “teimoso” fatura sozinho a bolada de R$ 51 milhões da Quina — e pode ser você; Mega-Sena e Lotofácil acumulam

24 de abril de 2024 - 9:52

Apenas uma aposta cravou as cinco dezenas do concurso 6423 da Quina. Veja os números sorteados na loteria

BOLETIM FOCUS

“Efeito Campos Neto” leva a reviravolta nas projeções para a Selic no fim deste ano

23 de abril de 2024 - 10:14

Em apenas uma semana, a expectativa para a Selic em dezembro passou de 9,13% para 9,50% ao ano, de acordo com o último boletim Focus

LOTERIAS

Haja sorte: Lotofácil tem dois ganhadores — e eles apostaram na mesma cidade! Quina e Lotomania acumulam

23 de abril de 2024 - 9:33

Duas apostas cravaram as 15 dezenas da sorte no concurso 3085 da Lotofácil. Saiba de onde vieram os bilhetes vencedores e os números sorteados na loteria

DE OLHO NAS REDES

“É mais fácil acreditar no Papai Noel do que na meta fiscal do governo Lula”: chances de superávit foram praticamente anuladas

22 de abril de 2024 - 20:39

“É mais fácil encontrar alguém que acredite em Papai Noel do que na meta zero do Lula”. É assim que o editor do Seu Dinheiro, Vinicius Pinheiro, introduz seu eleito ao Urso da semana, no mais recente episódio do podcast Touros e Ursos.  Quem levou a menção nada honrosa foi o arcabouço fiscal, “que deu […]

DE OLHO NAS REDES

Juros não estão sendo capazes de colocar a economia dos EUA de joelhos e quem ‘paga o pato’ somos nós — e o resto do mundo

22 de abril de 2024 - 17:45

Em sua mais recente participação no podcast Touros e Ursos, nossa equipe conversou com o CIO da Empiricus Gestão, João Piccioni, sobre dois temas: as tensões cada vez mais acirradas no Oriente Médio e os juros nos EUA.  Sobre o primeiro tópico ele foi claro ao dizer que o mercado não se importou tanto com […]

RENEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA

Desenrola para MEI: Entenda como vai funcionar o Descomplica Pequenos Negócios

22 de abril de 2024 - 15:20

O ‘Desenrola para MEI’ faz parte do projeto Acredita, que possui quatro eixos para incentivar o empreendedorismo no país

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar