A última chance de Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima e outros destaques
Três minutos. Esse é o tempo programado para o discurso dos líderes mundiais — entre eles Jair Bolsonaro — que participam da Cúpula do Clima nesta quinta-feira. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Nesse curto espaço de tempo, o presidente brasileiro terá o desafio de reverter a imagem negativa do país no exterior […]

Três minutos. Esse é o tempo programado para o discurso dos líderes mundiais — entre eles Jair Bolsonaro — que participam da Cúpula do Clima nesta quinta-feira.
Nesse curto espaço de tempo, o presidente brasileiro terá o desafio de reverter a imagem negativa do país no exterior com a agenda ambiental, amplificada depois que as imagens da Amazônia em chamas rodaram o mundo.
O encontro promovido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, é apontado como a última oportunidade de o governo brasileiro mostrar que tem condições de lidar com o desmatamento da floresta e dar sua contribuição na questão climática.
Mas para Rubens Ricupero, um dos principais especialistas em questões diplomáticas e ambientais do país, as chances de Bolsonaro ser bem sucedido nessa missão são pequenas.
O ex-ministro da Fazenda e do Meio Ambiente e diplomata até aponta alguns sinais positivos recentes, como a mudança no ministério das Relações Exteriores.
Ele entende, porém, que o governo pratica o oposto do que defendeu na carta enviada ao presidente norte-americano, na qual pediu apoio para zerar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030.
Leia Também
Em entrevista ao repórter Kaype Abreu, o ex-ministro também fez duras críticas à gestão Bolsonaro na área econômica, e disse que o dólar só vai cair “quando entrar um governo menos lunático”.
O que você precisa saber hoje
[captacao]
MERCADOS
O que mexe com os mercados hoje? A bolsa brasileira deve se ajustar aos ganhos lá fora na volta do feriado. Os índices acionários em Nova York fecharam em alta na quarta-feira, depois de dois pregões em queda. No radar, a aprovação do Orçamento com novos furos no teto de gastos e o início da Cúpula do Clima.
Depois de alcançar recentemente 50 milhões de usuários, o PicPay prepara uma nova fase de expansão e para isso entrou com um pedido de IPO na Nasdaq. O crescimento acelerado do aplicativo, contudo, veio acompanhado de um aumento substancial do prejuízo. Confira os números.
EMPRESAS
Para não ficar para trás no segmento de varejo de roupas, a Renner anunciou uma oferta de ações bilionária, com possíveis aquisições no radar. E pode ter um alvo claro, num movimento que poderá ser o mais ousado de sua história.
Quem está com os bolsos cheios e com apetite para aquisições é a Locaweb, que fechou no feriado a compra de uma fintech de sistemas de gestão para e-commerce por R$ 524,3 milhões. Veja mais informações sobre a operação.
Outra companhia que reforçou seu portfólio foi a Lojas Americanas, por meio da aquisição do Grupo Uni.co, dono das marcas Imaginarium, MinD, Lovebrands e Puket, e que havia divulgado planos de IPO em janeiro. Entenda os detalhes do anúncio.
ECONOMIA
O governo federal vai leiloar novamente dois campos no pré-sal da Bacia de Santos que “micaram” em 2019. Para garantir o sucesso desta vez, o valor de arrecadação previsto na operação foi reduzido.
O setor aéreo global deve se recuperar em um ritmo mais lento que o esperado em 2021, devido a atrasos nos cronogramas de vacinação contra a covid-19 em diferentes regiões do mundo.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As propostas de Lula e Flávio Bolsonaro para as PMES, o sumiço das LCIs e LCAs que pagavam 95% e o que agita os mercados hoje
13 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
É o fim dos aplicativos de banco? Os gerentes de IA e as notícias mais importantes para o seu bolso neste feriado
12 de outubro de 2026 - 8:01TRILHAS DE CARREIRA
Ter lado sem perder o eixo: o que está em jogo no trabalho quando você se posiciona politicamente em tempo de eleição
11 de outubro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A conta que você não pode atrasar, os encantos da China e o que mais mexe com seu bolso hoje
9 de outubro de 2026 - 8:47O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A guerra do delivery pelo seu restaurante, o fim do ‘aceita VR?’ e o que esperar dos mercados hoje
8 de outubro de 2026 - 8:54EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Upside de 50% à frente, mas nunca vem de graça
7 de outubro de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A bolsa desanimou, mas os juros não: ativos para um mundo com a Selic menor e o que mais mexe com seu bolso hoje
7 de outubro de 2026 - 8:38O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A dívida pública, a dívida do condomínio e a euforia dos mercados: entenda o que você precisa saber antes de investir hoje
6 de outubro de 2026 - 8:42INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
Eleições: o pêndulo virou e o fiscal entrou no preço
6 de outubro de 2026 - 7:22O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A ação que aguenta o tranco do segundo turno e o que esperar dos mercados hoje
5 de outubro de 2026 - 8:19O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O ESG na análise de risco, o impacto das eleições na Petrobras (PETR4) e o que mais move o mercado hoje
2 de outubro de 2026 - 8:24SEXTOU COM O RUY
Por que você deveria ter Petrobras (PETR4) na carteira — independentemente de quem ganhar as eleições?
2 de outubro de 2026 - 7:20O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O risco do aluguel atrasado, o candidato favorito do mercado e os preços do petróleo: o que mexe com a bolsa hoje
1 de outubro de 2026 - 8:31EXILE ON WALL STREET
Rodolfo Amstalden: Não acorde pelado depois do 1º turno
30 de setembro de 2026 - 20:01O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O caso dos CEOs bumerangue, a disputa eleitoral e o que movimenta os mercados hoje
30 de setembro de 2026 - 8:34O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O voto na curva de juros, o plano de R$ 1 bilhão da SkyFit e o que mais movimenta as bolsas hoje
29 de setembro de 2026 - 8:17O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A nova estratégia do Inter, segundo seu CEO, o novo impasse entre EUA e Irã e o que mais move os mercados hoje
28 de setembro de 2026 - 8:09DÉCIMO ANDAR
O desconto dos FIIs de shopping conta toda a história? Entenda os riscos e veja um fundo imobiliário do segmento para investir agora
27 de setembro de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO