Petrobras (PETR4) caindo? Não posso ignorar o ‘tapa na cara’ que você levou…
Goste você ou não do presidente, é um fato que a decisão dele fará o acionista da Petrobras (e também de outras empresas brasileiras, especialmente as estatais) perder dinheiro

Caro leitor,
Eu geralmente escrevo esta newsletter no próprio sábado de manhã. Confesso que ontem, excepcionalmente, estava me gabando antes do almoço porque tinha adiantado o texto para folgar no sabadão.
O plano era entrar rapidinho no sistema só para atualizar os dados de fechamento da bolsa.
Em vez disso, apertei o "delete".
Tudo que eu escrevi ontem de manhã ficou ultrapassado em algumas horas.
Simplesmente não posso ignorar o tapa na cara que você levou...
Talvez você esteja anestesiado e não tenha sentido (ainda).
Leia Também
Mas não se iluda, amigo leitor: você, investidor brasileiro, apanhou.
O que rolou foi que o governo federal indicou o general Joaquim Silva e Luna para a presidência da Petrobras ontem à noite. Jair Bolsonaro já vinha reclamando da alta dos combustíveis, mas disse que não iria "intervir" na estatal.
É bem verdade que nem o presidente da República pode, sozinho, trocar o comando da Petrobras. Essa decisão terá de passar pelo conselho de administração da empresa.
Mas só a tentativa de trocar o CEO da Petrobras é um tapa na cara do investidor brasileiro, especialmente, do acionista da estatal.
Eu não sou comentarista de política, nem profissional, nem de boteco e muito menos de Facebook.
Quem me conhece sabe que prefiro gastar o meu tempo pensando em como ganhar dinheiro do que falando contra ou a favor de Bolsonaro, Lula ou Dória.
Mas infelizmente a política influencia muito os negócios aqui no Brasil.
Goste você ou não do presidente, é um fato que a decisão dele fará o acionista da Petrobras (e também de outras empresas brasileiras, especialmente as estatais) perder dinheiro.
Só o temor da intervenção de Bolsonaro na Petrobras fez a ação cair 7% no pregão de sexta-feira. Com isso, o Ibovespa fechou a semana no vermelho, aos 118.430 pontos (veja a cobertura completa de mercados aqui).
E não deve parar por aí. Os ADRs da Petrobras, títulos que replicam as ações de empresa na bolsa de Nova York, chegaram a recuar mais de 9% no "after hours" (uma espécie de prorrogação do pregão) quando o presidente comunicou sua decisão no início da noite.
Meu conselho é que você fortaleça seu abdômen no fim de semana e prepare-se para levar um soco no estômago quando o pregão abrir na segunda-feira.
Mas, calma, não se desespere. Se teve uma lição que aprendemos na pandemia foi a ter sangue frio para enfrentar as baixas do mercado.
Aliás, isso fica bastante evidente na reportagem especial que fizemos esta semana no Seu Dinheiro sobre 1 ano de crise do coronavírus. O texto é a minha primeira indicação de leitura para o fim de semana:
1 - O Ibovespa pelo retrovisor
A bolsa viveu seus altos e baixos na pandemia. Foram circuit breakers a dar com o pau, uma ascensão vigorosa das techs e o rotation trade na reta final. Não faltaram “emoções” em 1 ano de crise - o "aniversário" foi na Quarta-feira de Cinzas. Veja a “retrospectiva” do ano que passou na bolsa.
2 - O último IPO do ‘velho mundo’
A Priner foi a última empresa a entrar na bolsa antes da covid desembarcar no Brasil. Planos frustrados? Vida que segue? O que aconteceu com esta novata da bolsa? A Julia Wiltgen fez uma entrevista exclusiva com o CEO da empresa, Tulio Cintra, e conta tudo nesta reportagem.
3 - O que vem pela frente?
Quem vive de passado é museu. O Ibovespa caiu e subiu na pandemia, mas o que importa mesmo é o que vem pela frente. Não tenho bola de cristal, mas trago duas sugestões de leitura que vão clarear suas ideias:
- A primeira é um texto do colunista Matheus Spiess, que faz reflexões sobre o cenário econômico e o ano do Boi chinês.
- A segunda é um texto da repórter Letícia Camargo, que acompanhou uma live do Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden sobre o que esperar dos mercados daqui para frente e quais as melhores oportunidades para investir .
4 - De pedreiro a milionário
Recomendo fortemente que você conheça a história do Lerry Granville. Ele era servente de pedreiro e quase perdeu sua casa enrolado em dívidas. Mas não é que do limão ele fez uma limonada?
Foi essa crise pessoal que abriu seus olhos para um mercado inexplorado e cheio de oportunidades (mesmo para quem tem pouco dinheiro): os leilões de imóveis. Conheça a história de Granville e aprenda com suas lições de mercado.
5 - Eu ouvi a Elis
Quer outra história de superação? Pois um vídeo emocionante provocou um burburinho esta semana. Teve gente aqui no escritório que até chorou (não vou contar quem para preservar a identidade desta manteiga derretida).
Explico: o Felipe Miranda, fundador da Empiricus e colunista do Seu Dinheiro, fez nesta semana uma live com a Elis no Instagram. Não é a cantora que veio do além, nem alguma digital influencer. Elis é uma pessoa real, uma mulher batalhadora que despertou recentemente para a necessidade de investir melhor.
Ela é o “financial deepening” personificado. O termo em “economês” significa o mergulho da população para um mundo mais sofisticado de finanças, algo necessário em um país que só recentemente conseguiu ter uma taxa de juros civilizada.
Aqui você encontra o texto do Felipe sobre a conversa com a Elis e também o vídeo em que ela mesma conta sua história.
E você, já despertou para o mundo dos investimentos?
Um grande abraço e um excelente sábado!
Além do yin-yang: Vale a pena deixar os fundos para investir em renda fixa?
Investidores de varejo e institucionais migraram centenas de bilhões em ativos mais arrojados para a renda fixa, o maior volume de saída da história do mercado de fundos
Day trade na B3: Oportunidade de lucro de mais de 7,5% com ações da JHSF (JHSF3); confira a recomendação
Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da JHSF (JHSF3). Veja os detalhes
No balanço das horas: Payroll, eleições e mais… Confira as notícias que movimentam os mercados e mexem com seus investimentos hoje
O payroll, como é conhecido o relatório mensal sobre o mercado de trabalho dos EUA, é uma das referências do Federal Reserve para a condução de sua política monetária
Por que a Gerdau acertou mais uma vez ao segurar aquele caminhão de dividendos que todos estavam esperando
Um ano depois, a Gerdau continua ensinando os analistas sobre a gestão disciplinada de recursos que diferencia as boas empresas do mercado
Precisamos falar sobre indicadores antecedentes: Saiba como analisar os índices antes de investir
Com o avanço da tecnologia, cada vez mais fundos de investimentos estão utilizando esses indicadores em seus modelos — e talvez a correlação esteja caindo
Rodolfo Amstalden: Encaro quase como um hedge
Tenho pensado cada vez mais na importância de buscar atividades que proporcionem feedbacks rápidos e causais. Elas nos ajudam a preservar um bom grau de sanidade
Day trade na B3: Oportunidade de lucro de mais de 4% com ações da AES Brasil (AESB3); confira a recomendação
Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da AES Brasil (AESB3). Saiba os detalhes
Setembro em tons de vermelho: Confira todas as notícias que pesam nos mercados e impactam seus investimentos hoje
O mês de setembro começa com uma imensa mancha de tinta vermelha sobre a tela das bolsas mundiais, sentindo o peso do Fed, da inflação recorde na zona do euro e do lockdown em Chengdu
A febre dos NFTs passou, mas esta empresa está ganhando dinheiro com eles até hoje
Saiba quem foram os vendedores de pás da corrida do ouro dos NFTs e o que isso nos ensina para as próximas ondas especulativas
Balanço de agosto, o Orçamento de 2023 e outros destaques do dia
A alta de 6,16% do Ibovespa em agosto afastou o rótulo de “mês do desgosto”, mas ainda assim deixou um sabor amargo na boca. Isso porque depois de disparar mais de 10% ainda na primeira quinzena, impulsionado pela volta do forte fluxo de capital estrangeiro, as últimas duas semanas foram comandadas pela cautela. Uma dupla […]
Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 4% com ações da Marcopolo (POMO4); confira a recomendação
Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Marcopolo (POMO4). Saiba mais detalhes
Tente outra vez: basta desejar profundo para ver a bolsa subir? Confira tudo o que mexe com os seus investimentos hoje
Em queda desde a sexta-feira, as bolsas de valores estrangeiras começaram o dia em busca de recuperação singela. Por aqui, investidores procuram justificativas para descolar o Ibovespa de Wall Street
Commodities derrubam Ibovespa, Itaú BBA rebaixa a Petrobras (PETR4) e as mudanças na WEG (WEGE3); confira os destaques do dia
As últimas levas de notícias que chegam de todas as partes do mundo parecem ter jogado os investidores dentro de um labirinto de difícil resolução em que apenas a cautela pode ser utilizada como arma. O emaranhado de corredores a serem percorridos não só são longos, como também parecem estar sempre mudando de posição — […]
Gringos estão de olho no Ibovespa, mas investidor local parece sem apetite pela bolsa brasileira. Qual é a melhor estratégia?
É preciso ir contra o consenso para gerar retornos acima da média, mesmo que isso signifique correr o risco de estar errado
Entenda por que você não deve acompanhar só quem possui teses de investimento iguais às suas
Parte fundamental do estudo de uma ação é entender não só a cabeça de quem tem uma tese que vá em linha com a sua, mas também a de quem pensa o contrário
Day trade na B3: Oportunidade de lucro acima de 11% com ações da Santos Brasil (STBP3); confira a recomendação
Identifiquei uma oportunidade de swing trade baseada na análise quant – compra dos papéis da Santos Brasil (STBP3). Saiba os detalhes
Uma pausa para respirar: Confira todas as notícias que movimentam os mercados e impactam seus investimentos hoje
A saída da atual crise inflacionária norte-americana passa necessariamente por algum sacrifício. Hoje, porém, as bolsas fazem uma pausa para respirar
Aperte os cintos: o Fed praticamente acabou com as teses de crescimento, e o fim do bear market rally está aí
Saída da atual crise inflacionária passa por algum sacrifício. Afinal, estamos diante de um ciclo econômico clássico e será preciso esfriar o mercado de trabalho
Ibovespa se descola da gringa, Itaú entra na disputa das vendas virtuais e a estratégia de Bolsonaro para os debates; confira os destaques do dia
Em Wall Street, o alerta do Federal Reserve de que o aperto monetário pode ser mais intenso do que o esperado penalizou as bolsas lá fora
Complacência: Entenda por que é melhor investir em ativos de risco brasileiros do que em bolsa norte-americana
Uma das facetas da complacência é a tendência a evitar conflitos e valorizar uma postura pacifista, num momento de remilitarização do mundo, o que pode ser enaltecido agora