Menu
2020-09-23T15:48:38-03:00
Jasmine Olga
Jasmine Olga
Cursando jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
A espera acabou

Gestora brasileira e Nasdaq se unem para lançar o primeiro ETF de criptomoedas do mundo

expextativa da gestora é que o fundo seja listado ainda este ano na Bolsa de Valores de Bermudas (Bermuda Stock Exchange -BSX), país conhecido por ter uma legislação inovadora pró-ativos digitais

22 de setembro de 2020
13:43 - atualizado às 15:48
ETF DE CRIPTOMOEDAS
Imagem: Shutterstock

Não é de hoje que a expectativa pelo lançamento de um ETF (Exchange Traded Fund) de criptomoedas ronda o mercado. Afinal, o investimento em um fundo de índice negociado em bolsa abre oportunidades para que cada vez mais investidores entrem no mercado e acelera o processo de profissionalização e maturação do segmento.

No entanto, a espera está próxima de um fim. A gestora brasileira Hashdex, em parceria com a Nasdaq, recebeu autorização na última sexta-feira (18) para lançar o primeiro ETF de criptomoedas do mundo, o Hashdex Nasdaq Crypto Index ETF.

ETF é um fundo que replica o desempenho de um índice escolhido como benchmark e que encontra 'fit' com o portfólio de diversos tipos de investidores. Segundo a Hashdex, o ETF lançado irá replicar o índice Nasdaq Crypto Index (NCI), também desenvolvido em parceria com a Nasdaq e que representará o cenário institucional de investimentos em criptoativos para além do bitcoin.

A expectativa da gestora é que o fundo seja listado ainda este ano na Bolsa de Valores de Bermudas (Bermuda Stock Exchange - BSX), país conhecido por ter uma legislação inovadora pró-ativos digitais, ponto que tem sido um dos principais entraves para a criação de um ETF de criptoativos nos últimos anos.

A gestão do índice NCI será feito pela Nasdaq. Informações sobre a metodologia utilizada será divulgada pela empresa na ocasião do lançamento, previsto para acontecer ainda neste ano.

Segundo o CEO da Hashdex, Marcelo Sampaio, a entrada da Nasdaq no mercado formal de ativos digitais confirma o crescimento do interesse e confiança na classe de ativos, intensificando a tendência observada nos últimos meses de aceleração na entrada de investidores institucionais no mercado.

Sampaio acredita que além de colocar a gestora como um player relevante no segmento de cripto global, a iniciativa também tem potencial para impactar e transformar positivamente os mercados financeiros nos próximos anos.

Fundada em 2018, a Hashdex administra três fundos de investimento com exposição ao mercado de criptoativos e desenvolveu o índice HDAI, que reúne os principais criptoativos do mercado e já é distribuído pela Nasdaq.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Escolha da CEO

Petrobras: uns choram, outros vendem lenços

O tapa na cara que o investidor levou do governo Bolsonaro foi o assunto da semana passada

Alto lá

Robinhood negocia pagamento de multa para encerrar investigação

Corretora ficou em evidência com tentativa de ‘short squeeze’ nas ações da Gamestop

BASTIDORES

Entrevista: Como Ruy Hungria conseguiu lucro de 1.250% com Petrobras no dia em que a ação despencou mais de 20%

quem investe em opções têm a chance de ganhar mesmo quando os mercados estão em baixa. Foi o que aconteceu com os seguidores do Ruy

Aqui não!

SEC suspende nos EUA negociação de papéis de 15 empresas por risco a investidores

Ação tem como alvo “aparentes tentativas de mídia social para inflar de modo artificial o preço de suas ações”, diz o órgão

PANDEMIA AVANÇA

Brasil registra 1.337 mortes em 24 horas; Estados anunciam restrições

Média móvel de óbitos bate recorde pelo terceiro dia seguido, segundo Fiocruz

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies