Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
demandas urgentes

Marco do saneamento cria oportunidades, mas detalhes importam, diz membro do fundo

Thiago Silva diz que é preciso acompanhar a implementação das novas regras para a prestação dos serviços de água e esgoto

Saneamento Básico
Imagem: Shutterstock

A aprovação do novo marco regulatório do setor do saneamento básico cria oportunidades para investidores estrangeiros de infraestrutura, mas ainda é preciso acompanhar a implementação das novas regras para a prestação dos serviços de água e esgoto, disse nesta sexta-feira Thiago Silva, representante no Brasil para a área de infraestrutura do Ontario Teacher's Pension Plan (OTPP), fundo de pensão do Canadá que tem 200 bilhões de dólares canadenses sob gestão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"A lei (do novo marco do saneamento) acabou de ser aprovada. A implementação vai levar um tempo, e os detalhes são importantes", afirmou o executivo nesta sexta-feira durante o último de uma série de seminários online sobre saneamento que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveu ao longo desta semana.

Silva foi cauteloso ao tratar das opções do OTPP para investir no setor de saneamento no País. Segundo o executivo, o fundo tem mandato para investir apenas em empresas privadas e seu modelo de negócios passa sempre pelo investimento em participações acionárias relevantes em operadores já estabelecidos nos mercados, com o objetivo de participar na gestão e influir na governança. Além disso, o tíquete médio do "cheque" de investimento do OTPP globalmente é de cerca de US$ 500 milhões, ou seja, há poucas empresas com porte suficiente para receber investimento tão grande.

Diante dessa estratégia, está descartado o investimento em ações de estatais listadas, como a Sabesp, e, dificilmente, a OTPP entraria na formação de novos consórcios para operar concessões pontuais, associado ou não com operadores tradicionais, nacionais ou estrangeiros. Atualmente, o fundo canadense investe, no setor de infraestrutura do Brasil, em geração e transmissão de energia elétrica.

Questionado, Silva não descartou que uma opção para o OTPP aproveitar oportunidades em concessões de água e esgoto poderia passar pela aposta, por parte das empresas do setor elétrico nas quais já possui participação, em novos projetos de saneamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao analisar o cenário macroeconômico, Silva reconheceu que o interesse de investidores estrangeiros pelo Brasil tem se mantido em alta. As concessões em infraestrutura podem, inclusive, atrair novos investidores estrangeiros, tanto financeiros quanto operadores que ainda não atuam no mercado nacional, como ocorreu no setor de aeroportos.

Leia Também

MERCADO IMOBILIÁRIO

Mais de 680 mil imóveis foram financiados no primeiro semestre e crédito imobiliário cresce 23%, mas exige cautela

SUCESSO NAS BILHETERIAS

“A Odisseia” mantém ritmo forte e Toy Story 5 lidera como maior bilheteria de 2026 após superar US$ 1 bilhão

Apesar do interesse dos estrangeiros e da disponibilidade de recursos mundo afora atrás de oportunidades de investimento de longo prazo em infraestrutura, Silva destacou que os aportes com capital próprio não bastam para dar conta da necessidade de investimentos na universalização dos serviços de água e esgoto. Para isso, será preciso reforçar as fontes de financiamento de longo prazo no mercado local.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
loterias da caixa mega-sena 3015 28 de julho de 2026 - 10:39
agronegocio agro fiagros agricultura 28 de julho de 2026 - 10:00
Ganhadores comemoram prêmio nas loterias Dupla Sena e Dia de Sorte 28 de julho de 2026 - 7:04
agro, fiagro, fiagros, agronegócio 27 de julho de 2026 - 10:00
Calendário BPC 2026 27 de julho de 2026 - 5:45
O presidente dos EUA, Donald Trump 26 de julho de 2026 - 12:11
Imóveis na Avenida Berrini, em São Paulo, para representar um fundo imobiliário de escritórios 26 de julho de 2026 - 10:00
Warren Buffett 24 de julho de 2026 - 16:16
24 de julho de 2026 - 14:33
restituição imposto de renda 2025 24 de julho de 2026 - 8:35
homens reunidos em uma mesa em segundo plano, com um caderno escrito Comitê de Política Monetária (Copom) em primeiro plano. 24 de julho de 2026 - 7:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar