Garimpando acionistas na B3

Estados Unidos, Inglaterra ou Canadá? Esses foram os primeiros destinos da Aura Minerals quando a empresa começou a colocar em marcha os planos de fazer uma oferta de ações, no fim de 2019.
A mineradora de ouro e cobre já tinha ações negociadas na bolsa de Toronto, então essa seria a opção natural de uma nova rodada de captação de recursos com investidores.
Pelo tamanho e relevância, os mercados de Londres e Nova York também eram alternativas para a companhia listar suas ações.
Foi no meio desses estudos que a Aura recebeu uma proposta: que tal se a empresa fizesse um IPO no Brasil? Ainda que não estivesse nos planos originais, a ideia fazia todo sentido.
Afinal, boa parte dos projetos de mineração da companhia ficam no país. Além disso, a bolsa brasileira tem uma carência histórica por empresas, que ficou ainda maior em meio à queda da taxa básica de juros (Selic).
A listagem na B3 ocorreu em julho do ano passado via recibos de ações (BDRs), em uma oferta inicialmente destinada a grandes investidores. Meses depois a Aura fez uma nova emissão e um desdobramento de ações, que abriram espaço para as pessoas físicas na base acionária da mineradora.
Leia Também
Ampliar a participação dos pequenos investidores no capital da empresa, inclusive, é um dos objetivos do CEO da Aura, Rodrigo Barbosa.
Em entrevista exclusiva concedida ao repórter Ivan Ryngelblum, ele conta o histórico da companhia até o IPO na bolsa brasileira e os planos para “garimpar” novos sócios, que vão agradar os investidores em busca de dividendos.
O que você precisa saber hoje
MERCADOS
O bitcoin pode ser a criptomoeda mais conhecida do mundo, mas quem está se destacando em 2021 é o ether, a segunda maior moeda digital do mercado, cuja cotação bateu recorde no sábado.
Com as atenções sempre voltadas para Brasília, os investidores também devem acompanhar de perto ao longo desta semana os indicadores de inflação, incluindo o IPCA de março. Confira tudo o que deve mexer com os negócios no mercado financeiro na coluna Segredos da Bolsa.
EMPRESAS
Sem alarde, o Nubank mudou o seu comando em fevereiro. A informação foi divulgada junto com os resultados de 2020, novamente com prejuízo. Veja quem assume no lugar de David Veléz e como foi o desempenho da fintech no ano passado.
A saída de Roberto Castello Branco continua repercutindo em Brasília. A Petrobras refutou uma declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que o então presidente da estatal “vinha segurando aumentos no preço dos combustíveis” e que passou a reajustá-los “quando soube que ia sair”.
A Tesla surpreendeu o mercado ao anunciar que as vendas de carros bateram recorde no primeiro trimestre. O resultado veio acima do esperado pelos analistas, mesmo com uma série de problemas enfrentados pela empresa de Elon Musk no período.
O conselho de administração da Dimed, dona da rede de farmácias Panvel, aprovou a migração de suas ações para o Novo Mercado da B3, o mais alto nível de governança corporativa. A medida resultará na conversão voluntária de ações preferenciais em ordinárias.
ECONOMIA
O governo marcou para esta semana uma bateria de leilões de aeroportos, portos e ferrovias, com a expectativa de atrair até R$ 10 bilhões em novos investimentos. Confira quais ativos foram colocados à venda.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ligou a luz amarela: o orçamento aprovado pelo Congresso, se mantido desse jeito, pode atrapalhar a condução da política monetária. Confira os motivos nesta entrevista que ele concedeu ao Estadão.
Em mais uma reportagem da nossa série sobre o imposto de renda 2021, mostramos a você como declarar corretamente operações com opções de ações.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
A fome de aquisições de um FII que superou a crise da Americanas e tudo que mexe com o seu bolso nesta quarta (15)
A história e a estratégia de expansão do GGRC11, prestes a se tornar um dos cinco maiores FIIs da bolsa, são os destaques do dia; nos mercados, atenção para a guerra comercial, o Livro Bege e balanços nos EUA
Um atalho para a bolsa: os riscos dos IPOs reversos, da imprevisibilidade de Trump e do que mexe com o seu bolso hoje
Reportagem especial explora o caminho encontrado por algumas empresas para chegarem à bolsa com a janela de IPOs fechada; colunista Matheus Spiess explora o que está em jogo com a nova tarifa à China anunciada por Trump
100% de tarifa, 0% de previsibilidade: Trump reacende risco global com novo round da guerra comercial com a China
O republicano voltou a impor tarifas de 100% aos produtos chineses. A decisão foi uma resposta direta ao endurecimento da postura de Pequim
Felipe Miranda: Perdidos no espaço-tempo
Toda a Ordem Mundial dos últimos anos dá lugar a uma nova orientação, ao menos, por enquanto, marcada pela Desordem
Abuse, use e invista: C&A queridinha dos analistas e Trump de volta ao morde-assopra com a China; o que mexe com o mercado hoje?
Reportagem especial do Seu Dinheiro aborda disparada da varejista na bolsa. Confira ainda a agenda da semana e a mais nova guerra tarifária do presidente norte-americano
ThIAgo e eu: uma conversa sobre IA, autenticidade e o futuro do trabalho
Uma colab entre mim e a inteligência artificial para refletir sobre três temas quentes de carreira — coffee badging, micro-shifting e as demissões por falta de produtividade no home office
A pequena notável que nos conecta, e o que mexe com os mercados nesta sexta-feira (10)
No Brasil, investidores avaliam embate após a queda da MP 1.303 e anúncio de novos recursos para a construção civil; nos EUA, todos de olho nos índices de inflação
Esta ação subiu mais de 50% em menos de um mês – e tem espaço para ir bem mais longe
Por que a aquisição da Desktop (DESK3) pela Claro faz sentido para a compradora e até onde pode ir a Microcap
Menos leão no IR e mais peru no Natal, e o que mexe com os mercados nesta quinta-feira (9)
No cenário local, investidores aguardam inflação de setembro e repercutem derrota do governo no Congresso; nos EUA, foco no discurso de Powell
Rodolfo Amstalden: No news is bad news
Apuração da Bloomberg diz que os financistas globais têm reclamado de outubro principalmente por sua ausência de notícias
Pão de queijo, doce de leite e… privatização, e o que mexe com os mercados nesta quarta-feira (8)
No Brasil, investidores de olho na votação da MP do IOF na Câmara e no Senado; no exterior, ata do Fomc e shutdown nos EUA
O declínio do império americano — e do dólar — vem aí? Saiba também o que mexe com os mercados hoje
No cenário nacional, investidores repercutem ligação entre Lula e Trump; no exterior, mudanças políticas na França e no Japão, além de discursos de dirigentes do Fed
O dólar já não reina sozinho: Trump abala o status da moeda como porto seguro global — e o Brasil pode ganhar com isso
Trump sempre deixou clara sua preferência por um dólar mais fraco. Porém, na prática, o atual enfraquecimento não decorre de uma estratégia deliberada, mas sim de efeitos colaterais das decisões que abalaram a confiança global na moeda
Felipe Miranda: Lições de uma semana em Harvard
O foco do curso foi a revolução provocada pela IA generativa. E não se engane: isso é mesmo uma revolução
Tudo para ontem — ou melhor, amanhã, no caso do e-commerce — e o que mexe com os mercados nesta segunda-feira (6)
No cenário local, investidores aguardam a balança comercial de setembro; no exterior, mudanças de premiê na França e no Japão agitam as bolsas
Shopping centers: é melhor investir via fundos imobiliários ou ações?
Na última semana, foi divulgada alteração na MP que trata da tributação de investimentos antes isentos. Com o tema mais sensível retirado da pauta, os FIIs voltam ao radar dos investidores
A volta do campeão na ação do mês, o esperado caso da Ambipar e o que move os mercados nesta sexta-feira (3)
Por aqui, investidores ainda avaliam aprovação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil; no exterior, todos de olho no shutdown nos EUA, que suspendeu a divulgação de dados econômicos
Tragédia anunciada: o que a derrocada da Ambipar (AMBP3) ensina sobre a relação entre preço e fundamento
Se o fundamento não converge para o preço, fatalmente é o preço que convergirá para o fundamento, como no caso da Ambipar
As críticas a uma Petrobras ‘do poço ao posto’ e o que mexe com os mercados nesta quinta-feira (2)
No Brasil, investidores repercutem a aprovação do projeto de isenção do IR e o IPC-Fipe de setembro; no exterior, shutdown nos EUA e dados do emprego na zona do euro
Rodolfo Amstalden: Bolhas de pus, bolhas de sabão e outras hipóteses
Ainda que uma bolha de preços no setor de inteligência artificial pareça improvável, uma bolha de lucros continua sendo possível