🔴 OURO DISPARA 55% EM 2025: AINDA DÁ PARA INVESTIR? – SAIBA COMO SE EXPOR AO METAL

Como fazer a seleção natural do mercado trabalhar a seu favor na bolsa

Você pode acertar na mosca qual será o setor da moda nos próximos vinte anos, mas isso ainda não significa que será capaz de ganhar dinheiro colocando todas as suas fichas em um só cavalo

28 de maio de 2021
6:01 - atualizado às 14:32
O clássico Ford Modelo T
O clássico Ford Modelo T - Imagem: Shutterstock

O ano era 1903 e uma forma relativamente nova de se locomover estava tomando conta do imaginário e do desejo popular: você já deve saber que estou falando do automóvel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Naquela época, se você fosse como a maioria das pessoas, começaria a juntar uma grana todos os meses para, quem sabe um dia, também ter o privilégio de desfilar pelas ruas a bordo de um carro.

Mas se você fizesse parte da pequena parcela empreendedora da população, talvez percebesse que o automóvel não só estava se tornando item de desejo como também estava prestes a transformar a vida das pessoas para sempre.

Talvez você até tivesse um pressentimento de que a produção anual de carros no mundo sairia de poucas unidades naquela época para dezenas de milhões de veículos algumas décadas mais tarde. 

fonte: https://www.darrinqualman.com/

E com todos esses insights brilhantes, naquele momento a coisa mais óbvia a se fazer era criar ou investir em uma montadora de veículos para tentar surfar esse tsunami de vendas que estava prestes a acontecer, não é mesmo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois saiba que mesmo tendo feito essa análise incrível, chegado a um insight genial e descoberto as enormes vantagens de se investir em um dos setores mais promissores do século XX, ainda assim você teria grandes chances de ter quebrado se resolvesse seguir em frente com seu investimento.

Leia Também

Como assim?

Pode não parecer, mas a verdade é que a gigantesca maioria dos investidores do setor automobilístico quebrou.

São cerca de duas mil companhias norte-americanas que tiveram que fechar as portas alguns anos depois de começarem a operar. 

Mesmo com o setor crescendo em um ritmo absurdo nas décadas seguintes, muitas companhias não conseguiam produzir o modelo que os clientes queriam, ou não foram eficientes como deveriam ou, simplesmente, não conseguiram superar companhias rivais mais bem preparadas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fato é que depois de todos esses anos, daquelas duas mil empresas que tentaram a glória, cerca de meia dúzia conseguiu sobreviver — e algumas delas ainda tendo que contar com a ajuda do governo para não falirem. 

Diversifique

A moral dessa história é que ganhar dinheiro com um investimento exige muito mais do que acertar o setor no qual investir. 

Você pode acertar na mosca qual será o setor da moda nos próximos vinte anos, mas isso ainda não significa que será capaz de ganhar dinheiro colocando todas as suas fichas em um só cavalo. 

Nessas circunstâncias em que você consegue antecipar um momento positivo para um determinado setor, mas não consegue identificar com precisão os prováveis vitoriosos na disputa pelos clientes, a melhor alternativa é diversificar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imagine, por exemplo, que em vez de ter investido todo o seu capital em uma fábrica própria ou em qualquer outra companhia de automóveis que julgasse a grande vencedora no longo prazo, você tivesse criado um portfólio que investisse em várias companhias diferentes do setor, sempre dando mais peso àquelas que tivessem vendido mais carros no último ano.

Essa estratégia poderia não render tantos frutos quanto ter investido todo o dinheiro na grande vencedora do século. Mas como saber a priori quem ganhará a disputa?

É impossível!

Com essa estratégia de diversificar e atribuir maior peso àquelas que venderam mais no ano anterior, você conseguiria diluir os riscos de estar exposto a apenas um player sem abrir mão de surfar a fantástica tendência de crescimento do setor investindo em ações daquelas que têm se mostrado as mais capazes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundos Indexados (ETF)

Antes de continuar, gostaria de deixar claro que o exemplo acima não foi criado por mim.

Na verdade, ele foi utilizado por Warren Buffett na última conferência anual da Berkshire Hathaway. 

Buffett é um defensor ferrenho dos fundos indexados (ETFs), não só pelos baixos custos de administração – já que sua composição não é decidida pelo gestor –, mas também porque os ETFs trazem consigo essa característica de dar mais peso justamente a quem tem performado melhor nos últimos anos.

É como se fosse uma espécie de alocação baseada em seleção natural, na qual os fracassos vão caindo fora do portfólio e os sucessos ganham cada vez mais peso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso é o que acontece com o S&P 500, o principal índice de ações do mercado norte-americano. Com as big techs (Apple, Google, Amazon, Facebook) ganhando cada vez mais influência e maior participação, o índice tem renovado suas máximas recorrentemente nos últimos meses.

Um ETF para chamar de seu na B3

Agora que você já entendeu que ETFs são muito mais do que apenas índices chatos, eu gostaria de lembrar de um específico aqui na B3 que sofreu nos últimos dias, mas continua com boas perspectivas para o futuro. 

Trata-se do MATB11, com grande participação de ações que produzem commodities metálicas (VALE3, GGBR4, GOAU4, CSNA3 e USIM5) e que apanhou recentemente com notícias de que a China estaria freando a especulação nas cotações do minério de ferro e do aço no país.

Fonte: Google

Isso causou um recuo no preço dessas commodities, no entanto, passado esse ajuste, tudo indica que a demanda continua forte globalmente, o que deve continuar sustentando os papéis. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu adoraria poder dar outra dica de ETF, mas infelizmente não temos um que seja totalmente focado no setor de construção civil para aproveitar a queda recente, por causa de um possível impacto da alta da taxa Selic no apetite por financiamento imobiliário.

Em nossa visão, mesmo com as novas rodadas de aumento da Selic, as taxas de juros devem permanecer em patamares ainda muito abaixo daqueles observados na última década.

Isso, aliado ao maior apetite dos bancos por crédito imobiliário, ainda deve continuar permitindo aos compradores financiamento com taxas atrativas e manter a demanda por imóveis elevada. 

No entanto, na falta de um ETF para nos ajudar a surfar essa retomada, vale a pena conferir as duas grandes apostas do Oportunidades de Uma Vida no setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A exposição ao setor pode não ser tão diversificada como num ETF, mas o Felipe Miranda acompanha todas as novidades das duas companhias diariamente para garantir que o seu portfólio tenha exatamente as duas mais promissoras do segmento. 

Se quiser conferir, deixo aqui o convite

Um grande abraço e até a próxima!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
VIRADA NOS MERCADOS

Medo se espalha por Wall Street depois do relatório de emprego dos EUA e nem a “toda-poderosa” Nvidia conseguiu impedir

20 de novembro de 2025 - 15:59

A criação de postos de trabalho nos EUA veio bem acima do esperado pelo mercado, o que reduz chances de corte de juros pelo Federal Reserve (Fed) em dezembro; bolsas saem de alta generalizada para queda em uníssono

DADO DE EMPREGO

Depois do hiato causado pelo shutdown, Payroll de setembro vem acima das expectativas e reduz chances de corte de juros em dezembro

20 de novembro de 2025 - 12:15

Os Estados Unidos (EUA) criaram 119 mil vagas de emprego em setembro, segundo o relatório de payroll divulgado nesta quinta-feira (20) pelo Departamento do Trabalho

MERCADOS LÁ FORA

Sem medo de bolha? Nvidia (NVDC34) avança 5% e puxa Wall Street junto após resultados fortes — mas ainda há o que temer

20 de novembro de 2025 - 11:06

Em pleno feriado da Consciência Negra, as bolsas lá fora vão de vento em poupa após a divulgação dos resultados da Nvidia no terceiro trimestre de 2025

WHAT A WEEK, HUH?

Com R$ 480 milhões em CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3) cai 24% na semana, apesar do aumento de capital bilionário

20 de novembro de 2025 - 9:32

A companhia vive dias agitados na bolsa de valores, com reação ao balanço do terceiro trimestre, liquidação do Banco Master e aprovação da homologação do aumento de capital

NÃO ENGATOU

Braskem (BRKM5) salta quase 10%, mas fecha com ganho de apenas 0,6%: o que explica o vai e vem das ações hoje?

19 de novembro de 2025 - 18:49

Mercado reagiu a duas notícias importantes ao longo do dia, mas perdeu força no final do pregão

COMPRA OU VENDE?

SPX reduz fatia na Hapvida (HAPV3) em meio a tombo de quase 50% das ações no ano

19 de novembro de 2025 - 17:40

Gestora informa venda parcial da posição nas ações e mantém derivativos e operações de aluguel

VAI CAIR NA CONTA?

Dividendos: Banco do Brasil (BBAS3) antecipa pagamento de R$ 261,6 milhões em JCP; descubra quem entra no bolo

19 de novembro de 2025 - 11:33

Apesar de o BB ter terminado o terceiro trimestre com queda de 60% no lucro líquido ajustado, o banco não está deixando os acionistas passarem fome de proventos

EFEITOS DO IMBRÓGLIO

Liquidação do Banco Master respinga no BGR B32 (BGRB11); entenda os impactos da crise no FII dono do “prédio da baleia” na Av. Faria Lima

19 de novembro de 2025 - 10:20

O Banco Master, inquilino do único ativo presente no portfólio do FII, foi liquidado pelo Banco Central por conta de uma grave crise de liquidez

OPORTUNIDADES OU ARMADILHA?

Janela de emissões de cotas pelos FIIs foi reaberta? O que representa o atual boom de ofertas e como escapar das ciladas

19 de novembro de 2025 - 6:02

Especialistas da EQI Research, Suno Research e Nord Investimentos explicam como os cotistas podem fugir das armadilhas e aproveitar as oportunidades em meio ao boom das emissões de cotas dos fundos imobiliários

ALTA COM DESCONFORTO

Mesmo com Ibovespa em níveis recordes, gestores ficam mais cautelosos, mostra BTG Pactual

18 de novembro de 2025 - 15:22

Pesquisa com gestores aponta queda no otimismo, desconforto com valuations e realização de lucros após sequência histórica de altas do mercado brasileiro

DEPOIS DA LIQUIDAÇÃO EXTRAJUDICIAL

Com quase R$ 480 milhões em CDBs do Banco Master, Oncoclínicas (ONCO3) cai mais de 10% na bolsa

18 de novembro de 2025 - 11:41

As ações da companhia recuaram na bolsa depois de o BC determinar a liquidação extrajudicial do Master e a PF prender Daniel Vorcaro

ONDA DE REVISÕES CONTINUA

Hapvida (HAPV3) lidera altas do Ibovespa após tombo da semana passada, mesmo após Safra rebaixar recomendação

17 de novembro de 2025 - 15:53

Papéis mostram recuperação após desabarem mais de 40% com balanço desastroso no terceiro trimestre, mas onda de revisões de recomendações por analistas continua

REAÇÃO AOS BALANÇOS

Maiores quedas do Ibovespa: Rumo (RAIL3), Raízen (RAIZ4) e Cosan (CSAN3) sofrem na bolsa. O que acontece às empresas de Rubens Ometto?

17 de novembro de 2025 - 15:15

Trio do grupo Cosan despenca no Ibovespa após balanços fracos e maior pressão sobre a estrutura financeira da Raízen

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Os FIIs mais lucrativos do ano: shoppings e agro lideram altas que chegam a 144%

15 de novembro de 2025 - 16:23

Levantamento mostra que fundos de shoppings e do agronegócio dominaram as maiores valorizações, superando com sobra o desempenho do IFIX

ESTRATÉGIA DOS GESTORES

Gestora aposta em ações ‘esquecidas’ do Ibovespa — e faz o mesmo com empresas da Argentina

15 de novembro de 2025 - 15:30

Logos Capital acumula retorno de quase 100% no ano e está confiante com sua carteira de ações

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Ibovespa retoma ganhos com Petrobras (PETR4) e sobe 2% na semana; dólar cai a R$ 5,2973

14 de novembro de 2025 - 18:44

Na semana, MBRF (MBRF3) liderou os ganhos do Ibovespa com alta de mais de 32%, enquanto Hapvida (HAPV3) foi a ação com pior desempenho da carteira teórica do índice, com tombo de 40%

O DIA DEPOIS DO BALANÇO

Depois do balanço devastador da Hapvida (HAPV3) no 3T25, Bradesco BBI entra ‘na onda de revisões’ e corta preço-alvo em quase 50%

14 de novembro de 2025 - 17:37

Após reduzir o preço-alvo das ações da Hapvida (HAPV3) em quase 50%, o Bradesco BBI mantém recomendação de compra, mas com viés cauteloso, diante de resultados abaixo das expectativas e pressões operacionais para o quarto trimestre

QUEM É VIVO SEMPRE APARECE. OU MELHOR: QUEM É OI

Depois de escapar da falência, Oi (OIBR3) volta a ser negociada na bolsa e chega a subir mais de 20%

14 de novembro de 2025 - 16:52

Depois de a Justiça reverter a decisão que faliu a Oi atendendo um pedido do Itaú, as ações voltaram a ser negociadas na bolsa depois de 3 pregões de fora da B3

O QUE BOMBOU NA BOLSA

Cogna (COGN3), C&A (CEAB3), Cury (CURY3): Veja as 20 empresas que mais se valorizaram no Ibovespa neste ano 

14 de novembro de 2025 - 15:02

Companhias de setores como educação, construção civil e bancos fazem parte da lista de ações que mais se valorizaram desde o começo do ano

AÇÕES QUE FICARAM PARA TRÁS

Com rentabilidade de 100% no ano, Logos reforça time de ações com ex-Itaú e Garde; veja as 3 principais apostas da gestora na bolsa

14 de novembro de 2025 - 12:02

Gestora independente fez movimentações no alto escalão e destaca teses de empresas que “ficaram para trás” na B3

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar