🔴 [NO AR] ESPECIALIZAÇÃO EM IA: PRIMEIRA AULA GRATUITA LIBERADA – ASSISTA AGORA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Coronavírus

Ainda não há previsão de prorrogação de prazo de entrega da declaração de IR 2020, diz Receita

Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal solicitou prorrogação do prazo até o fim de maio por causa do coronavírus, mas o Fisco diz que ainda não há planos neste sentido

Prédio da Receita Federal
Imagem: Reprodução/Agência Brasil

A Receita Federal suspendeu temporariamente alguns atos processuais e procedimentos administrativos como parte das medidas de combate ao coronavírus. Mas a postergação do prazo para a entrega da declaração de IR 2020 ainda não está nos planos, diz o Fisco, apesar de pedido feito pelo sindicato de auditores-fiscais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prazo para entrega da declaração de imposto de renda 2020 termina às 23h59 do dia 30 de abril. O Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) solicitou à Receita Federal a ampliação do prazo até o dia 31 de maio. Mas, segundo a assessoria de imprensa do órgão, ainda não há previsão de que isso ocorra.

Por meio de ofício, o sindicato propôs uma série de medidas ao Fisco para ajudar no enfrentamento à pandemia provocada pelo coronavírus. Segundo o documento, o adiamento do prazo de entrega do imposto de renda é necessário já que “necessidade de isolamento social pode dificultar o recolhimento de documentos necessários ao preenchimento da declaração e o contato com contadores”.

O ofício também propõe a priorização da análise das restituições do imposto de renda, para que todos os lotes sejam pagos até o fim de agosto. Outra demanda do Sindifisco é a suspensão, até o fim de abril, de todos os prazos fiscais (atendimento a intimações, envio de declarações e recolhimento de tributos).

Outros procedimentos da Receita foram suspensos

O Leão informou, no entanto, que alguns atos e procedimentos foram suspensos em razão do coronavírus, como a emissão eletrônica automática de aviso de cobrança e a intimação para pagamento de tributos, a notificação de lançamento da malha fiscal da pessoa física e a exclusão de contribuinte de parcelamento por inadimplência de parcelas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O atendimento presencial nas unidades regionais da Receita Federal ficará restrito até o dia 29 de maio e será realizado por meio de agendamento prévio obrigatório para os seguintes serviços:

Leia Também

PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO

Heranças agora podem ser divididas de forma desigual, entende STJ; saiba quando um herdeiro pode receber mais que outro

LOTERIAS

Sortudo de Blumenau (SC) acerta a Mega-Sena sozinho e leva R$ 57,2 milhões

  • Regularização de Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia de documentos relativos à Declaração de Ajuste Anual de Imposto sobre a Renda da Pessoa Física e à Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf);
  • Parcelamentos e reparcelamentos não disponíveis na internet;
  • Procuração RFB;
  • Protocolo de processos relativos aos serviços de: análise e liberação de certidão de regularidade fiscal perante a Fazenda Nacional; análise e liberação de certidão de regularidade fiscal de análise e liberação de certidão para averbação de obra de construção civil, retificações de pagamento e Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Segundo a portaria, para os serviços que não estão relacionados, o interessado deve buscar atendimento por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) para agendar ou reagendar o atendimento presencial para depois do dia 29 de maio.

*Com Agência Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
crédito mais barato negociar 13 de agosto de 2026 - 8:00
formas de aumentar o crédito 12 de agosto de 2026 - 16:00
Ao fundo, uma imagem aérea da Amazônia. Logo da BTG Pactual Asset 12 de agosto de 2026 - 11:05
Matt Damon e Zendaya em longa 'A Odisseia' 9 de agosto de 2026 - 14:03
maior salário dinheiro atividade renda extra ações 8 de agosto de 2026 - 11:00
6 de agosto de 2026 - 12:00
copa btg trader day trade positivo 4 de agosto de 2026 - 15:00
Homem aposta em máquina caça-níquel com eletrodos na cabeça e pesquisadores ao redor 24 de julho de 2026 - 12:24
23 de julho de 2026 - 17:17
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar