“Ainda não pude comprovar, mas há um sentimento significativo no Congresso de que, se você está participando de uma transação com criptografia anônima, você é um participante de fato em uma conspiração criminosa”.
Este foi o comentário feito pelo deputado americano Bill Foster em um evento online da Axios sobre criptomoedas e criptoativos. O democrata citou os ataques do tipo ransomwares para explicar seu ponto, e afirmou que eles são extremamente nocivos para a reputação do bitcoin.
Legislação
Foster faz parte do grupo de deputados que está debatendo o uso e legislação envolvendo blockchain, criptografia e a regulamentação de criptomoedas nos Estados Unidos.
O Comitê de Serviços Financeiros, do qual ele faz parte, começou os trabalhos pouco depois da eleição do presidente americano, Joe Biden, o que foi considerado um grande passo para o mundo das criptomoedas.
Sobre o ataque ransomware ao oleoduto da empresa Pipeline, Foster afirmou que precisa de cautela para fazer qualquer afirmação.
“Tenho que falar com muito cuidado aqui porque nossos recursos são extremamente confidenciais. Por muito tempo, tivemos a capacidade de rastrear bitcoin de uma forma que os bandidos não gostavam. Obviamente, tudo isso está mudando".
O ataque de sequestro de dados da Pipeline chegou a parar no FBI, que recuperou as criptomoedas usadas para pagar o resgate das informações da empresa. Saiba mais sobre como se prevenir desse tipo de ataque.