Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-06-26T16:52:05-03:00
Jasmine Olga
Jasmine Olga
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
IR 2020

Como recuperar o recibo da declaração do imposto de renda

Enviou a declaração e não sabe onde encontrar a sequência de 12 dígitos do comprovante? Confira como recuperar o recibo da declaração do imposto de renda

5 de maio de 2020
11:22 - atualizado às 16:52
Selo Imposto de Renda 2020
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Se você vai declarar o imposto de renda 2020 e perdeu o recibo da declaração anterior, não se desespere. Embora seu código de 12 dígitos precise ser informado em algumas operações, há diversas alternativas para quem ficou sem acesso ao comprovante de envio de alguma declaração. De qualquer maneira, nesta matéria eu vou te contar como recuperar o recibo da declaração de imposto de renda.

A falta do recibo da declaração de 2019 não necessariamente impede o contribuinte de enviar a declaração deste ano. Mas em 2020, a Receita passou a exigir o recibo para as declarações cujo titular e seus dependentes tenham auferido, em 2019, rendimentos tributáveis sujeitos ao ajuste anual de R$ 200 mil ou mais.

O recibo da declaração de 2019 também é necessário caso você deseje retificá-la ou então para acompanhar o processamento da sua declaração no site da Receita Federal.

Como recuperar o recibo da declaração de imposto de renda

Todos os anos, após transmitir a sua declaração de imposto de renda, pelo próprio Programa Gerador da Declaração, é fundamental que você guarde uma cópia digital e outra impressa do recibo.

Para isso, basta ir até a área "Imprimir" no menu do lado esquerdo do programa do imposto de renda e escolher a opção Recibo. É possível imprimir de fato ou salvar em PDF.

Se você ainda tem os arquivos das declarações dos anos anteriores salvos no seu computador, você pode recuperar os recibos das declarações destes anos, realizando o mesmo procedimento no Programa Gerador da Declaração referente ao ano de exercício desejado.

A lista dos programas dos anos anteriores está disponível no site da Receita.

  • TUDO SOBRE O IR2020Veja aqui passo a passo como declarar dependentes, imóveis, plano de saúde, investimentos, etc.
  • EBOOK GRATUITO: Tudo que você precisa saber para declarar o Imposto de Renda 2020. Baixe aqui.

Portal e-CAC

Se você não possui mais os arquivos referentes à declaração do ano cujo recibo deseja recuperar, é possível reaver seu recibo da declaração pelo portal e-CAC, sistema on-line de atendimento da Receita Federal.

No portal, além de recuperar o recibo da declaração de anos anteriores, também é possível verificar o andamento da declaração, conferir eventuais pendências e obter informações sobre a restituição do IR.

Para acessar a plataforma, é preciso ter um código de acesso ou um certificado digital já instalado na máquina.

O cadastro pode ser feito na hora, mas além de informar o número do CPF do contribuinte, data de nascimento e confirmar as informações solicitadas, também é preciso inserir o número do recibo do imposto de renda dos dois anos anteriores.

Ou seja, só conseguirá acessar o e-CAC quem deseja recuperar o recibo referente a uma declaração anterior à do IR 2018, ou quem já tinha feito cadastro antes.

Presencial

Caso as opções virtuais não funcionem para você, a solução é reservar um tempo para resolver o problema presencialmente. Para recuperar o recibo da declaração de imposto de renda, o contribuinte deve ir até a unidade da Receita Federal mais próxima. Para agilizar o processo, o agendamento do atendimento pode ser feito pelo site da Receita Federal.

O contribuinte também pode aproveitar a oportunidade para cadastrar o acesso ao e-CAC. Além de garantir maior praticidade no acesso, o acesso também desbloqueia outras opções de atendimento on-line.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Reserva de emergência é para todo mundo? Não segundo este planejador financeiro; entenda

Separar uma quantia para imprevistos não importa a sua situação é uma recomendação quase unânime entre os planejadores financeiros, mas esse profissional acredita no contrário

EMISSÃO DE AÇÕES

Marisa (AMAR3) vai aumentar o capital social — o que isso significa para os acionistas?

A varejista de moda emitirá até 81 milhões ações a R$ 3,08 cada, um desconto de cerca de 17,5% em relação ao fechamento dos papéis ontem.

TURISMO DO FUTURO

Embraer (EMBR3) fecha mais uma parceria e vai levar seu ‘carro voador’ para a Grande Barreira de Corais, na Austrália

Em conjunto com a Nautilus Aviation, a empresa irá operar em algumas das atrações turísticas mais icônicas de do estado de Queensland

DOR NO BOLSO

IPVA 2022 encarecerá 30%, em média, em São Paulo; descubra quanto você vai pagar de imposto

E a notícia doí ainda mais no bolso porque a data de pagamento do IPVA está bem próxima: quem quiser desconto tem de quitar a soma já no próximo mês

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin e ethereum despencam hoje, e principal criptomoeda do mundo se afunda ainda mais no ‘bear market’

Após uma semana que terminou com ganhos, as duas maiores moedas digitais do mercado sofreram na virada de sexta-feira para sábado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies