⚽️ Brasil e Portugal jogam para se evitar nas oitavas-de-final; veja os jogos de hoje na Copa do Mundo

Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
Cotações por TradingView
2021-03-03T20:50:30-03:00
O melhor do seu dinheiro

Alguém chame os bombeiros

3 de março de 2021
20:50
Selo O Melhor do Seu Dinheiro
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Hoje tivemos mais um dia de grande volatilidade nos mercados brasileiros, que entraram em parafuso com o temor de que o teto de gastos poderia vir a ser furado.

Os investidores aguardam com grande ansiedade a votação da PEC Emergencial, aquela que permitirá o retorno do auxílio emergencial. E rumores de que ela seria desidratada no Congresso e de que o Bolsa Família poderia ficar de fora do teto levaram o Ibovespa a despencar quase 4% no pior momento do pregão. O dólar chegou a beirar os R$ 5,80!

Em meio a esse verdadeiro incêndio, com direito a mais duas intervenções do Banco Central no mercado de câmbio, apareceu um bombeiro: Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, pôs fim às chamas com um tuíte que acalmou os investidores.

A partir dali, tudo começou a melhorar, e quem olhasse apenas para o fechamento da bolsa, do dólar e dos juros no fim do pregão nem poderia imaginar tudo que aconteceu antes. Quem vê close não vê corre, dizem nas redes sociais.

A Jasmine Olga te conta o que Lira falou e narra todos os principais lances do pregão de hoje na sua matéria de mercados.

MERCADOS

• As ações de shopping centers e varejistas despencaram após o governo do estado de SP endurecer as medidas para combate ao coronavírus, resultando no fechamento total do comércio não essencial.

EMPRESAS

• O Goldman Sachs reiniciou a sua mesa de operações em criptomoedas e passará a negociar contratos futuros e outros derivativos de bitcoin para seus clientes. Saiba mais na matéria do Renan Sousa.

• O Magazine Luiza anunciou a aquisição da VipCommerce, uma plataforma que permite a supermercados e atacarejos venderem online usando suas próprias marcas.

ECONOMIA

• O PIB do quarto trimestre cresceu 3,2%, enquanto no ano de 2020 a economia brasileira retraiu 4,1% - resultados melhores que o esperado pelo mercado. Mesmo assim, a bolsa não se animou. Afinal, o resultado do PIB brasileiro foi bom ou ruim? O Ivan Ryngelblum conversou com economistas e traz cinco pontos para você entender o PIB.

• Números do Tesouro Nacional apontam que, caso a PEC Emergencial seja aprovada, 14 Estados já estariam em condições de decretar estado de emergência fiscal e acionar medidas de controle de gastos, os chamados gatilhos, como o congelamento dos salários dos servidores.

• O comércio teve queda de 12,2% em 2020, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, maior retração da série histórica iniciada em 2001.

• O Ministério da Saúde informou nesta quarta que “já possui contratos alinhados” para a compra da vacina russa Sputnik V e que a aprovação de um projeto de Lei pela Câmara “facilitou as negociações” para a compra de doses das vacinas da Pfizer e da Janssen. Seria a luz no fim do túnel? Saiba mais.

OPINIÃO

• Qual é a cara da segunda metade do governo Bolsonaro? Seria um “Dilma 3.0”, um “Temer 2.0” ou uma mistura macunaímica das duas coisas? Nosso colunista Felipe Miranda aposta na última alternativa e projeta como a agenda econômica pode avançar neste início de ano.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

E AGORA, FED?

Vai se criando um clima terrível! Alegria dura pouco e Wall Street desaba após dado de emprego forte; entenda o que está em jogo

2 de dezembro de 2022 - 13:34

O presidente do Fed, Jerome Powell, animou os mercados na quarta-feira (30) ao reafirmar o compromisso com um ritmo mais brando de elevação da taxa básica, mas o payroll de hoje colocou de volta em campo a chance de outro aperto mais agressivo

SEMANA EM CRIPTO

Após vaivém, bitcoin (BTC) termina semana em leve alta e volatilidade domina os últimos dias; criptomoedas devem oscilar ainda mais na próxima semana

2 de dezembro de 2022 - 13:26

Entre os destaques da semana estão a aprovação da lei de criptomoedas no Brasil e o pedido de falência da BlockFi

NA TERRA DO TIO SAM

Só o filé: JBS (JBSS3) compra empresa norte-americana TriOak Foods e amplia presença nos EUA; ações disparam na B3

2 de dezembro de 2022 - 12:38

Compradora exclusiva dos suínos da produtora desde 2017, a aquisição fortalece a capacidade da JBS de fornecer produtos suínos de alta qualidade aos consumidores dos EUA

DE OLHO NAS REDES

Elon Musk quer curar a cegueira e fazer tetraplégicos andarem com um chip cerebral: testes em humanos já têm prazo — e o próprio bilionário deve ser a cobaia

2 de dezembro de 2022 - 11:14

O bilionário deu prazo de seis meses para os testes em humanos de seu chip cerebral começarem

COISA DE CINEMA

O crime perfeito: ataque hacker em criptomoedas leva a roubo de US$ 5 milhões, faz token ‘desaparecer’ e Binance a suspender negociações

2 de dezembro de 2022 - 10:52

Uma falha no protocolo Ankr (ANKR) permitiu a “emissão infinita” de tokens e fez uma criptomoeda da rede Binance Smart Chain despencar a quase zero

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies