🔴 AÇÕES PARA INVESTIR EM JULHO: CONFIRA CARTEIRA COM 10 RECOMENDAÇÕES – ACESSE GRATUITAMENTE

Private equity para pessoas físicas

Há uma frase de que gosto muito no livro “Princípios do Estrategista”: as ideias do Taleb são tão boas que se dessem dinheiro seria sacanagem.

19 de janeiro de 2021
11:10 - atualizado às 11:48
Eventuais perdas em fundos de investimento, private equity e venture capital estão limitadas ao valor da cota - Imagem: Shutterstock

Ainda ontem…

Não chorei de saudade, como escreveram João Mineiro & Marciano. Mas o que fazer com essa dor que me invade? 

Leia também:

Arrisquei o palpite de Corinthians 1 x 0 Palmeiras. Quase acertei, foi por um triz (contém ironia, melhor explicar). Veja bem, se até o talebianismo tem suas falhas, por que o Mancinismo, aquele grande movimento filosófico iniciado ao final do ano de 2020, não teria?

Há uma frase de que gosto muito no livro “Princípios do Estrategista”: as ideias do Taleb são tão boas que se dessem dinheiro seria sacanagem. Claro que também contém ironia, mas especula-se muito sobre Nassim Taleb não ter ganhado dinheiro como gestor.

A verdade é que ninguém sabe muito do seu track record. O acesso à informação sobre fundos lá fora é muito mais restrito do que aqui dentro. Aliás, cuidado com o que você deseja. Talvez sejamos felizes e não saibamos. Ontem mesmo, ouvi que um grande family office chileno com investimentos no Brasil costuma dizer assim: por ano, costumamos ter um IPO e três grandes block trades; vocês reclamam de barriga cheia.

Leia Também

Além da opacidade em torno de alguns fundos de investimento, a própria natureza do trabalho de Nassim Taleb como gestor dificulta a mensuração de seus resultados em termos agregados. Ele e seu sócio, Mark Spitznagel, não trabalham com o conceito de um grande flagship. A ideia ali é você passar para eles qual o seu portfólio e eles montarem uma carteira de hedge para melhor proteger os seus individuais. Então, há vários fundos taylor-made, com propósitos específicos. São carteiras de seguros individualizadas, de tal sorte que a própria especulação sobre a competência ou falta dela de Nassim Taleb como gestor pode ser bastante capciosa.

Mas essa é quase só uma divagação. 

O título da newsletter de hoje oferece uma ambiguidade. 

Ele pode ser interpretado como uma necessidade de o investidor pessoa física começar a olhar para fundos de private equity, investimentos alternativos e ilíquidos em geral. Confesso ser pertinente. Essa é mesmo uma de minhas autoimpostas motivações para 2021. Estimular o investidor a olhar com mais carinho para esse nicho. É justamente para onde caminham mercados desenvolvidos e onde podem estar melhores oportunidades de retorno.

A outra interpretação é de introjetar nas pessoas físicas uma mentalidade de private equity para ao menos uma parte de suas carteiras. Isso nos leva ao texto de ontem.

Na edição anterior do Day One, falei da possibilidade de métodos mais tradicionais e ortodoxos estarem de algum modo enferrujados para lidarmos com casos de exponencialidade. Apresentei algumas alternativas. Mais à noite, troquei mensagens com outro gestor de ações. Ele trouxe provocações ótimas: “Estamos certos ou isso é bolha? Locaweb vale R$ 13 bi… olha BIDI, além dessas que você citou hoje no seu texto…”.

Ele não sabe dizer ao certo se são preços de bolha, ou se estamos certos. Eu também não sei. Pode ser uma coisa ou outra, a depender do cenário prospectivo. Não há como julgar se estamos certos a priori, do ponto de vista do resultado — apenas como uma análise de cenários à frente, com pensamento probabilístico. Se as empresas entregarem, de fato, curvas exponenciais e dobrarem receita por alguns trimestres subsequentes, como algumas têm feito, então ficará óbvio, a posteriori e sob o viés de retrospectiva, que não havia bolha alguma. Caso contrário, todos serão taxados de grandes idiotas por não terem percebido a exuberância irracional.

Assim, além da proposta de valuation de ontem, outra me veio à cabeça: e se, em vez de uma abordagem individual, microeconômica e idiossincrática aplicada a cada caso, desse lugar para uma proposta de tratar todos esses casos quase como opções fora do dinheiro, trazendo a ideia talebiana do Barbell Strategy para o lado de ativos muito arriscados (pouco dinheiro em muito risco, dispersos numa estratégia 1/N, em que N tende ao infinito), que, em termos práticos, não difere muito da proposta de vários private equities.

Pragmaticamente, se você separar uma parte de seu portfólio, digamos 10-15% para comprar cinco desses cases considerados exponenciais, basta que um ou dois deles acabem dando certo. É quase como se você mesmo criasse o seu próprio private equity. Você sabe que várias das suas investidas vão dar errado, mas uma ou outra multiplicação por 10x vai pagar a conta consolidada.

Essa é uma ideia talebiana que pode dar bastante dinheiro. Seria isso um evento raro? 

Três coisas da velha economia agora, só para não dizer que não falei das flores:

1 — A Rio Tinto publicou guidande de produção hoje. Apesar de o minério de ferro ter caído, com atribuições de que se trata de preocupação com possível aumento dos embarques para a China, não vi substancial elevação de oferta. Some-se ao prognóstico semelhante para Vale e BHP e veremos dificuldades em responder ao aumento da demanda asiática. O governo chinês já chegou a tentar comprar um pedaço de Carajás. Pediu preço e tudo. Claro que isso me parece inviável de acontecer, mas mostra um pouco do que a Vale representa. A 3,5x Ebitda, com minério pressionado e potencialmente superando Brumadinho no curtíssimo prazo, Vale é uma grande compra.

2 — Você não consegue entender o case da 3R Petroleum se não entender a própria Petrobras. A estatal não é feita para operar o varejo, poços pequenos e médios e onshore. Os poços de que a Petrobras está se desfazendo podem ser simplesmente maravilhosos nas mãos de gente que sabe operar.

3 — Repare no quanto foi gerado de ágio na operação entre Intermédica e Hapvida. Curto e grosso, quem paga essa operação é o governo. Vai ficar por anos sem pagar imposto, no equivalente para fazer as aquisições necessárias para continuar jantando a Unimed. Com isso, a empresa vai pular de 17% para 30% de share. Não dá para competir. Apenas isso.

[the_ad_placement id="disclameir-2"]

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
SEXTOU COM O RUY

A história não se repete, mas rima: a estratégia que deu certo no passado e tem grandes chances de trazer bons retornos — de novo

4 de julho de 2025 - 7:08

Mesmo com um endividamento controlado, a empresa em questão voltou a “passar o chapéu”, o que para nós é um sinal claro de que ela está de olho em novas aquisições. E a julgar pelo seu histórico, podemos dizer que isso tende a ser bastante positivo para os acionistas.

SEU MENTOR DE INVESTIMENTOS

Ditados, superstições e preceitos da Rua

3 de julho de 2025 - 19:55

Aqueles que têm um modus operandi e se atêm a ele são vitoriosos. Por sua vez, os indecisos que ora obedecem a um critério, ora a outro, costumam ser alijados do mercado.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Feijão com arroz: Ibovespa busca recuperação em dia de payroll com Wall Street nas máximas

3 de julho de 2025 - 8:28

Wall Street fecha mais cedo hoje e nem abre amanhã, o que tende a drenar a liquidez nos mercados financeiros internacionais

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Um estranho encontro com a verdade subterrânea

2 de julho de 2025 - 20:00

Em vez de entrar em disputas metodológicas na edição de hoje, proponho um outro tipo de exercício imaginativo, mais útil para fins didáticos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mantendo a tradição: Ibovespa tenta recuperar os 140 mil pontos em dia de produção industrial e dados sobre o mercado de trabalho nos EUA

2 de julho de 2025 - 8:29

Investidores também monitoram decisão do governo de recorrer ao STF para manter aumento do IOF

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os fantasmas de Nelson Rodrigues: Ibovespa começa o semestre tentando sustentar posto de melhor investimento do ano

1 de julho de 2025 - 8:13

Melhor investimento do primeiro semestre, Ibovespa reage a trégua na guerra comercial, trade eleitoral e treta do IOF

Insights Assimétricos

Rumo a 2026 com a máquina enguiçada e o cofre furado

1 de julho de 2025 - 6:03

Com a aproximação do calendário eleitoral, cresce a percepção de que o pêndulo político está prestes a mudar de direção — e, com ele, toda a correlação de forças no país — o problema é o intervalo até lá

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Mercado sobrevive a mais um susto… e as bolsas americanas batem nas máximas do ano

30 de junho de 2025 - 19:50

O “sangue frio” coletivo também é uma evidência de força dos mercados acionários em geral, que depois do cessar-fogo, atingiram novas máximas no ano e novas máximas históricas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Tudo sob controle: Ibovespa precisa de uma leve alta para fechar junho no azul, mas não depende só de si

30 de junho de 2025 - 8:03

Ibovespa vem de três altas mensais consecutivas, mas as turbulências de junho colocam a sequência em risco

TRILHAS DE CARREIRA

Ser CLT virou ofensa? O que há por trás do medo da geração Z pela carteira assinada

29 de junho de 2025 - 7:59

De símbolo de estabilidade a motivo de piada nas redes sociais: o que esse movimento diz sobre o mundo do trabalho — e sobre a forma como estamos lidando com ele?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Atenção aos sinais: Bolsas internacionais sobem com notícia de acordo EUA-China; Ibovespa acompanha desemprego e PCE

27 de junho de 2025 - 8:09

Ibovespa tenta manter o bom momento enquanto governo busca meio de contornar derrubada do aumento do IOF

SEXTOU COM O RUY

Siga na bolsa mesmo com a Selic em 15%: os sinais dizem que chegou a hora de comprar ações

27 de junho de 2025 - 6:01

A elevação do juro no Brasil não significa que chegou a hora de abandonar a renda variável de vez e mergulhar na super renda fixa brasileira — e eu te explico os motivos

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Trocando as lentes: Ibovespa repercute derrubada de ajuste do IOF pelo Congresso, IPCA-15 de junho e PIB final dos EUA

26 de junho de 2025 - 8:20

Os investidores também monitoram entrevista coletiva de Galípolo após divulgação de Relatório de Política Monetária

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Não existem níveis seguros para a oferta de segurança

25 de junho de 2025 - 19:58

Em tese, o forward guidance é tanto mais necessário quanto menos crível for a atitude da autoridade monetária. Se o seu cônjuge precisa prometer que vai voltar cedo toda vez que sai sozinho de casa, provavelmente há um ou mais motivos para isso.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

É melhor ter um plano: Ibovespa busca manter tom positivo em dia de agenda fraca e Powell no Senado dos EUA

25 de junho de 2025 - 8:11

Bolsas internacionais seguem no azul, ainda repercutindo a trégua na guerra entre Israel e o Irã

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um longo caminho: Ibovespa monitora cessar-fogo enquanto investidores repercutem ata do Copom e testemunho de Powell

24 de junho de 2025 - 7:58

Trégua anunciada por Donald Trump impulsiona ativos de risco nos mercados internacionais e pode ajudar o Ibovespa

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Um frágil cessar-fogo antes do tiro no pé que o Irã não vai querer dar

24 de junho de 2025 - 6:15

Cessar-fogo em guerra contra o Irã traz alívio, mas não resolve impasse estrutural. Trégua será duradoura ou apenas mais uma pausa antes do próximo ato?

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: Precisamos (re)conversar sobre Méliuz (CASH3)

23 de junho de 2025 - 14:30

Depois de ter queimado a largada quase literalmente, Méliuz pode vir a ser uma opção, sobretudo àqueles interessados em uma alternativa para se expor a criptomoedas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Nem todo mundo em pânico: Ibovespa busca recuperação em meio a reação morna dos investidores a ataque dos EUA ao Irã

23 de junho de 2025 - 8:18

Por ordem de Trump, EUA bombardearam instalações nucleares do Irã na passagem do sábado para o domingo

DÉCIMO ANDAR

É tempo de festa junina para os FIIs

22 de junho de 2025 - 8:00

Alguns elementos clássicos das festas juninas se encaixam perfeitamente na dinâmica dos FIIs, com paralelos divertidos (e úteis) entre as brincadeiras e a realidade do mercado

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar