A terceira onda e os FIIs de shoppings, Inter, André Esteves e outros destaques do dia
Você por acaso tinha estoque de máscaras cirúrgicas na sua casa em março do ano passado? E álcool em gel?
Todos nós tivemos de correr, muitas vezes de forma desorganizada, em busca das medidas de proteção contra a covid-19 no início da pandemia.
Nos primeiros meses foi muito difícil encontrar os produtos, mas hoje é possível comprar com facilidade e preço relativamente acessível até as máscaras do padrão N-95.
As empresas também precisaram se reinventar para continuar operando, e a saída foi a adoção do home office. Aquelas que dependiam da presença do consumidor para vender recorreram ao delivery ou às vendas online.
O fato é que, de um modo ou de outro, acabamos nos adaptando à realidade imposta pelo vírus. Tanto que os dados da economia têm mostrado um inesperado vigor mesmo com a retomada das medidas de isolamento social a partir de março.
No mercado financeiro, um dos segmentos que mais sofrem com a longa quarentena é o de fundos imobiliários, em particular aqueles que são donos de shoppings centers.
Leia Também
Tony Volpon: Bolhas não acabam assim
As cotas de vários desses FIIs são negociadas hoje abaixo do valor patrimonial, um indicador que, em outros tempos, seria um claro sinal de que é hora de comprar.
O problema é que a esperada reabertura da economia com o avanço (lento) da vacinação convive hoje com a ameaça de uma terceira onda de casos.
Ainda não sabemos qual rumo a pandemia vai tomar, mas o nosso colunista Caio Araujo entende que os fundos imobiliários de shoppings estão mais preparados para lidar com as adversidades.
Sem falar que, nos preços atuais, os FIIs podem representar uma baita oportunidade de investimento. Confira a análise e a principal aposta dele para o setor.
O que você precisa saber hoje
MERCADOS
O que mexe com os mercados hoje? As prévias do PIB e da inflação norte-americana devem dar o tom dos negócios no exterior. Enquanto isso, a bolsa brasileira deve ficar de olho nos dados de desemprego e na fala do ministro da economia, Paulo Guedes.
A empresa de programas de fidelidade Dotz retomou o processo de abertura de capital. Mas agora decidiu restringir a venda de ações a um grupo de grandes investidores. Confira os detalhes da segunda tentativa de IPO da companhia.
EMPRESAS
A decisão do Inter de listar ações na bolsa norte-americana Nasdaq é uma demonstração de que a empresa mudou a estratégia e quer se tornar uma plataforma de múltiplos serviços. O CEO do banco digital, João Vitor Menin, trata o novo momento como uma “uberização” da companhia.
José Olympio Pereira está de saída do comando do Credit Suisse no Brasil. Ele fica no posto de CEO até o fim de 2021. Agora, o executivo e o presidente do conselho, Ilan Goldfajn, vão conduzir um processo interno para a escolha do sucessor.
Uma das mais tradicionais empresas do setor, a Livraria Cultura conseguiu finalmente a homologação do pedido recuperação judicial, depois de muitas polêmicas envolvendo a assembleia de credores. Veja os detalhes do plano.
ECONOMIA
Se está difícil visualizar a vitória de um candidato de centro na eleição presidencial de 2022, ao menos um conjunto de propostas mais moderado será fundamental para determinar o vencedor, mesmo em uma disputa Lula vs. Bolsonaro. Esta é a projeção feita pelo banqueiro André Esteves, do BTG Pactual.
O novo salário mínimo já tem aval dos Deputados. A Câmara aprovou a Medida Provisória que estabelece o valor em R$ 1.100. O aumento não repõe as perdas inflacionárias acumuladas em um ano, e ainda precisa ser aprovado pelo Senado até o dia 1º de junho.
Se você vendeu um imóvel e vai usar os recursos para comprar outro, não precisará mais se preocupar com o prazo para ter isenção do Imposto de Renda. Ao menos esta é a intenção do Senado, que aprovou o fim do prazo de 180 dias para que o benefício seja concedido.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
Corte de juros em dezembro? O Fed diz talvez, o mercado jura que sim
Embora a maioria do mercado espere um corte de 25 pontos-base, as declarações do Fed revelam divisão interna: há quem considere a inflação o maior risco e há quem veja a fragilidade do mercado de trabalho como a principal preocupação
Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?
Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.
As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje
Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje
Os planos e dividendos da Petrobras (PETR3), a guerra entre Rússia e Ucrânia, acordo entre Mercosul e UE e o que mais move o mercado
Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional
Felipe Miranda: O paradoxo do banqueiro central
Se você é explicitamente “o menino de ouro” do presidente da República e próximo ao ministério da Fazenda, é natural desconfiar de sua eventual subserviência ao poder Executivo
Hapvida decepciona mais uma vez, dados da Europa e dos EUA e o que mais move a bolsa hoje
Operadora de saúde enfrenta mais uma vez os mesmos problemas que a fizeram despencar na bolsa há mais dois anos; investidores aguardam discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE) e dados da economia dos EUA
CDBs do Master, Oncoclínicas (ONCO3), o ‘terror dos vendidos’ e mais: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana
Matéria sobre a exposição da Oncoclínicas aos CDBs do Banco Master foi a mais lida da semana; veja os destaques do SD
A debandada da bolsa, pessimismo global e tarifas de Trump: veja o que move os mercados hoje
Nos últimos anos, diversas empresas deixaram a B3; veja o que está por trás desse movimento e o que mais pode afetar o seu bolso
Planejamento, pé no chão e consciência de que a realidade pode ser dura são alguns dos requisitos mais importantes de quem quer ser dono da própria empresa
Milhões de brasileiros sonham em abrir um negócio, mas especialistas alertam que a realidade envolve insegurança financeira, mais trabalho e falta de planejamento
Rodolfo Amstalden: Será que o Fed já pode usar AI para cortar juros?
Chegamos à situação contemporânea nos EUA em que o mercado de trabalho começa a dar sinais em prol de cortes nos juros, enquanto a inflação (acima da meta) sugere insistência no aperto
A nova estratégia dos FIIs para crescer, a espera pelo balanço da Nvidia e o que mais mexe com seu bolso hoje
Para continuarem entregando bons retornos, os Fundos de Investimento Imobiliários adaptaram sua estratégia; veja se há riscos para o investidor comum. Balanço da Nvidia e dados de emprego dos EUA também movem os mercados hoje
O recado das eleições chilenas para o Brasil, prisão de dono e liquidação do Banco Master e o que mais move os mercados hoje
Resultado do primeiro turno mostra que o Chile segue tendência de virada à direita já vista em outros países da América do Sul; BC decide liquidar o Banco Master, poucas horas depois que o banco recebeu uma proposta de compra da holding Fictor
Eleição no Chile confirma a guinada política da América do Sul para a direita; o Brasil será o próximo?
Após a vitória de Javier Milei na Argentina em 2023 e o avanço da direita na Bolívia em 2025, o Chile agora caminha para um segundo turno amplamente favorável ao campo conservador
Os CDBs que pagam acima da média, dados dos EUA e o que mais movimenta a bolsa hoje
Quando o retorno é maior que a média, é hora de desconfiar dos riscos; investidores aguardam dados dos EUA para tentar entender qual será o caminho dos juros norte-americanos
Direita ou esquerda? No mundo dos negócios, escolha quem faz ‘jogo duplo’
Apostar no negócio maduro ou investir em inovação? Entenda como resolver esse dilema dos negócios
Esse número pode indicar se é hora de investir na bolsa; Log corta dividendos e o que mais afeta seu bolso hoje
Relação entre preço das ações e lucro está longe do histórico e indica que ainda há espaço para subir mais; veja o que analistas dizem sobre o momento atual da bolsa de valores brasileira
Investir com emoção pode custar caro: o que os recordes do Ibovespa ensinam
Se você quer saber se o Ibovespa tem espaço para continuar subindo mesmo perto das máximas, eu não apenas acredito nisso como entendo que podemos estar diante de uma grande janela de valorização da bolsa brasileira — mas isso não livra o investidor de armadilhas
Seca dos IPOs ainda vai continuar, fim do shutdown e o que mais movimenta a bolsa hoje
Mesmo com Regime Fácil, empresas ainda podem demorar a listar ações na bolsa e devem optar por lançar dívidas corporativas; mercado deve reagir ao fim do maior shutdown da história dos EUA, à espera da divulgação de novos dados
Rodolfo Amstalden: Podemos resumir uma vida em uma imagem?
Poucos dias atrás me deparei com um gráfico absolutamente pavoroso, e quase imediatamente meu cérebro fez a estranha conexão: “ora, mas essa imagem que você julga horripilante à primeira vista nada mais é do que a história da vida da Empiricus”
Shutdown nos EUA e bolsa brasileira estão quebrando recordes diariamente, mas só um pode estar prestes a acabar; veja o que mais mexe com o seu bolso hoje
Temporada de balanços, movimentos internacionais e eleições do ano que vem podem impulsionar ainda mais a bolsa brasileira, que está em rali histórico de valorizações; Isa Energia (ISAE4) quer melhorar eficiência antes de aumentar dividendos
