Menu
2020-08-16T16:05:07-03:00
Estadão Conteúdo
eleição presidencial

Diretores do serviço postal dos EUA são convocados a depor no Congresso

Convocação ocorre após denúncias de que a Casa Branca coordena um desmonte do serviço em ano de eleições, com os Estados expandindo as opções de voto via carta por conta da pandemia.

16 de agosto de 2020
16:05
shutterstock_487546270
Trump, em 2016. - Imagem: Shutterstock

Um comitê da Casa dos Representantes dos Estados Unidos convocou os diretores do Serviço Postal (USPS, na sigla em inglês) do país para responder questionamentos dos deputados sobre possível interferência do governo de Donald Trump sobre a agência, após denúncias durante a última semana de que a Casa Branca está coordenando um desmonte do serviço em ano de eleições, com os Estados expandindo as opções de voto via carta por conta da pandemia do novo coronavírus.

"O diretor do USPS e a liderança do serviço precisam prestar contas ao Congresso e ao povo americano sobre a razão de estarem realizando essas mudanças operacionais que ameaçam silenciar a voz de milhões de eleitores meses antes do pleito", escreveu o partido Democrata, de oposição, em comunicado anunciando a convocação.

Louis DeJoy, diretor do Serviço Postal, é aliado de Trump e assumiu a agência com a promessa de torná-la mais eficiente. Ele aumentou o escrutínio sobre as operações da empresa, aumentou restrições sobre traslados e reduziu a quantidade de postos de processamento de cartas. A última polêmica veio com um pedido para aumentar as taxas, de maneira excepcional, entre outubro e dezembro, período de alto volume, para compensar a queda nas receitas por conta da pandemia.

Na última semana, Donald Trump anunciou o veto a um aporte emergencial de US$ 25 bilhões para o USPS, assim como negou o pedido da oposição de liberar US$ 3,6 bilhões em ajuda aos Estados para organizarem o voto a distância. A ajuda foi pedida pela agência para aumentar seu volume de processamento com o provável aumento de cédulas que serão enviadas nas eleições. Os democratas alegam que Trump está deliberadamente agindo contra o Serviço Postal para coibir votos nas eleições, que não é obrigatório nos Estados Unidos, o que pode favorecê-lo. (Fonte: Associated Press)

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

É dia de feira?

Maia diz que meta flexível em 2021 é ‘jabuticaba brasileira”

O governo resolveu abandonar uma meta fixa de resultado primário no ano que vem.

A queridinha de Wall Street

Ações da Tesla, de Elon Musk, sobem forte após recomendação do Goldman Sachs

A forte alta anual dos papéis ganhou ainda mais força depois da inclusão da Tesla no S&P 500, a partir de 21 de dezembro.

em busca de recursos

Empresas do agronegócio se preparam para ir à Bolsa; veja candidatas

Seis empresas do segmento já entraram com o pedido na CVM; setor, que há tempos sustenta o PIB brasileiro, vinha distante das ofertas de ações

OTIMISMO

Guedes admite PIB um pouco abaixo do esperado, mas vê economia voltando

Resultado leva Ministério da Economia a defender fim dos auxílios emergenciais adotados durante a pandemia

efeito pandemia

Crise longe do fim? 6 pontos para entender o PIB do terceiro trimestre

Economia cresceu 7,7% no período, segundo o IBGE, abaixo do esperado pelo mercado financeiro – que ignora o resultado no pregão desta quinta

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies