Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2021-05-19T09:37:15-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Assombrações e as contas da Eletrobras privatizada, o bitcoin ladeira abaixo e outros destaques do dia

19 de maio de 2021
9:37
Eletrobras TV
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Um personagem de nome desconhecido é chamado à casa de um amigo doente em um lugarejo remoto. “Não sei como foi – mas, ao primeiro relance do edifício, uma sensação de insuportável desespero invadiu o meu espírito”, escreve Edgar Allan Poe, em A Queda da Casa de Usher.

Histórias de casas mal assombradas são um tema recorrente na literatura e no cinema. Mas esqueletos no armário, fantasmas arrastando correntes e alguns tesouros escondidos também são usados para relatar o estado de algumas estatais brasileiras.

De todas elas, a Eletrobras talvez seja a que guarde mais enigmas. Fundamental para o funcionamento do sistema elétrico brasileiro, a estatal vive atormentada por assombrações — na forma de políticos.

Foi assim no governo Fernando Henrique, quando enfrentamos um racionamento de energia, e também na gestão Dilma Rousseff, que comandou uma desastrosa tentativa de redução nas tarifas.

Na visão do mercado financeiro, a privatização é a melhor forma de exorcizar os demônios da Eletrobras. A venda do controle da companhia para o setor privado seria capaz tanto de modernizar a matriz de energia brasileira como diminuir a conta para o consumidor.

É claro que o mercado não pensa apenas na visão estratégica. A Eletrobras privatizada também daria um impulso e tanto para as ações da estatal listadas na bolsa.

O destino da companhia pode ser decidido ainda hoje com a perspectiva da votação da medida provisória que abre caminho para a venda.

Mas, afinal, quanto a Eletrobras pode valer nas mãos da iniciativa privada? E se a MP não for aprovada, o que acontece com as ações? A Jasmine Olga foi atrás das respostas nesta reportagem especial que você precisa ler.

O que você precisa saber hoje

LIVE DO SEU DINHEIRO

O que acontece com o bitcoin? Hoje, ao meio-dia, os repórteres Victor Aguiar e Renan Sousa conversam com André Franco, analista de criptomoedas da Empiricus, sobre as perspectivas para as moedas digitais. Participe com suas dúvidas e comentários.

MERCADOS

Por falar em bitcoin, depois de Elon Musk recusar pagamentos em criptomoedas e a China dificultar as transações, a moeda digital recuava para seu menor valor desde fevereiro deste ano, abaixo dos US$ 40 mil.

O que mexe com os mercados hoje? O Ibovespa deve sentir o aumento da cautela no exterior antes da ata do Fed sobre a política monetária. Ao mesmo tempo, o depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na CPI da Covid deve contribuir para a aversão ao risco no cenário doméstico.

EMPRESAS

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), controlada pelo grupo Votorantim, registrou o pedido de IPO na CVM. A empresa afirma ser a única companhia integrada de alumínio do Brasil e pretende financiar seu crescimento com o dinheiro captado dos investidores.

A CSN informou aos clientes que aumentará os preços em até 15% nos próximos dois meses em toda a linha de produtos. A siderúrgica não terá mais contratos com as montadoras e linha branca maiores que três meses, que ainda terão reajustes de cerca de 70% em julho.

ECONOMIA

Em um momento de fragilidade econômica, o governo federal está lançando um programa para ajudar a ampliar a renda dos caminhoneiros, que foram uma forte base eleitoral do presidente Jair Bolsonaro nas últimas eleições. Saiba os detalhes das medidas.

A representante do Comércio dos Estados Unidos, Katherine Tai, alertou para a fragilidade da cadeia de abastecimento com a pandemia da covid-19. Em uma reunião entre EUA, México e Canadá, Tai não deixou de alfinetar a China, alegando o uso de trabalho forçado no país.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

Tendências da bolsa

AGORA: Ibovespa futuro avança mais de 1% puxado pelo exterior e dólar abre estável

Os investidores permanecem de olho na votação da PEC dos precatórios, marcada para esta terça-feira (30)

O melhor do Seu Dinheiro

Onde investir o décimo terceiro, o avanço da ômicron, a disputa pela Latam e outros destaques do dia

A tão aguardada gratificação criada no governo de João Goulart cai na conta em duas parcelas, sendo a primeira até amanhã

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: mundo monitora avanço da variante ômicron da covid-19 em semana de Livro Bege e PIB brasileiro

Além disso, os contornos da disputa política de 2022 começam a ficar mais claros com a entrada de mais candidatos ao pleito

OMS ALERTA

Variante Ômicron representa risco global ‘muito elevado’ e é provável que se espalhe

OMS emitiu hoje um informe técnico sobre a cepa do coronavírus causador da covid-19 recentemente descoberta na África do Sul

MULTIFACETADO

‘Genial e visionário’: Virgil Abloh, diretor artístico da Louis Vuitton, morre aos 41 anos depois de luta contra forma rara de câncer

Estilista norte-americano ganhou notoriedade como diretor criativo do rapper Kanye West e fez história na LVMH

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies