Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
TERMINA HOJE

Última oportunidade: veja como pagar IPVA à vista com 15% de desconto

Desconto de 15% beneficia os proprietários de veículos emplacados em apenas um Estado; veja qual

IPVA carros
IPVA 2026 já começa a vencer em janeiro, com opção de pagamento à vista com abatimento ou divisão em até cinco parcelas.Imagem: iStock

O ano mal começou e, com ele, já chegam os primeiros impostos de 2026 — um deles é o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Para quem busca aliviar o bolso, esta quinta-feira (8) é a última chance de garantir 15% de desconto no pagamento. No entanto, o benefício abrange veículos emplacados no Mato Grosso do Sul (MS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O vencimento estava programado para segunda-feira (5), no entanto, o governo sul-matogrossense prorrogou a data para o quinto dia útil do mês. Ao todo, o estado conta com uma frota de 870 mil.

Para quem não quiser optar pelo pagamento à vista com desconto, há a possibilidade de parcelamento em até cinco vezes, entre janeiro e maio:

Parcela  Data de vencimento  
Cota única  08/jan/2026  
1ª parcela  30/jan/2026  
2ª parcela  27/fev/2026  
3ª parcela  31/mar/2026  
4ª parcela  30/abr/2026  
5ª parcela  29/mai/2026 

O valor mínimo de cada prestação é R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para outros veículos, o pagamento pode ser realizado por meio da emissão da guia no portal oficial da Secretaria da Fazenda de MS, com opções de quitação por banco credenciado ou Pix.

VEJA TAMBÉM: TRIBUTAÇÃO DE DIVIDENDOS à vista: Empresas aceleram pagamento de proventos assista o novo episódio do Touros e Ursos no Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isenção de IPVA

As regras de isenção no MS incluem veículos com mais de 20 anos de fabricação, carros registrados em nome de pessoas com deficiência e outras situações previstas em lei, como veículos oficiais e de entidades filantrópicas, de acordo com as normas estaduais vigentes.

Leia Também

PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR

‘Apostar faz você perder dinheiro’: governo federal determina novas regras para publicidade de bets

MELHOR SER TEMIDO...

‘O Príncipe’ dos investimentos: como Maquiavel ajuda a pensar patrimônio e estratégia

O IPVA em Mato Grosso do Sul segue regras próprias de isenção, imunidade e redução, definidas pela legislação estadual. Entre os veículos isentos do imposto, estão:

  • Veículos oficiais;
  • Máquinas agrícolas;
  • Táxis;
  • Ambulâncias;
  • Veículos de entidades filantrópicas;
  • Veículos com mais de 20 anos de fabricação; e
  • Veículos que foram furtados, roubados ou que sofreram perda total.

Além das isenções, o Estado concede benefícios a públicos e categorias específicas. Pessoas com deficiência (PcDs), por exemplo, têm desconto de 60% no imposto. Já frotistas com 30 veículos ou mais contam com redução de alíquota, enquanto veículos movidos a GNV (gás natural veicular) têm isenção total do IPVA.

Há ainda alíquotas diferenciadas para veículos de carga, transporte coletivo e utilitários, conforme decreto publicado em novembro. Essas regras podem impactar diretamente o valor final do imposto pago pelos proprietários no Estado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fundos imobiliários, FIIs, imóveis 27 de junho de 2026 - 12:00
Ilustração sobre inteligência artificial 25 de junho de 2026 - 10:00
25 de junho de 2026 - 7:03
research ideas; btg pactual; trader 24 de junho de 2026 - 14:00
Leão (em referência à Receita Federal) segurando um celular com o logo do Pix. A imagem tem uma placa da restituição de imposto de renda 23 de junho de 2026 - 7:20
Pix automático 27 de maio de 2026 - 14:17

PROBLEMAS DE PAGAMENTO

Pix fora do ar: clientes de 8 bancos relatam instabilidade

27 de maio de 2026 - 14:17
Governo antecipa décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do INSS. 27 de maio de 2026 - 12:00
Cartão 27 de maio de 2026 - 7:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar