Dizem que as coisas no Brasil avançam aos trancos e barrancos, e é verdade. Se o Brasil não é para amadores, também não é para os fracos de coração, principalmente em tempos pandêmicos e de economia abalada.
Depois do banho de sangue visto na última segunda-feira, o dia hoje foi de recuperação parcial. O Ibovespa fechou em alta de 2,27%, aos 115.227 pontos, puxado sobretudo pelas estatais, suas algozes de ontem.
As ações da Petrobras subiram em torno de 10%, em parte por uma correção pelas grandes perdas de ontem, em parte embaladas por boas notícias envolvendo a estatal. Mas a grande estrela do dia foi a Eletrobras, que viu avanços na sua tão aguardada privatização.
Também houve reforço do compromisso com a agenda econômica por parte do presidente da Câmara, Arthur Lira, e do ministro da Economia, Paulo Guedes. Houve avanço até mesmo na questão do auxílio emergencial, que vinha deixando o mercado aflito há várias semanas.
Se num dia Brasília deixa os investidores tensos, no outro alivia os mercados. E assim caminhamos. A Jasmine Olga traz todos os detalhes sobre como o noticiário político afetou os mercados hoje, na sua tradicional cobertura de mercados.
MERCADOS
• As ações da Eletrobras, que até ontem era vista como o próximo alvo de uma potencial intervenção pelo presidente Jair Bolsonaro, dispararam mais de 10% no pregão desta terça-feira, por causa de uma boa notícia com relação à sua privatização.
• Na contramão do mercado, os analistas do UBS mantiveram a recomendação de compra para os papéis da Petrobras mesmo após a indicação de um novo CEO para a companhia por parte do governo. Para o banco suíço, a queda de ontem foi exagerada e “os números da companhia falam mais alto que as palavras” do governo.
EMPRESAS
• Segundo um dos conselheiros de administração da Petrobras eleitos pelos acionistas minoritários, mesmo com uma troca de comando, a estatal está blindada no que se refere à sua política de preços. Saiba mais sobre a avaliação dele.
ECONOMIA
• Os resgates do Tesouro Direto superaram as aplicações feitas em títulos públicos por meio do programa no mês de janeiro. As vendas feitas pelo programa aos investidores atingiram R$ 2,292 bilhões no mês passado, enquanto os resgates totalizaram R$ 3,027 bilhões.
• A Anvisa concedeu nesta terça o registro definitivo à vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNtech. Ao todo, a análise demorou 17 dias para ser concluída.
• O presidente da Câmara, Arthur Lira, afirmou que trabalhará para entregar a aprovação de uma reforma tributária em oito meses, ou seja, até setembro ou outubro. Nesse período, ele prevê três meses de tramitação no Senado e cinco meses na Câmara.
OPINIÃO
• O que comprar depois do banho de sangue da Petrobras? O Felipe Miranda te indica cinco ações em ponto de bala, e nenhuma delas é estatal. Recomendo a leitura!
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.