Menu
Rodolfo Amstalden
Exile on Wall Street
Rodolfo Amstalden
Sócio-fundador da Empiricus e autor do Programa de Riqueza Permanente
Dados da Bolsa por TradingView
2021-07-22T11:07:35-03:00
Exile on wall street

Qual a verdadeira causa da angústia financeira no mês de julho?

22 de julho de 2021
11:07
Hipnose
Imagem: Shutterstock

No entardecer do século 19, já estava claro para Sigmund Freud que a hipnose produzia efeitos formidáveis no alívio de sintomas crônicos, falseando a hipótese de pacientes exclusivamente vitimados por um sistema nervoso disfuncional.

A explicação 100% fisiológica caía por terra, já que o transe da hipnose nada poderia fazer para remediar sinapses fisicamente rompidas ou neurônios quimicamente famintos. Por outro lado, poderia exercer influência sobre questões genuinamente psicológicas.

Ao mesmo tempo que Freud se entusiasmava com suas primeiras descobertas nesse sentido, sentia como se estivesse apenas tateando a superfície de algo bem mais profundo.

Seu próximo passo seria o de aprimorar a aplicação da hipnose, atravessando a barreira dos sintomas de modo a alcançar a complexa zona das causas subjacentes.

“Todos nós podemos agir segundo motivos ocultos ou inconscientes, diferentes daqueles que temos em mente e nos quais podemos acreditar. E como esses verdadeiros motivos são ocultos e desconhecidos, podemos estar mentindo sem o saber.”

Devidamente hipnotizados, temos, uma vez mais, a chance de alcançar aquelas razões secularmente enterradas pela Razão. Liberdade reconquistada, voltamos a falar a verdade para nós mesmos.

E o mercado, tem dito a verdade?

No estado atual das coisas, convidado a se deitar no divã, o mercado explica detalhadamente que está transtornado com a volta da inflação global, com a variante delta, que não vai conseguir tolerar uma nova frustração com os cronogramas de reabertura.

É uma caracterização legítima, sem dúvidas. Mas insuficiente para satisfazer os ouvidos calejados do Doutor Freud.

Depois de alguma resistência, o mercado finalmente aceita ser induzido ao transe hipnótico, com vistas a trazer à tona seus motivos ocultos.

Nesta manhã de 22 de julho, estamos justamente no momento em que os olhos se encontram fixados no movimento pendular, a consciência vai perdendo o sentido, e tudo fica um pouco mais escuro antes da iminência de outro tipo de luz.

Em breve, talvez chegue aos ouvidos de Freud a revelação, e então alguém saberá a verdadeira causa por trás das angústias financeiras que tanto deprimem este mês de julho. 

Ainda assim, porém, a privacidade esperada do psicanalista em relação aos seus pacientes impediria que tal revelação se tornasse pública.

Eu não saberia de nada, e nem você. E a verdade é que mesmo Freud não saberia de nada, pois Freud está morto.

Já o mercado foi atropelado por um trem, mas passa bem.

Onde Investir no 2o semestre de 2021

Baixe já o seu!

Conquiste a sua medalha de investidor com as nossas dicas de onde investir no segundo semestre de 2021 neste ebook gratuito.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

RAIO-X NA CRIPTO

Solana (SOL): De queridinha do mercado à queda de quase 50%; o que está por trás do ‘apagão’ da blockchain da criptomoeda?

A rede vem sofrendo diversos ataques hackers, o que fez as transações ficarem tão lentas a ponto dos investidores acharem que a blockchain estava fora do ar

ACORDO BILIONÁRIO

Embraer (EMBR3) recebe encomenda de aeronaves de mais de R$ 21 bilhões da norte-americana Azorra

Com a entrega dos modelos em 2023, o portfólio da Azorra passará a ter 41 aeronaves da Embraer

PREPARE O BOLSO

O IPTU 2022 ficou mais caro em SP — veja até quando é possível pagar com desconto os boletos que chegam a partir de hoje

O prazo máximo para quitar o imposto varia de acordo com a data limite de recebimento dos boletos, que chegarão entre hoje e 18/02

Novo flerte?

Acionista da Aliansce vai ao “shopping” da bolsa e compra 5,76% da BR Malls após empresa rejeitar fusão

Fundo canadense CPPIB, que integra o bloco de controle da Aliansce Sonae, agora também é acionista relevante da brMalls

BLINK!

Vender Nubank (NUB33)? O que esperar do IPO da Creditas? Eleições 2022? Bitcoin (BTC) ou Microcoins? Saiba sobre esses assuntos e muito mais no BLINK!

Felipe Miranda, estrategista-chefe e CIO da Empiricus, responde às perguntas dos seus seguidores, acompanhe

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies