🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Lições da pandemia: em meio às incertezas, há de se ter convicções

Apostamos em medidas que nos proporcionam, agora, segurança em nossos esforços de gerar transformações benéficas para o mercado de crédito do país

16 de junho de 2021
5:24 - atualizado às 14:41
Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista
Dirceu Gardel, CEO da Boa Vista - Imagem: Divulgação

Já não é novidade para qualquer um de nós a constatação de que a pandemia causada pelo novo coronavírus colocou o mundo todo em uma situação antes inimaginável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Momentos delicados e desafiadores como esse, em que observamos transformações profundas em diversos setores da sociedade — seja no modo como nos relacionamos, seja no modo como consumimos e nos organizamos economicamente — nos forçam a ter reflexões sobre os padrões que vínhamos adotando até aqui.

E, por uma questão de sobrevivência, fazer uma nova leitura sobre o futuro, principalmente, em relação aos modelos de gestão dos nossos negócios.

Uma das lições que a pandemia nos deu foi a de que planejamentos estratégicos devem levar em consideração a capacidade de adaptação das nossas equipes a situações imprevisíveis.

A variável da incerteza deve passar a ser considerada para que a resiliência seja, de fato, uma característica das nossas companhias — sem deixar de lado algumas das nossas convicções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No primeiro trimestre deste ano, a Boa Vista comprovou a resiliência do nosso negócio, focado em desenvolver soluções analíticas que fundamentam os processos decisórios mais importantes de nossos clientes.

Leia Também

Diante da segunda onda de contaminações da covid-19, que levou à ampliação de medidas restritivas e que prejudicou a atividade econômica de grande parte das empresas, apostamos em medidas que nos proporcionam, agora, segurança em nossos esforços de gerar transformações benéficas para o mercado de crédito do país.

Pautados pela convicção de que estamos montando um modelo de negócio inovador mantivemos investimentos para nos consolidarmos ainda mais como empresa referência em inteligência analítica.

O lançamento oficial do nosso Centro de Excelência em Analytics (CEA), em abril, foi mais um passo na estratégia da companhia de se consolidar fundamentalmente como uma empresa referência nesse ramo de atividade e que a coloca na vanguarda internacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda que a iniciativa exija novas contratações de cientistas e engenheiros de dados para operacionalização do CEA, mantivemos o caixa sob controle — prova de nossa capacidade de adaptação, da qual falamos anteriormente.

E um exemplo disso é que quando analisamos nossos resultados orgânicos deste primeiro trimestre, visualizamos um bom trabalho na gestão de nossos custos e despesas, com crescimento de Ebitda ajustado ano contra ano, mesmo em períodos de comparação distintos pelos efeitos da pandemia (muito mais impactante no primeiro trimestre de 2021 do que no mesmo período de 2020).

O CEA permitirá à Boa Vista gerar importante diferencial competitivo, incrementando nosso portfólio de soluções em analytics, produtos que reúnem informações inclusive do Cadastro Positivo, capazes de contribuir com empresas e instituições financeiras a avaliarem com maior precisão clientes mais propensos a renegociar dívidas e a fazerem uma melhor gestão dos riscos em relação a linhas de crédito oferecidas, por exemplo.

São vários algoritmos e modelos estatísticos que também ajudam os consumidores a resgatarem potencial para realizar seus sonhos de consumo, via acesso a crédito. Contribuem, portanto, para tornar o mercado de crédito mais sustentável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atuar por meio de uma abordagem colaborativa, gerando e compartilhando conhecimento e experiências no segmento de inteligência analítica de dados, também é uma das nossas premissas refletidas no CEA — e aqui tomo a liberdade de ressaltar o elemento da criatividade que norteia a gestão do nosso negócio, criatividade que é típica do ambiente acadêmico.

Assim, buscamos parcerias com universidades que preveem a frequência, pelos profissionais do CEA, em cursos de mestrado latu sensu e strictu sensu — a primeira delas já está firmada com a Unicamp —, iniciativa que proporciona a valorização e a qualificação dos nossos colaboradores e benefícios para a sociedade.

Sem improvisos, mas com flexibilidade e olhares atentos sobre o mercado, seguiremos em 2021 com a nossa estratégia de impulsionar o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência analítica de ponta, para maximizar os resultados dos nossos clientes e contribuir com a melhora do ambiente de crédito para os brasileiros, estruturando modelos inovadores, eficazes e privilegiando equipes de alta performance.

Se a pandemia nos trouxe uma série de lições e aprendizados, fico, dessa vez, com a de que em meio a tantas incertezas, é preciso nos apegarmos a algumas de nossas convicções.

Outros artigos de CEOs:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem que pode frear o foguete do Ibovespa, mais tarifas de Trump e o que mais os investidores precisam saber hoje

27 de janeiro de 2026 - 8:23

A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Super Quarta sob os holofotes: juros parados, expectativas em movimento

27 de janeiro de 2026 - 7:08

A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os investimentos na tabela periódica, tensões geopolíticas e tarifas contra o Canadá: veja o que move os mercados hoje

26 de janeiro de 2026 - 8:28

Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

O corre de R$ 1 bilhão: entre a rua e a academia premium, como a imensa popularidade das corridas impacta você

24 de janeiro de 2026 - 9:02

Sua primeira maratona e a academia com mensalidades a R$ 3.500 foram os destaques do Seu Dinheiro Lifestyle essa semana

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O melhor destino para investir, os recordes da bolsa e o que mais você precisa saber hoje

23 de janeiro de 2026 - 8:24

Especialistas detalham quais os melhores mercados para diversificar os aportes por todo o mundo

PARECE QUE O JOGO VIROU

Onde não investir em 2026 — e um plano B se tudo der errado

23 de janeiro de 2026 - 6:45

Foque sua carteira de ações em ativos de qualidade, sabendo que eles não vão subir como as grandes tranqueiras da Bolsa se tivermos o melhor cenário, mas não vão te deixar pobre se as coisas não saírem como o planejado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A batalha da renda fixa, o recorde da bolsa, e o que mais move os mercados hoje

22 de janeiro de 2026 - 8:30

A disputa entre títulos prefixados e os atrelados à inflação será mais ferrenha neste ano, com o ciclo de cortes de juros; acompanhe também os principais movimentos das bolsas no Brasil e no mundo

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Menos cabeças, mais PIB para a China?

21 de janeiro de 2026 - 20:13

No ritmo atual de nascimentos por ano, a população chinesa pode cair para 600 milhões em 2100 — menos da metade do número atual

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja onde investir em 2026, o que esperar das reuniões em Davos e o que mais afeta as bolsas hoje

21 de janeiro de 2026 - 8:28

Evento do Seu Dinheiro tem evento com o caminho das pedras sobre como investir neste ano; confira ao vivo a partir das 10h

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A batalha pelas compras do Brasil, a disputa pela Groenlândia e o que mais move os mercados hoje

20 de janeiro de 2026 - 8:34

Mercado Livre e Shopee já brigam há tempos por território no comércio eletrônico brasileiro, mas o cenário reserva uma surpresa; veja o que você precisa saber hoje para investir melhor

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A diplomacia gelada: um ano de Trump 2.0, tensão na Groenlândia e o frio de Davos

20 de janeiro de 2026 - 7:58

A presença de Trump em Davos tende a influenciar fortemente o tom das discussões ao levar sua agenda centrada em comércio e tarifas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Queda da Selic não salva empresas queimadoras de caixa, dados econômicos e o que mais movimenta seu bolso hoje

19 de janeiro de 2026 - 8:34

Companhias alavancadas terão apenas um alívio momentâneo com a queda dos juros; veja o que mais afeta o custo de dívida

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A ação certa para a reforma da casa, os encontros de Lula e Galípolo e o que mais você precisa saber hoje

16 de janeiro de 2026 - 8:17

O colunista Ruy Hungria demonstra, com uma conta simples, que a ação da Eucatex (EUCA4) está com bastante desconto na bolsa; veja o que mais movimenta os mercados hoje

SEXTOU COM O RUY

Eucatex (EUCA4): venda de terras apenas comprova como as ações estão baratas

16 de janeiro de 2026 - 6:04

A Eucatex é uma empresa que tem entregado resultados sólidos e negocia por preços claramente descontados, mas a baixa liquidez impede que ela entre no filtro dos grandes investidores

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O fantasma no mercado de dívida, as falas de Trump e o que mais afeta seu bolso hoje

15 de janeiro de 2026 - 8:30

Entenda a história recente do mercado de dívida corporativa e o que fez empresas sofrerem com sua alta alavancagem; acompanhe também tudo o que acontece nos mercados

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Fiscalização da Receita fica mais dura, PF faz operação contra Vorcaro, e o que mais movimenta seu bolso

14 de janeiro de 2026 - 8:46

Mudanças no ITBI e no ITCMD reforçam a fiscalização; PF também fez bloqueio de bens de aproximadamente R$ 5,7 bilhões; veja o que mais você precisa saber para investir hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O que a Azul (AZUL54) fez para se reerguer, o efeito da pressão de Trump nos títulos dos EUA, e o que mais move os mercados

13 de janeiro de 2026 - 8:38

Entenda o que acontece com as ações da Azul, que vivem uma forte volatilidade na bolsa, e qual a nova investida de Trump contra o Fed, banco central norte-americano

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Governo Trump pressiona, e quem paga a conta é a credibilidade do Federal Reserve

13 de janeiro de 2026 - 7:46

Além de elevar o risco institucional percebido nos Estados Unidos, as pressões do governo Trump adicionam incertezas sobre o mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O agente secreto de rentabilidade entre os FIIs, a disputa entre Trump e Powell e o que mais move o seu bolso hoje

12 de janeiro de 2026 - 8:28

Investidores também aguardam dados sobre a economia brasileira e acompanham as investidas do presidente norte-americano em outros países

VISÃO 360

A carta na manga do Google na corrida da IA que ninguém viu (ainda)

11 de janeiro de 2026 - 8:00

A relação das big techs com as empresas de jornalismo é um ponto-chave para a nascente indústria de inteligência artificial

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar