Menu
2021-06-03T17:34:58-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Diretor de redação do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA, trabalhou nas principais publicações de economia do país, como Valor Econômico, Agência Estado e Gazeta Mercantil. É autor dos romances O Roteirista, Abandonado e Os Jogadores
Gestão na crise

Brasil vive uma espécie trágica de dia da marmota, diz Verde Asset

Navegar os mercados locais vem sendo uma odisseia extremamente complexa e nada indica que vai melhorar, diz a gestora de Luis Stuhlberger

10 de maio de 2021
17:21 - atualizado às 17:34
Cena do filme "Feitiço do Tempo"
Cena do filme "Feitiço do Tempo" - Imagem: Reprodução internet

Em sua tradicional carta mensal aos investidores, a Verde Asset, gestora de Luis Stuhlberger, fez uma menção ao clássico filme Feitiço do Tempo para falar sobre a situação brasileira.

Para a gestora do lendário fundo Verde, o país vive uma “espécie trágica de dia da marmota”, uma referência ao filme que traz o personagem principal vivendo o mesmo dia repetidamente.

Na visão de Stuhlberger e sua equipe, as pressões fiscais no país não arrefecem dada a liderança presidencial dúbia sobre o tema, e as pressões inflacionárias refletem a alta do preço das commodities e o câmbio fraco.

Nesse cenário, a gestora avalia que o Banco Central vai sendo empurrado pelo mercado para uma postura dura de política monetária, ignorando o desafio de financiar a dívida pública nas taxas de juros que a curva futura indica.

“Isso tudo pouco mais de um ano antes de uma eleição que lembra o mito grego de Cila e Caríbdis”, escreveu a gestora, em uma referência à Odisseia de Homero, na parte em que o herói Odisseu precisa passar por um estreito no mar com dois monstros terríveis, um de cada lado.

“Navegar os mercados locais vem sendo uma odisseia extremamente complexa e nada indica que vai melhorar” — Verde Asset

Apesar da visão mais pessimista para o país, o Verde teve ganhos em abril no mercado de ações, tanto no Brasil quanto no exterior, e nas posições de juros no mercado local e na Europa.

As perdas no mês vieram da posição comprada em dólar contra o real e da posição tomada em juros nos Estados Unidos.

“O avanço da vacinação nos países desenvolvidos, especialmente Estados Unidos e Europa, combinado com políticas fiscais e monetárias estimulativas, tem levado os mercados acionários a se apreciarem, e as pressões inflacionárias a surgirem numa variedade de cadeias de suprimento.”

A gestora decidiu reduzir a exposição à bolsa por entender que os preços das ações já refletem um bom grau de otimismo.

O retorno do fundo no mês passado foi de 1,20%, contra 0,21% do CDI. No acumulado do ano, a rentabilidade é de 3,14%, bem acima dos 0,69% do indicador de referência. Desde o início, em 1997, o Verde tem ganhos de 19.187%, contra 2.239% do CDI.

Leia também:

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

seu dinheiro na sua noite

IPO da Smart Fit: vai sair da jaula o monstro!

Eu nunca fui muito de academia, confesso. Já tive meus tempos de malhar regularmente, mas nunca consegui tomar gosto pela coisa. Exercícios repetitivos não me cativam, meu negócio sempre foi dançar, de preferência em turma, com professor e horário, se não eu falto. Como você deve imaginar, entre meus colegas jornalistas não é muito diferente. […]

atenção, acionista

Vale eleva valor de dividendo a ser em pago em 30 de junho para R$ 2,189 por ação

No dia 17 de junho, a empresa tinha informado o pagamento de R$ 2,177 de dividendo por ação; demais condições da distribuição não serão alteradas

de olho na inovação

Moeda digital é nova forma de representação da moeda já emitida, diz Campos Neto

Segundo ele, ela não se confunde com os criptoativos, como o bitcoin, que não têm característica de moeda, mas sim de ativos

em audiência

Yellen diz esperar apoio do G-20 para proposta de imposto corporativo global

Grupo das 20 maiores economias do mundo se reúne em julho e deve debater o assunto

retomada

PIB da Argentina sobe 2,6% no 1º trimestre

Na comparação com igual período do ano passado, o avanço foi de 2,5%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies