Menu
Ruy Hungria
Sextou com o Ruy
Ruy Hungria
É formado em Física e especialista em bolsa e opções na Empiricus
2021-03-19T09:44:00-03:00
Sextou com o Ruy

Quer ganhar dinheiro com o petróleo? Então NÃO invista nas ações da Petrobras

A cotação da commodity em alta não implica que as ações da companhia que vende essa mesma commodity vão acompanhar o movimento. E isso não vale só para o petróleo

19 de março de 2021
9:49 - atualizado às 9:44
Petrobras
Imagem: Shutterstock

No mercado financeiro há uma série de mitos que já fizeram muito mais gente perder do que ganhar dinheiro.

Quem nunca ouviu conselhos do tipo: "empresa boa é aquela que paga muitos dividendos", ou "toda vez que sua ação cair você compra mais para fazer preço médio" são alguns dos mantras repetidos diariamente no mercado. 

Outra dessas "verdades absolutas" também costuma aparecer principalmente em época de preços de commodities elevados: 

“Para aproveitar a alta do petróleo, nada melhor do que comprar ações da Petrobras.”

É bem verdade que o barril deu uma derrapada ontem, mas a tendência é que as cotações se recuperem no médio e longo prazo junto com a economia global.

Nesse cenário, será que comprar ações da Petrobras é realmente a melhor forma de aproveitar a disparada dessa commodity?

Investimento em companhias de commodities vs investimento em commodities

Em um estudo de 2004 da Universidade de Yale chamado "Facts and fantasies about commodity futures" (Fatos e fantasias sobre commodities), os pesquisadores desmistificaram a crença de que investir em companhias que produzem uma determinada commodity seja uma boa alternativa para quem não pode investir nessa commodity diretamente.

Ou seja, comprar ações de mineradoras não é necessariamente uma boa alternativa para quem não pode investir diretamente em minério de ferro, assim como comprar ações de petroleiras não é necessariamente uma boa alternativa para quem não pode investir diretamente em petróleo. O mesmo serve para aço, celulose, e assim por diante.  

No estudo eles descobriram que a correlação entre os preços de commodities e as ações das companhias que produzem essas mesmas commodities era de apenas 0,4.

Ou seja, segundo o estudo, os preços das companhias e das commodities estão mais próximos de não ter relação alguma (zero) do que de serem totalmente dependentes (1 na escala). 

Em outras palavras, a cotação da commodity subir não implica que as ações da companhia que vende essa mesma commodity acompanham o movimento. 

O estudo até faz uma comparação entre os preços de commodities (linha azul) e as respectivas ações (linha vermelha) no período de 1962 até 2003, onde é possível observar alguns momentos de movimentos bem distintos entre as duas classes (como no início dos anos 1970 e fim dos anos 1980).  

Temos o nosso próprio exemplo

Muitas coisas explicam essa discrepância, mas as principais estão relacionadas a problemas de gestão.

Talvez a companhia estava endividada demais para aproveitar o ciclo, fez uma aquisição errada e passou muito tempo se preocupando em consertar essa besteira, ou se empolgou com os preços de commodities e anunciou um plano de expansão que não conseguiu pagar quando o mercado virou… são apenas alguns dos exemplos.

Mas para nós nada é tão familiar quanto o caso da Petrobras (PETR4), que foi alvo de uma interferência política recentemente justamente por causa da alta dos preços do petróleo.

Quem investe na companhia brasileira (linha verde) desde novembro como forma de aproveitar a alta do petróleo (linha azul) se deu bem mal.

Fonte: Tradingview.com

Não é a mesma coisa

É claro que o caso da Petrobras é uma situação extrema, mas esse exemplo e o estudo de Yale são ótimos para que você entenda que comprar ação de uma mineradora não é igual a investir no minério de ferro e que investir em uma petroleira não é o mesmo que investir no petróleo. Muita gente já quebrou a cara fazendo isso. 

Antes de investir em uma companhia que produz uma commodity que está com cotações elevadas é preciso entender se a empresa está com grana para investir em expansão, se as dívidas permitem novos projetos, se existem riscos de interferência política e, finalmente, se as condições de mercado permitem que esses patamares de preços elevados da commodity permaneçam.

Por exemplo, a mineradora Vale (VALE3) é uma das nossas ações preferidas no momento. Não porque o minério de ferro está nas alturas (apesar de isso ajudar). Gostamos muito da companhia porque ela tem um portfólio de ativos diferenciado, uma ótima gestão, gera uma enormidade de caixa e é uma das produtoras de minério mais eficientes do mundo. O minério de ferro em patamares elevados ajuda, sim, mas não é o fator principal. 

Gostamos bastante das ações da Petrobras também. Mas não porque o petróleo vai continuar subindo – até porque já vimos que isso tem mais atrapalhado do que ajudado a companhia. 

Estamos construtivos com a tese por causa da evolução que vem acontecendo nos últimos anos: redução da alavancagem, venda de ativos não estratégicos e, principalmente, do maior foco em projetos no pré-sal.  É por isso, inclusive, que ela faz parte da série Empiricus Fire.

Se ajudar, melhor ainda

Mas é claro que, apesar das boas expectativas com relação à Petrobras, seria ainda melhor se a companhia conseguisse também se aproveitar do elevado preço do petróleo, que tem tudo para se manter em patamares elevados, dado que a vacinação mundo afora vai permitir a retomada da atividade econômica e do consumo de combustíveis.

Ainda bem que nem todas as companhias do setor sofrem com a interferência política por causa da alta do petróleo.  

Uma delas, aliás, está tão azeitada (com dinheiro para investir, dívidas controladas, amplas oportunidades de aquisição, etc) que subiu ainda mais que o petróleo nos últimos meses. 

Fonte: Tradingview.com

Essa companhia, que ainda está fora dos holofotes, tem dado muitas alegrias aos assinantes do Microcap Alert, mas tem muito potencial para continuar a subir, segundo Max Bohm. 

Se quiser conhecer mais essa oportunidade que deve se aproveitar da melhor forma o bom momento para as commodities, deixo aqui o convite

Um grande abraço e até a próxima!

Leia também:

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

DINHEIRO NO BOLSO

Neoenergia e Sanepar divulgam condições para pagamento de JCP

Ambas aprovaram pagamentos do provento no ano passado e marcaram para distribuir os valores a partir deste mês

em cima do laço

No limite do prazo, Bolsonaro sanciona Orçamento de 2021 com veto parcial

Até a sanção, governo vinha executando apenas as ações e programas considerados obrigatórios ou inadiáveis

SEXTOU COM O RUY

Quem realmente ganha dinheiro com as operações de day trade na bolsa

Se você realmente tiver interesse em viver de day trade, vai fundo. Eu apenas gostaria de lembrar que a tarefa é muito mais difícil (muito mesmo) do que as corretoras fazem parecer

IR 2021

Como a Receita calcula o imposto de renda devido e o valor das restituições

Jeito de calcular o imposto de renda devido e a eventual restituição varia de acordo com o modelo escolhido de declaração, se completo ou simplificado

seu dinheiro na sua noite

O IPO da Caixa Seguridade vem aí; vale a pena entrar?

Depois de algumas idas e vindas, o já mítico IPO da Caixa Seguridade finalmente vai sair. O processo de abertura de capital da holding de seguros da Caixa Econômica Federal foi paralisado duas vezes no ano passado, mas finalmente será concluído na semana que vem, com a estreia das ações na bolsa. O IPO da […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies