Site icon Seu Dinheiro

Conheça as primeiras medidas do governo para estimular a economia diante do coronavírus

Aplicativo do INSS consignado

Aplicativo do INSS..

Em meio ao surto do coronavírus, o Ministério da Economia anunciou na quinta-feira (12) à noite uma série de medidas para estimular a economia. A principal ação é a antecipação da primeira parcela do 13º salário dos aposentados, que deve injetar R$ 23 bilhões na economia. Há ainda uma discussão sobre a liberação de uma nova rodada de saque imediato do FGTS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As medidas foram discutidas em um comitê que inclui representantes de oito secretarias especiais do Ministério da Economia. Esse grupo é coordenado pelo secretário executivo Marcelo Guaranys.

Veja aqui a lista de medidas

Antecipação do 13º para aposentados

A primeira parcela do 13º dos beneficiários do INSS será paga entre o fim de março e o início de abril.

Mudanças nos empréstimos consignados

A proposta será enviada pelo Ministério da Economia na semana que vem ao Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS). A ideia é reduzir o limite de taxa de juros para empréstimos consignados em folha de pagamento.

Em outra frente, será proposto ao Congresso Nacional a ampliação da margem do salário que pode ser comprometida com a parcela do financiamento. Atualmente o limite é de 30% para contratação de empréstimos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prova de vida suspensa

A prova de vida, uma das exigências para a manutenção de benefícios do INSS, está suspensa por 120 dias.

Nova rodada de saque do FGTS (em estudo)

Segundo o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, uma nova liberação do FGTS dos trabalhadores está em estudo. Em 2019, foi liberado o saque aos cotistas do fundo de até R$ 500 por conta.

Redução de tarifas para remédios importados

O Ministério da Economia informou que trabalha junto com o Ministério da Saúde para fazer uma lista de produtos médicos e hospitalares importados que terão redução de tarifa.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Exit mobile version