🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Como fazer a seleção natural do mercado trabalhar a seu favor na bolsa

Você pode acertar na mosca qual será o setor da moda nos próximos vinte anos, mas isso ainda não significa que será capaz de ganhar dinheiro colocando todas as suas fichas em um só cavalo

28 de maio de 2021
6:01 - atualizado às 14:32
O clássico Ford Modelo T
O clássico Ford Modelo T - Imagem: Shutterstock

O ano era 1903 e uma forma relativamente nova de se locomover estava tomando conta do imaginário e do desejo popular: você já deve saber que estou falando do automóvel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Naquela época, se você fosse como a maioria das pessoas, começaria a juntar uma grana todos os meses para, quem sabe um dia, também ter o privilégio de desfilar pelas ruas a bordo de um carro.

Mas se você fizesse parte da pequena parcela empreendedora da população, talvez percebesse que o automóvel não só estava se tornando item de desejo como também estava prestes a transformar a vida das pessoas para sempre.

Talvez você até tivesse um pressentimento de que a produção anual de carros no mundo sairia de poucas unidades naquela época para dezenas de milhões de veículos algumas décadas mais tarde. 

fonte: https://www.darrinqualman.com/

E com todos esses insights brilhantes, naquele momento a coisa mais óbvia a se fazer era criar ou investir em uma montadora de veículos para tentar surfar esse tsunami de vendas que estava prestes a acontecer, não é mesmo?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois saiba que mesmo tendo feito essa análise incrível, chegado a um insight genial e descoberto as enormes vantagens de se investir em um dos setores mais promissores do século XX, ainda assim você teria grandes chances de ter quebrado se resolvesse seguir em frente com seu investimento.

Leia Também

Como assim?

Pode não parecer, mas a verdade é que a gigantesca maioria dos investidores do setor automobilístico quebrou.

São cerca de duas mil companhias norte-americanas que tiveram que fechar as portas alguns anos depois de começarem a operar. 

Mesmo com o setor crescendo em um ritmo absurdo nas décadas seguintes, muitas companhias não conseguiam produzir o modelo que os clientes queriam, ou não foram eficientes como deveriam ou, simplesmente, não conseguiram superar companhias rivais mais bem preparadas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O fato é que depois de todos esses anos, daquelas duas mil empresas que tentaram a glória, cerca de meia dúzia conseguiu sobreviver — e algumas delas ainda tendo que contar com a ajuda do governo para não falirem. 

Diversifique

A moral dessa história é que ganhar dinheiro com um investimento exige muito mais do que acertar o setor no qual investir. 

Você pode acertar na mosca qual será o setor da moda nos próximos vinte anos, mas isso ainda não significa que será capaz de ganhar dinheiro colocando todas as suas fichas em um só cavalo. 

Nessas circunstâncias em que você consegue antecipar um momento positivo para um determinado setor, mas não consegue identificar com precisão os prováveis vitoriosos na disputa pelos clientes, a melhor alternativa é diversificar. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imagine, por exemplo, que em vez de ter investido todo o seu capital em uma fábrica própria ou em qualquer outra companhia de automóveis que julgasse a grande vencedora no longo prazo, você tivesse criado um portfólio que investisse em várias companhias diferentes do setor, sempre dando mais peso àquelas que tivessem vendido mais carros no último ano.

Essa estratégia poderia não render tantos frutos quanto ter investido todo o dinheiro na grande vencedora do século. Mas como saber a priori quem ganhará a disputa?

É impossível!

Com essa estratégia de diversificar e atribuir maior peso àquelas que venderam mais no ano anterior, você conseguiria diluir os riscos de estar exposto a apenas um player sem abrir mão de surfar a fantástica tendência de crescimento do setor investindo em ações daquelas que têm se mostrado as mais capazes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundos Indexados (ETF)

Antes de continuar, gostaria de deixar claro que o exemplo acima não foi criado por mim.

Na verdade, ele foi utilizado por Warren Buffett na última conferência anual da Berkshire Hathaway. 

Buffett é um defensor ferrenho dos fundos indexados (ETFs), não só pelos baixos custos de administração – já que sua composição não é decidida pelo gestor –, mas também porque os ETFs trazem consigo essa característica de dar mais peso justamente a quem tem performado melhor nos últimos anos.

É como se fosse uma espécie de alocação baseada em seleção natural, na qual os fracassos vão caindo fora do portfólio e os sucessos ganham cada vez mais peso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso é o que acontece com o S&P 500, o principal índice de ações do mercado norte-americano. Com as big techs (Apple, Google, Amazon, Facebook) ganhando cada vez mais influência e maior participação, o índice tem renovado suas máximas recorrentemente nos últimos meses.

Um ETF para chamar de seu na B3

Agora que você já entendeu que ETFs são muito mais do que apenas índices chatos, eu gostaria de lembrar de um específico aqui na B3 que sofreu nos últimos dias, mas continua com boas perspectivas para o futuro. 

Trata-se do MATB11, com grande participação de ações que produzem commodities metálicas (VALE3, GGBR4, GOAU4, CSNA3 e USIM5) e que apanhou recentemente com notícias de que a China estaria freando a especulação nas cotações do minério de ferro e do aço no país.

Fonte: Google

Isso causou um recuo no preço dessas commodities, no entanto, passado esse ajuste, tudo indica que a demanda continua forte globalmente, o que deve continuar sustentando os papéis. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eu adoraria poder dar outra dica de ETF, mas infelizmente não temos um que seja totalmente focado no setor de construção civil para aproveitar a queda recente, por causa de um possível impacto da alta da taxa Selic no apetite por financiamento imobiliário.

Em nossa visão, mesmo com as novas rodadas de aumento da Selic, as taxas de juros devem permanecer em patamares ainda muito abaixo daqueles observados na última década.

Isso, aliado ao maior apetite dos bancos por crédito imobiliário, ainda deve continuar permitindo aos compradores financiamento com taxas atrativas e manter a demanda por imóveis elevada. 

No entanto, na falta de um ETF para nos ajudar a surfar essa retomada, vale a pena conferir as duas grandes apostas do Oportunidades de Uma Vida no setor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A exposição ao setor pode não ser tão diversificada como num ETF, mas o Felipe Miranda acompanha todas as novidades das duas companhias diariamente para garantir que o seu portfólio tenha exatamente as duas mais promissoras do segmento. 

Se quiser conferir, deixo aqui o convite

Um grande abraço e até a próxima!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
GIGANTE DO E-COMMERCE NO JOGO

Após novela com os Correios, fundo imobiliário TRBL11 dispara 12% com a locação de galpão logístico para a Shopee

19 de fevereiro de 2026 - 18:30

O galpão logístico que é protagonista de uma batalha com os Correios terá novo inquilino e o contrato prevê a redução da vacância do FII para 3,3%

MAIS DILUIÇÃO

Azul (AZUL53): depois de emitir mais 45 trilhões de ações para sair da RJ o quanto antes, aérea desaba 50% na bolsa; entenda

19 de fevereiro de 2026 - 17:53

Movimento faz parte da reta final da recuperação judicial nos EUA e impacta investidores com forte diluição

SUSTENTABILIDADE NA BOLSA

Investimento em ESG: C&A (CEAB3) e Allos (ALOS3) entram nas ações sustentáveis recomendadas pelo BTG em fevereiro

19 de fevereiro de 2026 - 15:40

As empresas substituíram os papéis da Cyrela (CYRE3) e Rede D’Or (RDOR3)

O GRUPAMENTO ESTÁ VALENDO

Simpar (SIMH3) corta pela metade ações em circulação e amplia teto para novas emissões; veja o que muda para o acionista

18 de fevereiro de 2026 - 15:21

A companhia promoveu um grupamento na proporção 2 por 1, sem alteração do capital social, mas outra aprovação também chamou atenção do mercado

PORTFÓLIO EM EXPANSÃO

TRXF11 adiciona mais um galpão logístico ao carrinho, que será ocupado por gigante do e-commerce

18 de fevereiro de 2026 - 11:06

Após a compra, o fundo passará a ter 114 imóveis em carteira, com presença em 17 estados e uma ABL de aproximadamente 1,2 milhão de metros quadrados

VOLATILIDADE NOS MERCADOS

De ressaca? O que esperar dos papéis da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR3) hoje, depois de perderem valor em Wall Street no feriado

18 de fevereiro de 2026 - 10:48

ADRs da Vale e Petrobras antecipam dia de volatilidade enquanto mercados voltam do feriado; aversão a risco e queda do minério de ferro explicam quedas

SD ENTREVISTA

O gringo quer Brasil, mas começa pelo Ibovespa. A vez das small caps ainda deve chegar, mas não para todas; veja 10 ações para comprar

18 de fevereiro de 2026 - 6:10

Com fluxo estrangeiro concentrado no Ibovespa, as small caps também sobem no ano, mas ainda não brilham. Werner Roger, CIO da Trígono Investimentos, conta o que falta para isso

MERCADO DÁ ADEUS À FOLIA

Xô ressaca! O ajuste de contas entre o confete e a bolsa brasileira depois dos ganhos tímidos de Nova York

17 de fevereiro de 2026 - 18:24

Wall Street não parou nesta terça-feira (17), encerrando o pregão com alta modesta. Já na B3, o investidor troca a fantasia pelos gráficos e encara a ata do Fed em plena Quarta-feira de Cinzas.

ALTA TENSÃO

Todo mundo de olho na Petrobras (PETR4): petróleo fecha em queda com sinal de acordo entre Irã e EUA

17 de fevereiro de 2026 - 16:52

Embora um entendimento geral tenha sido alcançado nesta terça-feira (17), o Oriente Médio segue em alerta com trocas ameaças de ataque de Trump e o fechamento do Estreito de Ormuz

ALAVANCAGEM OCULTA

Ouro cai quase 3% em um dia com onda geopolítica mais calma. Mas só isso explica a baixa recente do metal precioso?

17 de fevereiro de 2026 - 16:27

Mudança na margem para ouro, prata e platina aceleraram a queda de preços dos metais; entenda o que mudou e como isso mexeu com as cotações

APOSTA MANTIDA

Portfólio robusto e dividendos previsíveis: este fundo imobiliário segue como compra para a XP

17 de fevereiro de 2026 - 13:07

Com baixa vacância, contratos longos e espaço para reciclagem de ativos, Patria Renda Urbana segue entre os preferidos da corretora

QUEM TEM MEDO DA IA

Como uma ex-fabricante de máquinas de karaokê derrubou o valor de empresas de transporte e logística em todo o mundo

17 de fevereiro de 2026 - 11:32

Um único relatório impulsionou o valor da empresa na bolsa em 30%, mas teve um efeito muito maior para outras companhias de logística

INOVAÇÕES

Novos lançamentos, mercado internacional: o que esperar do mercado de ETFs para este ano

16 de fevereiro de 2026 - 11:15

Ainda que 850 mil investidores seja um marco para a indústria de ETFs, ainda é um número pequeno na comparação com o número de 100 milhões de investidores na renda fixa e de 5,4 milhões na renda variável

CLIMA DE FOLIA?

Vai ter pregão na bolsa hoje? Veja o que funciona — e o que não — na B3 nesta semana de Carnaval

16 de fevereiro de 2026 - 9:52

Pregão ficará fechado por alguns dias e voltará em horário reduzido; Tesouro Direto também sofre alterações

FORA DO ÓBVIO

Energia nuclear, games, bilionários: conheça os ETFs mais curiosos da bolsa brasileira e veja como investir nessas tendências

16 de fevereiro de 2026 - 6:06

Há um leque de oportunidades no mundo dos ETFs, para diferentes tipos de investidores, do mais conservador ao mais agressivo

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

FIIs disparam no início de 2026 e retornos chegam a 13% — fundos de papel se destacam entre os campeões

15 de fevereiro de 2026 - 13:05

Levantamento da Quantum Finance mostra que fundos de papel lideraram as altas de janeiro, com retornos que chegaram a ser seis vezes maiores que o do IFIX

JUROS SOBRE CAPITAL PRÓPRIO

Dona da Vivo, Telefônica Brasil (VIVT3) pagará R$ 325 milhões em proventos aos acionistas; veja quem recebe

13 de fevereiro de 2026 - 13:11

Ainda dá tempo de embolsar os ganhos. Veja até quando investir na ação para ter direito ao pagamento de juros sobre o capital próprio

IMPULSO INTERNO E EXTERNO

Usiminas (USIM5) reverte prejuízo no 4T25, mas ação está entre as maiores altas do Ibovespa também por outro motivo

13 de fevereiro de 2026 - 12:41

Além da perspectiva positiva para o primeiro trimestre de 2026, a siderúrgica está sendo beneficiada por uma medida que pega a China em cheio; entenda os detalhes

FECHAMENTO DOS MERCADOS

Dólar cai a R$ 5,18 e volta a fechar no menor nível em quase 2 anos; na bolsa, o dia foi de recordes

11 de fevereiro de 2026 - 18:50

A narrativa de rotação global de ativos, a partir dos Estados Unidos, segue em curso. S&P 500 e Nasdaq terminaram o dia em baixa.

CEO CONFERENCE 2026

“Upsides pornográficos”: derrota de Lula nas eleições pode fazer a bolsa deslanchar, diz André Lion, da Ibiuna

11 de fevereiro de 2026 - 13:32

Em painel na CEO Conference 2026, do BTG Pactual, o CIO da Ibiuna afirmou que uma eventual alternância de poder pode destravar uma reprecificação relevante dos ativos e pressionar os juros reais para baixo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar