Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
Exile on Wall Street

Larissa Quaresma: ofereço uma Bolsa para quem quiser tocar

Bastou a saída de um conselheiro para transformar um monopólio em uma competição perfeita. Assim, de repente.  CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Desde essa movimentação, o papel da B3 (B3SA3) caiu quase 10% em menos de duas semanas. O poder das conclusões levianas insiste em me surpreender. A Bolsa brasileira já passou […]

Montagem com bonde na frente da sede da B3
Montagem com bonde na frente da sede da B3 - Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Bastou a saída de um conselheiro para transformar um monopólio em uma competição perfeita. Assim, de repente. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde essa movimentação, o papel da B3 (B3SA3) caiu quase 10% em menos de duas semanas.

O poder das conclusões levianas insiste em me surpreender.

A Bolsa brasileira já passou por poucas e boas.

Hiperinflação, Plano Real, marolinha, impeachment, meu malvado favorito, mito, primeira onda, segunda onda...

Ufa!

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O El Niño e os juros, a rede de academias que evita tendências, e o que mais você precisa saber hoje antes de investir

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

El Niño: choque climático pode reprecificar alimentos, inflação e commodities

Através de tudo isso, a B3 nunca teve a honra de enfrentar um adversário. Não no Brasil, pelo menos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até que, num belo dia, um conselheiro da empresa renunciou.

Daí um banco soltou um relatório dizendo – especulando – que o movimento foi causado pelos planos da XP de abrir uma Bolsa concorrente.

Como se não bastasse, o tal banco ainda é gringo, então a pseudobomba atingiu os investidores estrangeiros comprados em B3SA3 diretamente no fígado.

Fazer um ambiente de negociação de ativos até vá lá. Esse âmbito gera comissões correspondentes a cerca de 10% da receita da B3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas a Bolsa tem um outro papel, sistêmico, tão estimado pelo nosso BC. É função de contraparte central.

Funciona assim: se você comprar uma ação e depois der calote na sua corretora, esta tem que honrar o compromisso de pagamento feito em seu nome junto à B3. Se a sua corretora, por sua vez, der calote na B3, esta tem que arcar com o pagamento da contraparte final, a outra corretora que vendeu o papel em nome do cliente dela.  

As comissões decorrentes dessa atividade, no fundo compensações pelo risco assumido pela Bolsa, correspondem a quase 70% da receita da B3.

Abraçar esse risco é muito diferente de assumir a inadimplência de um tomador de crédito pessoal com garantia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imagine um cenário de estresse, pós-euforia. Traders alavancados até o talo, chega uma crise, a Bolsa cai. Então, as corretoras começam a cobrar o pagamento dos empréstimos contraídos pelos traders. E uma parte destes dá calote na corretora. Algumas corretoras ficam sem recursos pra pagar a Bolsa. Aí a B3 precisaria assumir um tsunami de prejuízo sistêmico. 

É um cenário extremo, mas os reguladores pensam nele também na hora de conceder (ou não) autorização de funcionamento para uma Bolsa. E, certamente, novos entrantes também consideram esse panorama (ou deveriam considerar).

Esse risco justifica, até certo ponto, o monopólio orgânico que a B3 construiu sobre o mercado volátil e emergente que é o Brasil.

Tudo bem. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Imagine, agora, um outro cenário, tão inusitado quanto.

Mesmo assim, alguém decide mergulhar nesse risco.

E aí, é o fim pra B3? 

O mercado de capitais brasileiro é muito menor que seu potencial. As contas de pessoa física registradas para investimento direto em ações representam menos de 3% da população. Nos EUA, são mais de 15%.

Esse mercado ainda tem muito a crescer por aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E se crescer a ponto de ficar grande o suficiente para absorver uma nova Bolsa, como foi o caso australiano um tempo atrás, tudo bem. 

O bolo cresce tanto que se dividir em mais fatias ainda fica mais pra cada um. 

Você prefere 100% de migalhas de pão ou 10% de um banquete? Eu fico com a segunda opção.

Enfim... 

Ofereço uma Bolsa para quem quiser tocar.

A oportunidade está aí, a competição é dada.

Quero ver quem aparece pro show.

Um abraço,
Larissa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem mostra uma zebra dentro do espaço da B3, a bolsa de valores brasileira. Há gráficos de ações e símbolos da B3 ao fundo 26 de junho de 2026 - 8:27
Imagem mostra uma bola de futebol entrando na rede de um gol, com gráficos de ações e mercado financeiro na frente 26 de junho de 2026 - 6:04
25 de junho de 2026 - 8:49
Imagem de moedas e uma calculadora com setas representando alta 24 de junho de 2026 - 20:00

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: tudo em renda fixa e nada em variável?

24 de junho de 2026 - 20:00
bolsa de valores bolsa brasileira B3 (1) 24 de junho de 2026 - 9:13
ID da foto:2232370416 Eleição na Colômbia. Mão do homem que põe seu voto na urna e na bandeira da Colômbia no fundo 23 de junho de 2026 - 7:14

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A virada da Colômbia e a nova aposta dos mercados na América do Sul

23 de junho de 2026 - 7:14
estágio-trainee-vagas-trabalho-escritório 22 de junho de 2026 - 8:20
Hotel Delano, emblema das megafestas de South Miami, reabre com foco em wellness e gastronomia 20 de junho de 2026 - 8:58
Imagem mostra um casal sentado no sofá de casa com contas a pagar. Eles parecem preocupados com dívidas ou inadimplência. 18 de junho de 2026 - 8:58
nuvens escuras representando dúvida sobre a política monetária e a palavra selic escrita em branco ao centro 17 de junho de 2026 - 14:34

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Depois de uma Super Quarta vem uma Super Quinta

17 de junho de 2026 - 14:34
Bandeiras do Brasil e EUA unidas 16 de junho de 2026 - 7:28
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar